Notícias



Com 800 atendimentos por mês, Caps deverá ganhar nova unidade

Vereador Rafael de Angeli (Republicanos) destaca necessidade de um espaço adequado para atender pacientes com transtornos mentais e solicita detalhes à Prefeitura

1019


Com quase 300 pacientes ativos e 800 atendimentos por mês, atualmente, o maior desafio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é espaço. Foi isso o que ouviu o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) em visita de fiscalização ao local. Com a informação de que uma nova unidade será construída, o parlamentar encaminhou um requerimento à Prefeitura.

No documento, ele pede detalhes sobre o novo espaço, “considerando sua importância para o atendimento adequado e humanizado de pacientes com transtornos mentais e o suporte necessário aos profissionais que ali atuam”. “O local atual não comporta de forma adequada os pacientes atendidos mensalmente, nem acomoda corretamente os funcionários, com muitos espaços improvisados e inadequados”, completa.

Angeli pergunta onde será localizado o novo espaço planejado para o Caps; qual é o projeto arquitetônico e funcional do novo espaço, com detalhamento sobre as instalações previstas, como salas de atendimento, áreas de convivência e acomodações para os funcionários; em que fase se encontra o planejamento e a implementação do novo espaço, se já foram iniciadas as obras ou qual é a previsão para o início das obras; qual é o prazo estimado para a entrega do novo espaço; se já há um orçamento previsto para a construção e equipagem do mesmo, com valor estimado e as fontes de financiamento; quais são as medidas planejadas para garantir que o espaço atenderá de forma adequada e eficiente as necessidades dos pacientes e dos profissionais do Caps; e se existe um cronograma detalhado das etapas de planejamento, construção e entrega, com cópia do cronograma.

 

Bem servido

No que diz respeito à equipe, ela está completa, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. São 2 terapeutas ocupacionais, 1 assistente social, 3 técnicas de enfermagem, 2 enfermeiras, 4 psicólogos, 1 médico psiquiatra 20 horas, 2 médicas de clínica geral com formação em saúde mental, 1 agente administrativo, 1 terceirizado de limpeza, além da coordenadora, que também é psicóloga.

Conforme ouviu o vereador, a medicação está em dia e, no local, é feita apenas a organização de medicamentos que são ministrados aos pacientes – adultos moradores de Araraquara com crises graves. Uma técnica em farmácia faz a separação da medicação. Ainda há técnicos de plantão das 7 às 18 horas.

Segundo a gestora da unidade, a porta de entrada é a unidade de saúde, na Atenção Básica, que faz o encaminhamento dos casos por telefone.

 

O que falta

Os principais apontamentos tratam da necessidade de um scanner e de um ar condicionado na sala da farmácia, que já teve seu pedido de compra feito.

Para a aquisição desses equipamentos, o parlamentar fez duas indicações ao Executivo. Na primeira, ele solicita a aquisição de scanners para a unidade. “Ela necessita de scanners para realizar um atendimento mais eficiente. A digitalização de documentos agilizará o processo de registro e consulta, proporcionando um serviço mais rápido e organizado”, entende.

no segundo documento, Angeli pede a instalação de ar condicionado na sala da farmácia. “O local de armazenagem de remédios carece urgentemente de ar condicionado. As medicações estão expostas a um ambiente quente e inadequado, o que pode comprometer sua eficácia e segurança. Recomendamos a instalação de um aparelho de ar condicionado para garantir a conservação apropriada dos medicamentos”, detalha.

“Reforçamos nosso compromisso em seguir acompanhando de perto as ações da Prefeitura e cobrando as soluções necessárias. O bem-estar e a saúde mental da comunidade são prioridades para nós. Precisamos garantir que o Caps tenha as condições ideais para oferecer um atendimento digno e humanizado aos pacientes e um ambiente de trabalho adequado aos profissionais que se dedicam diariamente a cuidar da população”, conclui o vereador.


Publicado em: 02 de julho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 14/03

14 de março de 2025

Música Com carreira consolidada nacional e internacionalmente, Laylah Arruda, que também é fundadora do coletivo Feminine Hi-Fi, apresenta um repertório autoral com músicas históricas de sua carre...



Agenda Esportiva – 14/03

14 de março de 2025

Futebol No sábado (15), às 19 horas, na Fonte Luminosa, a Ferroviária recebe o Ituano pelo primeiro jogo das quartas de finais da Série A2 do Campeonato Paulista. A equipe grená terminou a primeir...



Trecho de via do Jardim Primavera precisa de renovação da sinalização horizontal

14 de março de 2025

Em indicação enviada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede o serviço de repintura de toda a sinalização horizontal de trânsito na Avenida La Salle, no trecho em frente à Agência...



Link para denúncia de maus-tratos a animais é solicitado em documento

14 de março de 2025

A necessidade da criação de um link para denúncias de maus-tratos a animais no site da Prefeitura de Araraquara motivou o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a...



Inscrições para a Sessão Cidadã estão abertas até o dia 31; veja como participar

14 de março de 2025

Estão abertas até o dia 31 deste mês as inscrições para a segunda Sessão Cidadã de 2025, agendada para o dia 3 de abril, às 15 horas, no Plenário da Câmara.   A Sessão Cidadã é uma iniciativa que...



Antigo galpão de loja de colchões ‘tira o sono’ de moradores do Quitandinha

14 de março de 2025

Um galpão desativado na Avenida Professor Francisco Degni tem sido motivo de preocupação de moradores vizinhos ao imóvel, no bairro Quitandinha, próximo ao Instituto de Química (IQ) da Unesp e ao S...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!