Notícias



Transporte escolar: nova lei abrirá exceções para alunos com dificuldades de acesso a unidades  

Projeto da Prefeitura foi aprovado pela Câmara na terça-feira (7); regra geral determina distância mínima de 2 km da escola  

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

2073


Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e que morem a uma distância igual ou acima de 2 km da unidade escolar. O texto retorna ao Executivo para sanção do prefeito, Dr. Lapena (PL), para se tornar lei.

 

O projeto também concede exceções, que serão atendidas independentemente da distância até a escola. É o caso de alunos da zona rural e de estudantes de locais onde haja barreiras físicas ou obstáculos que impeçam ou dificultem o acesso à unidade — isso ainda será regulamentado por ato da Prefeitura.

 

São alguns exemplos desses obstáculos:

- rodovias e ferrovias sem passarela ou faixa de travessia com semáforo;

- rios, lagos, lagoas, brejos, ribeirões e riachos sem pontes ou passarelas seguras;

- trilhas em matas, serras, morros ou locais desertos;

- divisórias físicas fixas, como muros ou cercas extensas, que obriguem a um desvio significativo e perigoso;

- linhas de transmissão de energia elétrica que representem risco iminente;

- lixões ou áreas de risco ambiental e sanitário.

 

“Ao elencar exemplos como rodovias, rios, áreas ermas e lixões, a lei confere objetividade à análise, mas permite que o Poder Executivo, via regulamentação, adapte a norma a outras realidades locais, garantindo que nenhuma criança seja exposta a riscos para exercer seu direito de estudar”, diz o Executivo na justificativa do Projeto de Lei.

 

No texto, a Prefeitura também informa que a construção do documento ocorreu em articulação com o vereador Aluisio Boi (MDB). Ele era um dos oito autores de uma primeira versão de projeto aprovado pela Câmara para instituir um programa municipal de transporte escolar. O texto, porém, foi vetado pelo prefeito por inconstitucionalidade, entendendo que essa iniciativa deveria partir da Prefeitura, e não dos vereadores. Depois disso, o atual projeto foi encaminhado pelo Executivo.

 

“Foi um grande desafio para esse projeto, depois de tanta discussão, poder se materializar na tarde de hoje. Sou muito grato ao prefeito Lapena, independentemente das discussões, das divergências de partido ‘A’, ‘B’ ou ‘C’. Estou muito feliz por poder, de alguma forma, contribuir e motivar o Poder Executivo a realizar nesta tarde esse projeto”, declarou Boi durante a Sessão.


Publicado em: 08 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Governador Tarcísio de Freitas recebe Título de Cidadão Araraquarense

12 de junho de 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Araraquarense. A entrega da honraria foi realizada na tarde de quinta-feira (11), dura...



Agenda Cultural – 12/06

12 de junho de 2026

Literatura Entre gestos, posturas e respiração, o corpo brinca, imagina e narra, transformando a experiência em uma vivência criativa e divertida. “Erês aos Abàs: Corpos que contam no brincar”, co...



Agenda Esportiva – 12/06

12 de junho de 2026

Yoga Prática de yoga pautada pelas potencialidades inerentes a cada corpo, que objetiva respeitar histórias distintas e questionar acessos, estruturais e simbólicos, ao mesmo tempo que estimula a...



Avenida Sete de Setembro precisa de manutenção em pavimento, valeta e barreiras de proteção

12 de junho de 2026

Reparos no asfalto, em barreiras de proteção e em uma valeta localizados na Avenida Sete de Setembro foram algumas das Indicações feitas pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos) à Prefeitura....



Falta de Água – Fonte

12 de junho de 2026

O Daae informa que realizará a limpeza dos floculadores e decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) Fonte no domingo (14), a partir das 6h. Durante a execução do serviço, poderá ocorrer b...



Vacina antirrábica grátis

12 de junho de 2026

O Centro de Controle de Zoonoses, localizado no Parque Pinheirinho, realiza vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos todas as quartas-feiras, exceto feriados, das 7h30 às 15h. O atendime...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!