Publicado por: Foto: Divulgação
76
Música
O Grupo de Coco Besouro Mangangá, de Recife/PE, criado por Mestre Hugo Leonardo, apresentará repertório de autoria própria, que faz referência ao Patrono – que dá nome ao grupo -, além de pontos de jurema, destacando sua origem africana e indígena, dentro da programação da 2ª Semana do Maracatu de Araraquara. Nesta sexta-feira (7), às 20 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.
Teatro
A turma do módulo Vivência Teatral celebra a conclusão do curso com a apresentação do Projeto Pedagógico Cena Livre "Quem respira por nós?".
A partir do estudo de dramaturgas brasileiras, foi desenvolvido com os estudantes do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) uma proposta de encenação em caráter pedagógico inspirada na obra teatral Por Elise, de Grace Passô.
Em "Quem respira por nós?", o grupo se propõe a investigar em cena pedaços de si, do outro e da cidade ao construir um mosaico cênico onde o real e o delírio se entrelaçam.
O público é convidado a atravessar, junto às personagens e aos atores, fragmentos de histórias não contadas, em uma dramaturgia sensorial que questiona: quem respira por nós?
Nesta sexta-feira (7), às 20h30, e no sábado (8), às 16 horas e às 19h30, no Teatro do Sesi. Grátis.
Semana do Maracatu
No sábado (8), o Quilombo Rosa, no Valle Verde, será o palco principal da programação gratuita da 2ª Semana do Maracatu de Araraquara. As vivências formativas têm início às 9 horas com a oficina de percussão “A Ciência do Baque Virado”, ministrada por Éder “O” Rocha, da Nação Estrela Brilhante do Recife.
Às 14 horas, será realizada a oficina de percussão com Mestre Hugo Leonardo, da Nação Leão da Campina, e também a oficina de Agbê conduzida pela Sub-Mestra Nataly Valverde.
Das 19 às 23 horas, é a vez da Noite Cultural “Cuscuz com Coco”. O microfone aberto tem início às 19 horas; depois, às 21 horas, será realizado o show da banda “Gabirú Elétrico”, em clima de manguebeat.
A programação se encerra no domingo (9), começando no Palacete das Rosas, no Centro, com a oficina de dança “Baiana Rica e a Dança do Maracatu Nação”, com Mestre Maurício - Nação Estrela Brilhante do Recife, das 10 às 12 horas.
Às 14 horas, no Sesc, acontece a oficina de percussão “Maracatu para Iniciantes: Baque de Luanda”, com os grupos Baque Atitude (São Paulo) e Sementes Crioulas (Araraquara), seguida pela roda de conversa “Maracatus no Brasil: Nações, Grupos e Afiliações”, reunindo grandes nomes como Mestre Hugo, Éder “O” Rocha, Mestre Maurício, Sub-Mestre Ajenbê e Sub-Mestra Nataly Valverde.
Já a roda de conversa “Maracatus no Brasil — Nações, Grupos e Afiliações” no auditório do Sesc, das 14 às 16 horas, contará com a mediação de Jorge Rufino (Associação Cultural Maracatu Sementes Crioulas). O encontro promove um diálogo direto entre referências do campo, articulando tradição, formação e práticas contemporâneas.
O encerramento conta com o Cortejo de Maracatu saindo do Sesc rumo à Praça da Igreja do Carmo, às 17 horas, sob a regência de Mestre Hugo e Éder “O” Rocha, e com o corpo de dança de Mestre Maurício - Baiana Rica. Será um momento de celebração, onde os tambores anunciam a união e a ancestralidade que ecoam nas ruas da Morada do Sol.
Feiras
No sábado (8), das 10 às 19 horas, o Parque Infantil, no Centro, será palco da “Feira Pets & Cia”. A partir das 17 horas, é a vez do Bingo Animal, um show de prêmios beneficente em prol dos protetores da cidade – nesta edição, a renda será para os gatinhos da Abraça Vidas.
No mesmo dia, das 17 às 22 horas, na Praça das Bandeiras, no Centro, acontece a Feira de Lótus, com gastronomia, artesanato e brechó. A feira contará ainda com as apresentações do Viola na Praça, marcadas pelo repertório de música sertaneja raiz e pela apresentação do radialista e ex-violeiro Luiz Palombo no comando das atrações, que contam com duplas convidadas e “Palco Aberto” à disposição dos artistas que desejarem se apresentar.
Já no domingo (9), das 16 às 21 horas, a Praça dos Advogados, na Vila Harmonia, recebe mais uma edição da GiraFeira, reunindo mais de 80 expositores de artesanato, gastronomia e empreendedorismo criativo. A partir das 17 horas, a programação apresenta duas atrações culturais gratuitas: o show “Canções Nordestinas”, com André Peres e Lu Mani, e a educadora Patrícia Assunção apresenta a contação de histórias “Jibikí Porikopô, O furto da panela de barro”.
