Notícias



Agenda Cultural – 21/06

Final de semana com literatura, música, feira, oficina, circo, dança, festa junina e cinema

Publicado por: Foto: Juliano Barbosa

200


Semana Luís Antonio Martinez Corrêa

Nesta sexta-feira (21), às 19h30, dentro da programação da 36ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (Slamc), tem a intervenção “Diálogos Absurdos”, com a 21ª Turma do Curso Técnico em Teatro do Senac e classificação livre, no Saguão do Teatro Municipal. Já as 20 horas tem o espetáculo “Capim-limão - Sol da Meia Noite”, com classificação 16 anos, no Teatro Municipal.

No sábado (22), no Teatro Municipal, às 19 horas, tem o espetáculo “Lilith em Escorpião”, com classificação 16 anos. Já às 21 horas, espetáculo “Pulmão de Catarina”, com classificação 16 anos.

Mais cedo, às 16 horas, Café de Investigação “Encontro de dramaturgias do aqui e do agora”, com Daniel Veiga e Ymoirá Micall, no Saguão do Teatro Municipal. Mediação de Guilherme Diniz.

Já no domingo (23), às 18 horas, novamente no Teatro Municipal, é a vez do espetáculo “eiTA! MOIO!”, com GUTE Teatro e classificação 12 anos.

 

Feira de Livros

Até as 19h30 desta sexta-feira (21), acontece a “Feira da Mário” no piso inferior da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, com aproximadamente 1.000 publicações de livros usados em bom estado de conservação. O público pode trocar obras já lidas por outras de seu interesse ou adquirir novos títulos a preços populares (R$ 2 a R$ 10). A entrada é gratuita. A Biblioteca fica na Rua Carlos Gomes, nº 1729, no Centro.

 

Música

No show “Projeto 70”, a banda Garva Groove Gang apresenta canções compostas na década de 1970 no Brasil. Marcos Valle, Hyldon, Banda Black Rio, Caetano Veloso, Di Melo, Tony Tornado, Tim Maia, Antonio Carlo & Jocafi, são alguns dos nomes que estão no set list! Nesta sexta-feira (21), às 20 horas, na Convivência do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

 

Feira

No sábado (22), das 10 às 19 horas, a feira Tô em Casa acontece no Parque Infantil. O público poderá apreciar os trabalhos de mais de 30 empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que passam por decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia. Além dos produtos, a programação apresenta show musical sertanejo com Gabriel Bernar, às 17h30.

 

Oficina

A oficina “Teatro de Objetos para Pais e Filhos”, com Cia Circo de Bonecos, permitirá aos participantes, crianças e adultos, explorar os conceitos do Teatro de Objetos através de divertidos jogos, proporcionando uma oportunidade única para pais e filhos se conectarem através de brincadeiras com objetos do uso cotidiano. No sábado (22), às 10 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.

 

Circo

Na divertida montagem “Circo de Pulgas”, com Cia Circo de Bonecos, dois clowns combinam de apresentar um show acrobático com pulgas. Mas nada dá certo, os truques não funcionam. A solução é treinar uma pequena pulga encontrada na plateia. Os dois clowns adotam a pequena pulga e passam a cuidar dela, formando uma família.  Mas a pulguinha cresce e decide ir viver em um circo de pulgas. No sábado (22), às 16 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.

 

+ Música

Com sotaque do Nordeste do Brasil e tempero quente, o trio brasileiro Suíte Nordeste produz uma fusão musical de altíssima qualidade técnica e musicalidade rara. Um piano de Sergipe, um saxofone de Alagoas e uma bateria do Rio Grande do Norte: João Ventura, Júnior Maceió e Rogério Pitomba desembarcam da Europa trazendo na bagagem uma excelência técnica de peso e um suingue muito particular. No sábado (22), às 20 horas, no Sesi.

 

Choro das Águas

No domingo (23), tem Choro das Águas na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, das 16 às 20 horas, com Feira de Artesanato (16 horas), contação de história “Venha Ver o Sol”, com Luiz Fernando Corrêa (17 horas) e apresentação musical às 18 horas com Cauê Felici. Grátis.

 

E + Música

A violeira Adriana Farias traz para o público um repertório ímpar, mesclando composições próprias com clássicos consagrados da música sertaneja, criando um elo entre o tradicional e o moderno, fazendo com que o público cante, dance e se emocione. Um projeto concebido com cuidado essencial em matéria de sonoridade, pautado pelo bom gosto e singeleza das letras e arranjos. Aposta que só poderia ser elaborada por Adriana Farias, uma cantora, musicista, violeira que faz questão de inovar, adotando um estilo único, porém sem deixar de lado as raízes que tanto inspiraram sua trajetória. No domingo (23), às 16 horas, na Convivência do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

 

Dança

A palavra “encantado”, do latim incantatus, designa algo que é ou foi objeto de encantamento ou de feitiço mágico. É, também, sinônimo de maravilhado, deslumbrado ou fascinado, além de ser uma expressão de cumprimento social. No Brasil, o termo tem, ainda, outros sentidos: se refere às entidades que pertencem a modos afro-ameríndios de percepção de mundo. Os encantados, animados por forças desconhecidas, transitam entre o céu e a terra, nas selvas, nas pedras, em águas doces e salgadas, nas dunas e nas plantas, transformando-os em locais sagrados.

