Biografia
João Siqueira de Farias nasceu em 24 de maio de 1971, em Campo Limpo, na cidade de São Paulo/SP.
Filho de Manoel Rodrigues de Farias, de São João do Pau d’Alho, e de Maria José Siqueira de Farias, alagoana, conhecida como “Dona Cecília”.
De família numerosa, viveu sua infância em sua cidade natal e menino ainda já vendia sorvetes na rua e fazia carretos com seu carrinho de rolimã nas feiras livres na cidade de São Paulo, para ajudar a família.
Foi registrado como office boy aos 11 anos e permaneceu na profissão até os 16 anos.
Apaixonado por esportes desde sempre, jogou futebol, vôlei e basquete durante a sua juventude nos centros esportivos municipais.
Jovem, começou a acompanhar seus pais em reuniões políticas, sendo eles seus incentivadores, e assim, João Farias, aos 14 anos, começou a militar efetivamente, sendo membro do diretório.
Exerceu atividades como assessor parlamentar.
No ano de 1989, líder estudantil, exerceu o cargo de secretário-geral da União Municipal dos Estudantes Secundarista e trabalhou em um Diretório Estadual.
Dinâmico, ingressou na carreira de entretenimento e lazer, chegando a diretor de Eventos e Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.
Conheceu a cidade de Araraquara quando realizava comícios de campanha de um candidato do seu partido.
No ano de 2000, retornou ao município, a convite de trabalho, como coordenador de campanha de um candidato a prefeito e fixou residência.
Reiniciou sua vida na cidade, conhecendo sua futura esposa, Greice Cristiane Fernandes. Dessa união, nasceu João Siqueira de Farias Filho. É pai de Priscila e Gabriel do seu primeiro casamento e da enteada Bárbara.
Promotor de eventos e agente público.
Vida política
Diplomação em 16 de dezembro de 2008
Iniciou sua vida política em Araraquara como vereador eleito para a 15ª Legislatura – período de 2009 a 2012.
Reeleito como vereador para a 16ª Legislatura – período de 2013 a 2016, sendo o segundo vereador mais votado. Neste mandato, foi eleito para exercer o cargo de presidente da Mesa Diretora de 2013 a 2014, desempenhando suas atribuições de forma singular.
Na Câmara, foi líder e representante partidário dos partidos que pertenceu.
Participou durante seus mandatos das seguintes comissões permanentes: Justiça, Legislação e Redação; Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico; e Tributação, Finanças e Orçamento.
Atuou em várias comissões: Revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos da Prefeitura do Município de Araraquara; representação para apurar supostas irregularidades no tratamento empregado aos detentos da Penitenciária Regional de Araraquara e do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Araraquara; Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Política; trabalho para a revisão do Regimento Interno da Casa de Leis; entre outras.
Foi líder do Governo Municipal.
Durante seu mandato, adotou o lema da participação popular e executou projetos, como o do Parlamento Jovem.
Foi autor da lei da proibição de uso de fogos de artifícios, sinalizadores, show pirotécnico com produtos inflamáveis ou com fogos e similares na cidade de Araraquara. Também autor da lei que dispõe sobre a aplicação de multas para os praticantes de trotes contra o Samu.
Executivo
Foi chefe de Gabinete do Governo Municipal, entre 2001 e 2004.
Foi secretário municipal de Habitação deste município, em 2010.
Foi candidato a prefeito nas eleições municipais de 2016.
Outras atividades
Participou nas eleições de 2014, concorrendo a deputado federal pelo Estado, ficando como 2º suplente pelo seu partido.
Foi secretário municipal de Esportes e Lazer na cidade de São Paulo.
Atual secretário-adjunto da Habitação na capital paulista.
Homenagens
Sessão Solene em 20 de dezembro de 2018
Foi homenageado recebendo o Título de Cidadão Araraquarense.
Homenagens de sua autoria
Foi autor das leis que incluíram no Calendário Oficial do Município: Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas da Advocacia Araraquarense; Semana Municipal do Folclore; Festival de Artes, Cultura e Música Popular com a Temática Afro (Fenafro), entre outras.
Texto/matéria: Silvia Gustavo
Fontes:
O conteúdo do Portal Memorial da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.