No mesmo dia e horário, a feira de empreendedores AQA Criativa é atração na Praça das Bandeiras. O samba vai embalar a programação com o projeto “Praçambá” que apresenta o grupo SambaZinho às 18h30.
Literatura
Neste encontro entre o Clube de Leitura Nossas Vozes e a escritora Aline Bei, o público tem a oportunidade de conversar sobre literatura, além de ouvir as experiências da autora e de outros leitores. No sábado (8), às 14 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.
Espetáculo infantil
A palhaça Sarita Jurupoca e o palhaço João Pimentão utilizam acrobacias, música e muita ludicidade para contar como surgiram os tambores na África. “O Macaco e a Lua”, com Cia. Pé no Asfalto, no sábado (8), às 16 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.
FliSol
No domingo (9) chega ao fim a programação da 4ª FliSol - Festa Literária da Morada do Sol com um dia inteiro dedicado à literatura em suas múltiplas formas: das histórias para crianças à força da palavra que cura, conecta e transforma. A programação é gratuita e acontece no Teatro Municipal, no Jardim Primavera, com ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla.
Às 9 horas, o grupo Espaço Arte apresenta o espetáculo “A Descoberta do Som”, que convida as crianças a mergulharem em um universo de ritmo, música e descobertas. Em seguida, às 10 horas, a FliSolzinha – Literatura para Crianças traz autores e autoras convidados para um encontro cheio de fantasia e imaginação: Lucas Tannuri, Jobert Gaicher, Adam C. Rami, Lauro Monteiro, Maria Lúcia Outeiro Fernandes e Laura Mollinari, sob mediação de Larissa Mariano.
Às 11 horas, o ilustrador Lauro Monteiro apresenta, no saguão, as ilustrações do livro “O Abraço Mais Maravilhoso do Mundo”, de Maia Costa Pigot, e convida o público para uma oficina criativa inspirada na obra, promovendo uma vivência sensível que une literatura, arte e afeto.
Já às 15 horas, com o encontro “Biblioterapia – Novo Horizonte da Literatura”, uma conversa sobre o poder curativo das palavras e o impacto transformador da leitura na vida das pessoas, com a participação de Cidinha Pardini e biblioterapeutas convidadas.
Às 16 horas, o Sarau FliSol toma conta do saguão com o Sarau Delas e o Slam da Morada, celebrando a força da poesia falada e das vozes femininas e periféricas. Durante o encontro, acontece a entrega da 1ª Coletânea de Contos da FliSol aos autores e autoras e o lançamento do livro “Disingasgo – Livro Chucro”, da poeta araraquarense Beatriz Medeiros.
Às 17 horas, a música retorna com o espetáculo “Seresteiros cantam Músicas de Festivais”, unindo canção e memória no saguão do teatro.
A arte segue no palco com a apresentação da coreografia “Multidão Sem Palavras”, da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, e, às 18 horas, a mesa “Afeto em Tempos de Rede” propõe uma reflexão sobre amor, cuidado e conexões em um mundo cada vez mais digital. As autoras Bruna Santiago e Geni Núñez conversam sob mediação da escritora e ativista Amara Moira sobre as formas de construir laços e pertencimento em tempos de redes sociais e distâncias afetivas.
Encerrando a programação, às 19h30, a mesa “Lugar de Fala – O que precisa ser dito” reúne Luciene Vignoli Müller e Aline Midlej, com mediação de Lilian Liang, para discutir representatividade, escuta e o poder da palavra.
Oficina
Além de ser uma expressão artística, o origami oferece benefícios terapêuticos, como estímulo à concentração, à criatividade e à redução do estresse, promovendo saúde mental e bem-estar. “Amorigami”, com Cintia Mariko, no domingo (9), às 15 horas, no Hall de entrada do Sesc. Grátis.
Choro das Águas
No domingo (9) tem mais Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação começa às 16 horas com a Feira de Artesanato, seguida por oficina de chocalho para crianças, com Eduardo Marçal (17 horas), e música ao vivo com grupo Samba dos Amigos (18 horas).
+ Música
Encerrando a semana de celebrações, um cortejo tradicional parte do Sesc em direção à Praça da Igreja do Carmo. “Cortejo com Maracatu Sementes Crioulas”, no domingo (9), às 16 horas, na Convivência Externa do Sesc. Grátis.
+ Oficina
Entre tecidos, palavras e imagens, cada participante é convidado a criar um patuá – pequeno amuleto de memória e afeto. “Pique Retratistas: Patuás de Memória”, na quarta-feira (12) e na quinta-feira (13), às 19 horas, no Espaço Oficinas Expo do Sesc. Grátis, com entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
E + Oficina
Uni-duni-tê. Pedra-papel-tesoura, Um-dois-três-já. No chão, no tapete ou no tabuleiro – jogos e desafios de rachar a cuca. “DoiZoÚm”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educadoras do Espaço de Brincar, na quinta-feira (13), às 17 horas, no Espaço de Brincar do Sesc. Grátis.