Partindo de cosmogonias indígenas e africanas, a diretora Lia Rodrigues orquestra em cena corpos que se acoplam em arranjos variados na busca pelo coletivo. Embolando-se entre si e em cobertores, vestes e tecidos estampados, os intérpretes-criadores vasculham possibilidades de encantar o que os cerca – imagens, danças e paisagens – e transformá-lo em seus corpos e ideias, refletindo formas de ir ao encontro dos seres viventes em toda a sua diversidade.

O espetáculo “Encantado”, trabalho mais recente da Companhia de Danças, estreou em 2021 no Festival d’Automne de Paris, fazendo temporada em dois teatros da capital francesa, o Teatro Nacional de Chaillot e o Le 104, dos quais a coreógrafa é artista associada. No Brasil, a montagem foi apresentada pela primeira vez no Sesc Pinheiros, no ano seguinte. A produção surgiu no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 e nasceu do desejo de usar a magia e a encantação como guias para conduzir o processo criativo durante esse período dramático. É na quarta-feira (26), às 20 horas, no Teatro Municipal.

 

ArraiAfro

Na quinta-feira (27), a partir das 18h30, a Casa SP Afro de Araraquara recebe o “ArraiAfro”. O evento será aberto ao público, mas a organização pede que cada pessoa leve um prato doce ou salgado. Também haverá brincadeiras de casamento e barraca do beijo. Em sua terceira edição, ele acontece com o intuito de reunir os alunos dos espaços da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais e valorizar a influência e contribuição da cultura afro-brasileira nas festas juninas.

A Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé” fica na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, nº 1195, na Vila Xavier. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (16) 99626-9466 e 3322-8316.

 

Literatura

A 3ª FliSol – Festa Literária da Morada do Sol está com edital aberto para participação na edição deste ano, que será realizada de 7 a 10 de novembro. O objetivo é revelar e divulgar novos valores literários e, assim, visibilizar a produção literária de Araraquara.

Podem se inscrever autores residentes em Araraquara, nas categorias “Literatura Infantil” ou “Literatura Jovem e Adulto”. Cada autor pode participar com apenas uma obra, contendo um livro. Ainda, o autor deve ser maior de 18 anos e ter publicado livro(s) inédito(s) nos últimos três anos, no período de 1º de janeiro de 2021 a 30 de junho de 2024.

A inscrição deve ser realizada exclusivamente online, através do link https://forms.gle/XNw26jkNtwavBskS9, até o dia 30 de junho ou até atingir o limite de 100 inscrições.

Serão selecionados quatro autores em cada categoria para participação nas mesas literárias. O resultado será publicado em 30 de agosto no site do Instituto Colibri e, junto com o resultado, serão informados também os dias e horários de cada participação.

 

Cinema

O cinema do Shopping Jaraguá realiza no domingo (23) mais uma sessão do “Cinema Inclusivo”, agora com exibição da animação “Divertida Mente 2”. A exibição às 11 horas oferece uma sessão de cinema adaptada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

“Divertida Mente 2” volta a entrar na mente da agora adolescente Riley, no momento em que a Sala de Comando passa por uma repentina demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que há muito tempo comandam uma operação de sucesso, não sabem ao certo como se sentem quando a Ansiedade, a Inveja, o Tédio e a Vergonha chegam.

É solicitado que seja apresentada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) ou laudo que comprove a deficiência - é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.

Os valores do Cinema Inclusivo na sala Moviecom é de meia-entrada para a pessoa com deficiência e seu acompanhante.

 

Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):

- Assassino Por Acaso

- Bad Boys: Até o Fim

- Bandida: A Número Um

- Divertida Mente 2

- Furiosa: Uma Saga Mad Max

- Planeta dos Macacos: O Reinado

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

 

Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):

- Assassino Por Acaso

- Bad Boys: Até o Fim

- Divertida Mente 2

- Grande Sertão

- Os Observadores

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.


Publicado em: 21 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça do Bosque Maçônico precisa de limpeza e revitalização

17 de julho de 2024

Após ser procurado por moradores da região da Praça do Bosque Maçônico, na Vila Sedenho, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou uma indicação à Prefeitura, sugerindo serviços de limp...



Bancos de área de lazer do Jardim Santa Júlia oferecem riscos aos frequentadores

17 de julho de 2024

Bancos de concreto destruídos e com estrutura metálica aparente, estes são os problemas que os usuários têm encontrado na parte central da Área de Lazer “Carlos Benedito Fusari”, localizada no Jard...



Câmara aprova novo subsídio de secretários municipais para próximo mandato

16 de julho de 2024

Na primeira Sessão Ordinária do segundo semestre, nesta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara debateram e aprovaram uma pauta com 15 projetos. Projeto da Mesa Diretora...



Cinema Inclusivo

16 de julho de 2024

No sábado (20), às 14h30, no Cine Center Lupo, terá cinema inclusivo com a exibição da animação “Meu Malvado Favorito 4”. Essa sessão de cinema é adaptada a pessoas com transtorno do espectro autis...



Uso consciente (16/07)

16 de julho de 2024

O Daae e a Prefeitura alertam sobre a importância do uso consciente da água. A ação busca enfrentar o momento climático atípico de estiagem pelo qual estamos passando. A autarquia orienta para que...



Projeto para reforma do conjunto de bocha do Pinheirinho está em processo de elaboração

16 de julho de 2024

Em maio, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação do Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, no Parque Ecológico "...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!