Notícias



4ª Semana de Valorização dos Compositores Locais reafirma importância dos profissionais da música

Programação teve início nesta segunda-feira (6) com lançamento de exposição e bate-papo

787


A 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” teve início nesta segunda-feira (06), na Câmara de Araraquara, com lançamento de exposição e bate-papo sobre o assunto. Participantes do evento enfatizaram a importância desses profissionais da música e pediram mais incentivo à área.

 

A atividade foi comandada pela vereadora Fabi Virgílio (PT). Também compuseram a mesa Weber Pereira Nunes, do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara, Euzânia Andrade, secretária municipal de Cultura, e Rafael Barcot, gerente do Sesc Araraquara.

 

Segundo a parlamentar, fala-se pouco sobre aqueles que compõem as canções – a tendência é que os intérpretes sejam mais valorizados. “Muitas vezes não sabemos de quem são as músicas que cantamos”, ponderou.

 

Weber Pereira Nunes comentou sobre as dificuldades que os compositores enfrentam para levar seu trabalho ao público e Barcot, do Sesc, enfatizou o papel da entidade, que pode potencializar a cultura feita em âmbito local e também prover a cidade de outros espetáculos e atrações.

 

O vínculo entre arte e educação foi o assunto da fala da secretária de Cultura. Para ela, a arte tem o potencial de, além de levar alegria, educar: se o ensino conduzir um trabalho voltado para a criatividade artística, e não só para as técnicas, os alunos poderão desenvolver ferramentas para criar e se expressar, o que levará os estudantes a novos mundos e novas possibilidades.

 

“Todos podemos educar pela arte, mesmo que não sejamos professores. Podemos deixar um legado maravilhoso, assim como o Spiga deixou”, declarou, em menção ao poeta e letrista que dá nome à Semana.

 

Artistas

Durante o evento, a palavra foi aberta para que artistas da comunidade pudessem se pronunciar. O multiartista Rodrigo Vulcano pontuou que editais de fomento são oportunidade para que se tenha a chance de experimentar e criar. “Que os editais sejam voltados à música autoral e prevejam a verba necessária para toda a produção de um disco”, pediu.

 

Quem enfatizou o caráter local da arte foi o compositor e cantor  Vinicius Zurlo. Na visão dele, os artistas de regiões específicas não podem se sentir “estrangeiros na própria terra”, ofuscados diante de nomes pops globais, o que justifica a necessidade de incentivo. “Algo só existe quando pode ser visto e ouvido”, refletiu.

 

Educador e artista, Rafael Paiva foi outro a salientar a importância do fomento. “Grande parcela dos artistas não consegue viver da própria arte”, constatou.

 

Paulo Henrique Melocro, educador e musicoterapeuta, abordou o efeito único que a música exerce sobre as pessoas e realçou a “cultura rica” de Araraquara e a efervescência da cena local de compositores e poetas.

 

Exposição

A exposição, disponível no saguão de entrada da Câmara até 20 de outubro, reúne informações e materiais sobre os criadores musicais que ajudam a contar a história de Araraquara por meio de suas canções. A mostra é composta por fotos, cards informativos, minibiografias, partituras e acervo de capas de mídias, como vinil e CD.

 

A Semana

A Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” foi instituída pela Lei Municipal nº 10.438, de 24 de fevereiro de 2022, de autoria da vereadora Fabi Virgílio. Confira aqui a programação completa.


Publicado em: 06 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Programa de ensino musical em escolas municipais é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

    A criação do “Programa Mais Música nas Escolas”, voltado para o ensino da teoria e prática musical nas unidades da rede pública municipal, foi autorizada durante a Sessão Ordinária realizada...



Vereadores criam Câmara Técnica para estudar viabilidade de piso salarial de agentes de educação

28 de janeiro de 2026

  Os vereadores de Araraquara aprovaram, na Sessão Ordinária de terça-feira (27), a criação de uma Câmara Técnica com o objetivo de estudar a viabilidade e propor medidas para implantação do piso...



Projeto que autoriza mesas e cadeiras de bares e restaurantes em praças públicas é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

  Na tarde de terça-feira, o Plenário da Câmara autorizou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, permitindo que estabelecimentos comerciais coloquem mesas e cadeiras em praça...



Frente parlamentar dos idosos pede continuidade de projeto social, esportivo e cultural na região Norte

28 de janeiro de 2026

  A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos protocolou duas Indicações solicitando que a Prefeitura dê continuidade a um projeto social, esportivo e cultural desenvolvido n...



Oficinas culturais (Até 4/02)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara, abriu chamamento público para a contratação de projetos no formato d...



Curso Senai (Até 30/01)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, em parceria com o Senai, abriu inscrições para o curso gratuito de Aperfeiçoamento Profissional em Técnicas para Elevação de Alvenaria sem Função Estrutural, voltado à q...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!