Mostra Audiovisual
A 14ª Mostra Audiovisual “Wallace Leal Valentin Rodrigues” está com inscrições abertas para produções audiovisuais em curtas-metragens, nos formatos de ficção, animação, documentário e experimental.
Serão contempladas produções audiovisuais de curta-metragem de 5 a 25 minutos de duração e que dialoguem com temática livre. As produções selecionadas serão exibidas durante a Mostra, no período de 11 a 14 de dezembro.
Nesta edição, a curadoria apresenta a temática “Interiorismo” - lembrando que o interiorismo no audiovisual propõe a condução da produção do interior para o centro, dando visibilidade à maneira caipira de fazer, de realizar e de contar histórias. Assim, as obras inscritas devem dialogar com este movimento de Interiorismo, e podem ter sido produzidas há, no mínimo dois anos (entre 2023 e 2025), não tendo sido exibidas em nenhuma edição anterior da Mostra.
Podem participar do edital de premiação artistas e profissionais da comunicação representados por pessoa física ou jurídica, que produzam dentro das linguagens do audiovisual, comprovando atuação com o envio de currículo e histórico do setor. O participante sediado em Araraquara deverá estar em dia com o Cadastro de Artistas e/ou Cadastro de Espaços Culturais da Secretaria Municipal de Cultura.
As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (7), exclusivamente por formulário eletrônico disponibilizado no link https://forms.gle/QrNeTHtMuqpxVf33A. Será aceita a inscrição de até duas obras por participante.
A comissão de avaliação analisará os seguintes critérios: concepção artística, pertinência cinematográfica/relevância no contexto das produções nacionais de curta-metragem, roteiro e direção.
Vale destacar que as obras selecionadas concorrem a dois troféus: Melhor curta-metragem escolhido por votação popular e Melhor curta-metragem escolhido pela Comissão de Seleção da Mostra.
O edital completo do chamamento está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, em Editais da Cultura (https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_29102025232436.pdf). Informações e dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail mostrawallace@gmail.com ou pelo telefone (16) 3322-2770.
Projeto Guri
O Projeto Guri Araraquara está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos de música, voltados a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As vagas são para as turmas de trombone, trompete e eufônio. Já os cursos de violino, viola erudita, saxofone, clarinete, flauta transversal, percussão, coral juvenil e iniciação musical infantil e adulta terão início em fevereiro de 2026.
As inscrições são presenciais e devem ser realizadas no polo do Projeto Guri em Araraquara, localizado no Centro de Artes e Ofícios “Judith Lauand”, no Jardim Floridiana (Rua Andrelino Alves Pinto, nº 170). O atendimento acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, e às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 19h.
As vagas são limitadas e a disponibilidade deve ser verificada no ato da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3336-8047.
Cinema
A que profundidade o mergulho na cura pode nos levar? “Mama Minha!” é um auto relato da cineasta Ariane Porto, desde o momento em que foi diagnosticada com um câncer invasivo de mama, passando por todas as etapas de sua busca pela cura. Essa jornada de reflexão e aprendizado é narrada ora com a densidade da dor, ora com a beleza de mergulhos nas águas profundas e cheias de vida da Indonésia. Um relato de luta e otimismo e uma declaração de amor à vida. Na quarta-feira (12), às 8h40, no Teatro do Sesi. A partir de 14 anos. Grátis.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
- A Casa Mágica da Gabby
- Bia Mais Um
- Bom Menino
- Eu e Meu Avô Nihonjin
- Mauricio de Sousa – O Filme
- O Agente Secreto
- O Natal da Patrulha Canina
- O Telefone Preto 2
- Predador: Terras Selvagens
- Quando o Céu se Engana
- Se Não Fosse Você
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo:
- O Agente Secreto
- Chainsaw Man – O Arco da Reze
- Mauricio de Sousa – O Filme
- O Telefone Preto 2
- Predador: Terras Selvagens
- Se Não Fosse Você
- Springsteen: Salve-me do Desconhecido
- Terror em Shelby Oaks
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na red...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (7), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, na Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com transmis...
No sábado (8), das 8 às 13 horas, haverá uma força-tarefa para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti com a realização do “Dia D de Mobilização Estad...
Até o dia 15 de dezembro (segunda-feira), a Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de g...
A insegurança de estudantes e servidores da Escola Estadual “Professor Oacyr Antonio Ellero” foi apresentada na Indicação nº 5018/2025, de autoria do vereador Coronel Prado (Novo). A demanda foi en...
O impacto das recentes mudanças no transporte coletivo de Araraquara foi questionado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no Requerimento nº 1979/2025, no qual ele solicita à Prefeitura informaçõ...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.