Notícias



Agência de Correios de Bueno de Andrada sofre com falta de funcionários

Informações foram prestadas após questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

339


No início do ano, após receber reclamações referentes à falta de atendimento na Agência de Correios Comunitária (AGC) Bueno de Andrada no período de recesso da Prefeitura, entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2022, o que causou transtornos com as entregas dos moradores do distrito, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) enviou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre o Convênio nº 04.005/2020, firmado entre o Município e a referida agência, com vigência de 21/12/2020 a 20/12/2025.

Como destacou o parlamentar, o objetivo do convênio é proporcionar atendimento de serviços postais à população do Distrito de Bueno de Andrada, mediante a prestação de serviços e a comercialização de produtos, na forma que lhe forem autorizados, de acordo com a descrição constante do Plano de Trabalho.

“Conforme consta na Cláusula Terceira – Das Obrigações e da Participação da Convenente, o artigo 3.10 diz que as Agências de Correios Comunitárias deverão ter horários de funcionamento compatíveis com os do estabelecimento responsável pela sua operacionalização. Caso a agência opere em áreas exclusivas, os horários de atendimento a serem adotados deverão obedecer aos mesmos critérios estabelecidos para as agências de correios, conforme definido em norma interna da ECT [Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos]”, ressaltou Angeli.

O vereador ainda lembrou que, segundo o artigo 3.10.1, da mesma cláusula, a agência poderá permanecer fechada durante o tempo necessário à execução da atividade de distribuição domiciliária, desde que assegurado o horário mínimo de atendimento.

“Queremos entender e verificar se o convênio está sendo executado como deve. A população não pode sofrer, de forma alguma, com a falta da prestação deste serviço em Bueno de Andrada”, concluiu o parlamentar.

Em resposta, o coordenador executivo de Administração, Danilo Jardim, relatou que no Posto de Atendimento de Bueno de Andrada há dois servidores municipais e dois colaboradores reeducandos, que ajudam na zeladoria do distrito sob a supervisão dos funcionários do Município. “Aos servidores municipais cabe o atendimento à população dentro do rol de serviços oferecidos pela unidade. Também cuidam dos encaminhamentos das questões do distrito aos setores competentes aos andamentos cabíveis. Em suas atribuições também estão incluídas as atividades do referido convênio, devendo zelar por um bom atendimento à população.”

Já os colaboradores reeducandos, segundo Jardim, estão inseridos nas atividades da unidade para serviços de zeladoria e demais atividades que lhes forem designadas, de acordo com suas habilidades de trabalho. “Eles têm relevante importância na qualidade do serviço público oferecido à população distrital.”

 

Horário

 

O coordenador explica que, conforme termos do convênio, os horários de funcionamento da AGC Bueno de Andrada devem ser compatíveis com o estabelecimento responsável por sua operacionalização, ou seja, o Posto de Atendimento de Bueno de Andrada, seguindo, inclusive, o calendário de feriados e pontos facultativos.

“A distribuição domiciliar das correspondências não tem ocorrido da maneira prevista nos termos do convênio em razão da necessidade do atendimento de outras demandas na unidade, que ainda carece de funcionários que possam atuar com dedicação exclusiva a tal tarefa. Todavia, a entrega das correspondências ocorre dentro da agência, com a retirada pelo responsável daquilo que Ihe foi destinado”, pontua.

Ele finaliza lembrando que “é importante dizer que a EBCT tem ciência desses fatos e, junto com a administração pública municipal, compartilha esforços para melhoria contínua do serviço prestado no local”.

“A própria Administração reconhece que a situação não está adequada. Por isso, continuaremos cobrando. O estranho é que a Prefeitura, quando é para contratar comissionados, corre com o envio de Projetos de Lei à Câmara, mas quando é necessário contratar mais pessoas para o atendimento à população, é essa demora que estamos presenciando”, explica e finaliza Angeli.


Publicado em: 28 de fevereiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 18/10

18 de outubro de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (18) tem a Feira da Lua na praça em frente ao Instituto de Química/IQ Unesp, no Complexo Viário Dr. Geraldo Amaral, a partir das 19 horas, com música, artesanato e gastron...



Agenda Esportiva – 18/10

18 de outubro de 2024

Basquete feminino Nesta sexta-feira (18), às 19 horas, pelo Campeonato Paulista, o Sesi recebe o Ituano, em seu ginásio, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FPB.   Futsal masculino Pela Lig...



Quatro secretarias apresentam projeções de receitas e despesas para 2025

18 de outubro de 2024

    A terceira Audiência Pública para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 (Projeto de Lei nº 322/2024) foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (18), co...



Mesa de conversa debate saúde feminina e estresse em segundo dia de evento na Câmara

18 de outubro de 2024

  “Saúde da Mulher e Estresse” foi o tema da segunda noite do evento “(Re)Conecte-se: Transformando Vidas e Trabalho!”, realizado no Plenário da Câmara, na noite de quinta-feira (17) como parte da...



Prêmio Periferia Viva

18 de outubro de 2024

O Projeto de Educação Ambiental “Ação de Sensibilização e Conscientização de Enfrentamento ao Descarte Irregular de Resíduos no Entorno do Centro de Educação e Recreação (CER) ‘Professor José Ênio...



Valores venais para isenção de IPTU a pacientes com câncer são atualizados

18 de outubro de 2024

Aprovado pelos vereadores durante a 176ª Sessão Ordinária, em segundo turno de discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 10/2024 atualizou os valores venais usados como referência...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!