Notícias



Prefeitura responde sobre 'não interesse' em descontos para compra de microcomputadores

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) recebeu informações em resposta a requerimento

983


Em fevereiro deste ano, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) enviou o Requerimento nº 196/2022 à Prefeitura, solicitando informações sobre a aquisição de 1419 microcomputadores, pelo valor total de R$ 7.215.061,80, para unidades escolares do município e o motivo do ''não interesse" na adesão de programa que prevê descontos na compra de microcomputadores com finalidade educacional.

No documento, o parlamentar cita que na época do pregão um dos licitantes questionou se a Prefeitura possuía ou se havia interesse em possuir a Carta de Elegibilidade da Microsoft para o Programa “Shape the Future” que prevê descontos na compra de microcomputadores com finalidade educacional, sendo que tal desconto seria considerado na elaboração da proposta. Assis anexou ao requerimento ainda, exemplos de outras secretarias estaduais e municipais que aderiram ao programa. Como resposta, a Prefeitura informou apenas que “Não há interesse na Carta de Elegibilidade da Microsoft”.

Em resposta, o Executivo explicou os pontos que foram levados em consideração na época para a decisão. O primeiro motivo destacado foi que, “uma vez feita a adesão, empresas revendedoras não conseguiriam participar do certame, conforme explicado pelos próprios representantes das empresas fabricantes. A licitação é um instrumento transparente e eficiente da administração pública na aquisição de bens e serviços, e tem como pressuposto básico a igualdade de condições no processo licitatório”, destacou a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos.

A secretária também frisou que a economia no setor público é fundamental, porém, o menor preço e a vantagem para a administração pública devem ser garantidos pela possibilidade de ampla concorrência. Além disso, Clélia destacou que a Lei Complementar nº 147/2014 visa a garantir a participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na licitação por meio de cota. Sendo assim “as exigências quanto ao objeto devem ser as mesmas para o lote principal e a cota reservada. Uma vez que Micro e Pequenas Empresas não são fabricantes de computadores, mas revendedoras, a adesão ao Programa inviabilizaria a participação no certame”.

No documento, é explicado ainda que, conforme consta no site da Microsoft, não é qualquer produto que entra no rol de desconto oferecido pelo Programa. “A configuração requerida pela Microsoft para ter elegibilidade ao programa Shape The Future corresponde aos equipamentos com Core i3, 4GB RAM, 128 SSD ou 1TB HDD. Estas configurações não correspondem as exigidas em edital, são inferiores às solicitadas, a saber, Core i5, 8GB RAM, SSD 250GB. Dito isto, o processo de licitação procurou garantir maior número de licitantes possível e a manutenção das especificações técnicas e qualidade do objeto”, afirmou a secretária.

Por fim, foram descritos os modelos adquiridos pela Prefeitura, nominadas as 75 unidades de ensino municipais que serão contempladas com os equipamentos e informado que os notebooks serão destinados aos professores e gestores das unidades escolares de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Centros de Educação e Núcleo de Educação de Jovens e Adultos.

Para o vereador, “é importante que haja transparência nos processos de compras e que as respostas dadas aos munícipes, licitantes ou vereadores, sejam completas, embasadas e explicadas, para que não restem dúvidas. Quando tratamos do bem público e do dinheiro do cidadão, cada ação deve ser detalhada com absoluta transparência”.


Publicado em: 03 de maio de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra convocação de aprovados em processo seletivo para agente de combate às endemias

29 de janeiro de 2026

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, solicita que o Poder Executivo convoque candidatos classificados em processo seletivo para o cargo de agent...



Creas na Vila Santana precisa de repintura e reparos gerais

29 de janeiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), solicita repintura e reparos gerais no Centro de Referência Especializado de As...



Instalação de corrimãos nas escadarias do Palacete das Rosas é proposta à Prefeitura

29 de janeiro de 2026

O vereador Marcelinho (Progressistas), em Indicação à Prefeitura de Araraquara, sugere a elaboração de estudo técnico para possível instalação de corrimãos nas escadarias externa e interna do Palac...



Indicação pede regulamentação do programa ‘Tratamento Fora do Domicílio’ em Araraquara

29 de janeiro de 2026

Criado por meio de uma Portaria do Ministério da Saúde em 1999, o Programa “Tratamento Fora do Domicílio” (TFD) ainda não está disponível para a população de Araraquara, fato que motivou a vereador...



Programa de ensino musical em escolas municipais é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

    A criação do “Programa Mais Música nas Escolas”, voltado para o ensino da teoria e prática musical nas unidades da rede pública municipal, foi autorizada durante a Sessão Ordinária realizada...



Vereadores criam Câmara Técnica para estudar viabilidade de piso salarial de agentes de educação

28 de janeiro de 2026

  Os vereadores de Araraquara aprovaram, na Sessão Ordinária de terça-feira (27), a criação de uma Câmara Técnica com o objetivo de estudar a viabilidade e propor medidas para implantação do piso...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!