Biografia
Elias Chediek Neto nasceu em 26 de junho de 1946, na cidade de Araraquara/SP, filho de Paulo Elias Antonio e Riné Haddad Chediek.
De família numerosa, cresceu ao lado dos irmãos Edson José, José Roberto, Paulo Sérgio, Maria do Rosário, Sonia, Terezinha e Wilson.
Fez seus estudos primários na Escola Estadual “Carlos Batista Magalhães” e no “Pedro José Neto”. Deu continuidade nos estudos secundários no Instituto de Educação Bento de Abreu (EEBA).
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, na cidade de Curitiba/PR.
Graduado em Engenharia de Segurança pela Faculdade de Engenharia de Bauru/SP.
Durante seus estudos estagiou em diversas empresas e na Ferrovia Paulista S/A (ex-Fepasa) teve a oportunidade do primeiro emprego, exercendo a função de engenheiro.
Por muitos anos, prestou serviços para a ferrovia, tanto no gerenciamento dos transportes de cargas e passageiros como do sistema de informação.
Casou-se em 20 de outubro de 1980 com Maria Regina Rolfsen Francisco e dessa união nasceram seus três filhos: Henrique, Felipe e Ana Paula.
Aposentou como consultor da Diretoria de Transportes na Ferrovia Paulista.
Pós-graduado em Gestão Pública e Gerência de Cidades pela Unesp.
Participante dos movimentos da Igreja Católica, é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística.
Vida política
Elias Chediek como vereador mais votado nas eleições de 2008, presidiu a Sessão de Posse do prefeito e vice-prefeito no dia 1º de janeiro de 2009.
Iniciou sua vida política nas eleições do ano de 2000, sendo eleito vereador para a 13ª Legislatura de 2001 a 2004.
Reeleito vereador para a 14ª Legislatura de 2005 a 2008. Nesse mandato, foi escolhido para exercer o cargo de vice-presidente da Mesa Diretora, de 2005 a 2006.
Reeleito vereador para a 15ª Legislatura de 2009 a 2012, sendo o vereador mais votado dessa Legislatura. Foi líder do Governo Municipal.
Concorreu nas eleições do ano de 2012 e foi eleito vereador para a 16ª Legislatura de 2013 a 2016. Pelo reconhecimento ao seu trabalho em vários mandatos, foi eleito para exercer o nobre cargo de presidente da Mesa Diretora para o biênio de 2015 a 2016.
Reeleito vereador para a 17ª Legislatura de 2017 a 2020 (Legislatura atual).
Durante sua trajetória no Poder Legislativo araraquarense já exerceu a liderança, a vice-liderança e foi representante do partido que é filiado.
Participou ao longo dos mandatos das seguintes comissões permanentes: Justiça, Legislação e Redação; Transporte, Habitação e Meio Ambiente; Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento; Ordem Social; Tributação, Finanças e Orçamento; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental.
É, atualmente, presidente da Comissão Permanente de Obras, Segurança, Serviços e Bens Públicos, além de membro da Comissão Permanente de Tributação, Finanças e Orçamento.
Vereador Elias com a vereadora Deodata do Amaral (in memoriam)
Durante seus mandatos foi indicado para compor o Conselho Municipal de Planejamento Urbano; Conselho Municipal de Transportes de Araraquara; Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental de Araraquara; Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal do Idoso; Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências; Conselho Diretor do Fundo Municipal de Meio Ambiente; Conselho Municipal de Segurança de Cidadania, entre outros.
Também no decorrer dos mandatos, foi indicado para compor a Comissão Municipal de Emprego; Comissão de Representação para participar do 1º Congresso Internacional de Biodiesel; Comissão de Consolidação das Leis da Câmara Municipal; Comissão para a revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara; Comissão destinada a estudar a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana no município; Comissão denominada “Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Política”; Comissão destinada a revisar no Plano Diretor a área de preservação do Aquífero Guarani; Comissão para efetuar levantamento da legislação atual que trata das medidas de segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco; Comissão visando à criação de uma Escola Legislativa; Comissão Especial a estudar alternativas para o aterro sanitário do município; entre outras.
Vereador Elias com o escritor Ignácio de Loyola Brandão em dia de sessão solene de homenagem
Atuou na Comissão preparatória municipal para a Conferência Estadual das Cidades e representou a Câmara Municipal na Conferência. É, atualmente, presidente da Comissão Especial de Estudos denominada “Proposta de utilização da orla ferroviária – Parque dos Trilhos”.
Autor da lei que dispõe sobre a divulgação, nos estabelecimentos bancários e similares, situados no município de Araraquara, da proibição de venda casada de produtos ou serviços. Também há outros projetos de sua autoria que se tornaram leis, como a Consolidação das Leis Municipais de Araraquara; IPTU Verde; a obrigatoriedade das empresas concessionárias de serviço público atenderem às normas técnicas e promoverem a retirada dos fios inutilizados nos postes; lembrando que a Lei Cidade Limpa foi um projeto indicado pelo vereador ao Executivo e que se tornou lei, entre outras propostas.
Outras atividades
Foi presidente da Companhia Troleibus de Araraquara (CTA) entre 1996 e 1997.
Homenagens de sua autoria
Foi autor das leis que incluíram no Calendário Oficial do Município: Missa do Trabalhador no dia 1º de maio; Seresta a Caminho do Sol; Dia do Corpo de Bombeiros; Dia da Assistente Social; Festa da Tanabata; Dia do Jornalista; Semana dos Museus; entre outras.
Homenagens a familiares
Seu pai, Paulo Elias Antonio, denomina uma via pública, praça e controladoria do transporte do município.
Texto/matéria: Silvia Gustavo
Fontes:
O conteúdo do Portal Memorial da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.