1018
Após visita de fiscalização ao Ambulatório da Saúde da Mulher, localizado na região central, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) protocolou a Indicação nº 849/2025, na qual sugere ao Executivo algumas melhorias na infraestrutura da unidade, que integra a Rede de Atenção Ambulatorial Especializada do Município.
No documento, o parlamentar menciona alguns equipamentos que estão fora de operação, como o eletrocardiógrafo (dispositivo usado na realização de exames de eletrocardiograma nas pacientes) e aparelhos de ar-condicionado quebrados nas salas de pós-enfermagem, administrativo e fisioterapia. Na lavanderia, não há máquina de lavar roupas. O único tanquinho disponível está avariado.
Entre os problemas de infraestrutura, Delmiran aponta o espaço reduzido na sala de espera, o que dificulta a acomodação dos usuários, e a ausência de banheiro no consultório – comprometendo a privacidade e o conforto das pacientes durante os atendimentos. Na sala de psicologia, não há climatização e nem ventilação apropriada.
Além disso, a pia usada para higienização das mãos dos profissionais tornou-se inadequada, por ser a mesma onde os objetos utilizados nas consultas são lavados, representando um risco potencial de contaminações.
Outro ponto que chamou a atenção do vereador é a insuficiência de vagas do estacionamento destinado aos servidores que trabalham naquela unidade, dificultando a mobilidade e o acesso dos funcionários.
“A precariedade dessas condições afeta tanto os pacientes quanto os profissionais da unidade, tornando o ambiente inadequado para a realização de atendimentos. Dessa forma, solicitamos providências urgentes para garantir um espaço mais adequado e humanizado para o atendimento à população”, justificou Delmiran.
Ambulatório da Saúde da Mulher
O Ambulatório da Saúde da Mulher oferece serviços de assistência médica e atendimento multidisciplinar voltado exclusivamente ao público feminino, onde são feitas investigações e acompanhamento de casos de câncer pélvico e de mama, realização de exames específicos e curativos pós-cirúrgicos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.