1212
A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara organizou, na quinta-feira (10), um Visite a Câmara com os alunos do 8º ano da Escola Estadual “Dorival Alves”.
“O projeto é de uma resolução da Câmara, que a Escola é responsável, e tem a ideia de contribuir para aproximar a população da Casa de Leis”, ressaltou a diretora da EL, Ana Paula Escamilha.
Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Escola, vereador Rafael de Angeli (PSDB), pelas assistentes técnicas Alicia Gimenez, Bruna Cardoso Brasil e Ana Paula Escamilha, e pelos vereadores Elias Chediek (MDB) e Roger Mendes (Progressistas). Assistiram a uma palestra para depois conhecerem as dependências do prédio da Casa de Leis. Na demonstração, as membras da EL explicaram os três poderes que regem o país: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Com o foco maior no trabalho do vereador, Bruna falou sobre as responsabilidades e competências dos parlamentares, como a de fiscalizar o Executivo. Ela ainda ressaltou a importância de eles terem o conhecimento da função de cada poder, para poderem votar com consciência quando chegar a hora.
“É importante que os estudantes tenham conhecimento que nossa função é a de fiscalizar e que os projetos de leis que saem da Casa não podem gerar ônus para a Prefeitura, para que eles saibam o que podem exigir de nós, parlamentares”, disse Angeli.
Bruna também discorreu sobre os eventos que acontecem na Câmara e são abertos ao público, como as sessões ordinárias e cidadãs, audiências públicas e as palestras organizadas pela EL. Ainda falou sobre as tribunas populares, nas quais a população se inscreve para falar sobre assuntos que julga pertinentes para a cidade.
Os alunos se mostraram interessados e consideraram a visita uma forma importante de conhecer o poder Legislativo. “Acrescentou muito mais conhecimento sobre os três poderes. Aprendi que aqui é muito parecido com o grêmio da escola, que busca interligar a direção com os alunos. Quem faz parte do grêmio, passa as necessidades dos estudantes para a diretoria, e é isso que acontece entre os vereadores e o prefeito”, relatou a aluna Gabrielle Espineli Gagliardi Mauri.
Visite a Câmara
O projeto Visite a Câmara foi instituído pela Resolução n° 383, de 4 de agosto de 2010. As visitas eram organizadas pela Mesa Diretora, mas passaram a ser parte das atividades da Escola do Legislativo em 2013, quando foi criada.
Publicado em: 11 de maio de 2018
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neurop...
Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Défic...
Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As ativid...
Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parl...
Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20). Alunos e p...
Educação, neurodiversidade e inclusão serão os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) este mês. As atividades acontecerão no Plenário da Câmara e integram o...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.