Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas - Relembre todos os homenageados

 

A Premiação

O Decreto Legislativo nº 871, de 16 de abril de 2014, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, instituiu o "Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas" mediante a escolha pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), dentre as indicações enviadas a esta Casa de Leis. A premiação é para homenagear pessoas que destacam por sua atuação no trabalho ligado aos aspectos de prevenção, cuidado e autoridades, com o objetivo de incentivar ações da sociedade civil que atuam na política municipal sobre drogas. A entrega do prêmio é feita em Sessão Solene, preferencialmente em Junho, por ocasião da celebração do Dia Mundial de Prevenção ao Uso de Drogas, comemorado no dia 26 de junho.

 

Homenageados:

1º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido ao enfermeiro Luis Sergio Rosa - Ato nº 36/2014, voluntário na Instituição Social Santo Padre Pio em Araraquara. O enfermeiro é reconhecido pela dedicação em trabalhos sociais de diversas comunidades terapêuticas e clínicas da cidade com o objetivo de recuperar dependentes químicos e inseri-los novamente na sociedade.



2º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido ao instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cabo PM Wagner Feliciano Beltrão - Ato nº 42/2015. O policial é reconhecido pelo compromisso de lecionar para crianças e adolescentes da prevenção ao uso de drogas, tornando-se um profissional muito querido pelos alunos.



3º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido ao professor Marcio William Servino - Ato nº 39/2016, militante da política pública sobre drogas. O professor é reconhecido pela trajetória no tema, iniciando os trabalhos voluntários a convite do Dr. Theóphilo Perche. Dedicou sua vida acadêmica, especializando-se em Dependência Química pela USP e lecionando palestras e capacitações para instituições públicas e privadas.



4º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido à senhora Maria Lúcia de Oliveira Gil - Ato nº 58/2017, que foi reconhecida pelo trabalho voluntário na entidade Amor Exigente e coordenadora regional de mais de dez grupos de auto e mútua ajuda. O Amor Exigente é um programa que desenvolve preceitos para a organização da família através da espiritualidade, apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e também para pessoas com comportamento inadequado, sendo seu foco principal desestimular a experimentação, o uso e o abuso do tabaco, do álcool e de outras drogas. Em 2014, também recebeu da Câmara Municipal o 3º Prêmio "Heleieth Saffioti – Mulher Destaque" (acesse aqui).



5º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido ao senhor Evandro Ricardi Santana - Ato nº 13/2018, ex-dependente químico que se tornou voluntário na causa. Ele foi reconhecido por sua trajetória de vida e dedicação aos grupos de apoio, atua no Amor Exigente, na comunidade terapêutica Recanto do Senhor, no Grupo Redenção Amor e Liberdade, no Gaesp e também em uma entidade na cidade de Ibaté.



6º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido à senhora Maria Lúcia Batista Akutsu - Ato nº 07/2019, que foi reconhecida por seu intenso trabalho voluntário a frente da Associação Sacrário de Amor de Araraquara. Sem fins lucrativos, a casa de acolhimento busca a reinserção social de dependentes químicos, recuperando os acolhidos com espiritualidade, aulas de artesanato, culinária, devolvendo a dignidade aos internos.



7º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido ao senhor Theóphilo Perche (in memoriam) - Ato nº 21/2020, araraquarense, cirurgião-dentista e fundador da Associação Amigos da Vida, comunidade terapêutica que atende dependentes químicos de Araraquara e região. Ele foi reconhecido pelo exemplo de dedicação ao próximo, pelo respeito e fraternidade com os internos da associação, acompanhava de perto a recuperação deles. 

A premiação ainda não foi entregue.

8º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido ao senhor Rafael Torres Azevedo - Ato nº 10/2021, que foi reconhecido pela trajetória acadêmica na área. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a linha de pesquisa intitulada "Processos Psicossociais em Saúde e Educação", cuja pesquisa é denominada "Redução de danos e vínculos com usuários de drogas: a escuta do olhar de um palhaço". Atua principalmente nos temas dependência química, redução de danos e resiliência aos sujeitos mais vulneráveis. É funcionário do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas "Dr. Calil Buainain" (CAPS-AD) no município.



9º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido à Cabo PM Gilvaneuza Maria da Conceição Montoza e ao senhor Tadeu Marcato - Ato nº 17/2022, que foram reconhecidos por sua dedicação na orientação de prevenção ao uso de drogas para o público jovem. A Cabo PM Gilvaneuza é instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ela já deu aula para 3.500 alunos, distribuídos entre escolas estaduais, municipais e particulares. E Tadeu Marcato é docente de filosofia e vice-diretor da EE Angelina Lia Rolfsen. Desde 2018 desenvolve o projeto "A poesia e a Filosofia como ferramentas para a emancipação do indivíduo com foco na prevenção à dependência química". A iniciativa resultou no livro “Antologia poética” e foi realizado na EE Angelina Lia Rolfsen.

   
Cabo PM Gilvaneuza Montoza (esq.) e senhor Tadeu Marcato (dir.)

10º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas foi concedido à senhora Eliana Aparecida David de Góes - Ato nº 14/2023, graduada em Serviço Social, trabalhou como assistente social em diversos grupos ligados à temática, além de trabalhos voluntários, palestras sócios-educativas, programas de prevenção de doenças, droga e gravidez precoce. Destacou-se na Associação Amigos da Vida (AAVida), responsável pela triagem e internação dos dependentes químicos, elaboração de projetos específicos e capacitação de recursos, atendimento aos residentes em grupo e individual, atendimento familiar e acompanhamento do Programa Terapêutico.

A premiação ainda não foi entregue.

11º Diploma de Atuação na Política Sobre Drogas: procedimento legislativo inicia-se em abril de 2024.

 

Atualizado em dezembro de 2023
- Texto: Silvia Gustavo / Setor de Cerimonial (cerimonial@camara-arq.sp.gov.br)
- Fotos das homenagens: Imprensa da Câmara Municipal
- Premiação é normatizada pelo Decreto Legislativo nº 914, de 03 de março de 2015.


Acesso Rápido