763
No mês de agosto, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou requerimento, solicitando informações sobre o andamento das obras na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Henrique Scabello.
A Secretaria Municipal de Educação respondeu ao parlamentar afirmando que houve prorrogação dos prazos da obra em virtude do acréscimo de serviços, mas que todas as atividades foram finalizadas no final de setembro.
O setor ainda confirma que, para que pudessem ser realizados todos os serviços não previstos originalmente, foi necessário um aumento de R$ 728.123,54 no orçamento inicial.
“Os serviços contemplados que culminaram no acréscimo compreendem substituição das janelas basculantes por esquadrias em vidro temperado, inclusão de grades de proteção nas janelas, acréscimo de telha termoacústica na escola e de luminárias LED nos banheiros, adequação dos pisos da área externa e da pintura integral da unidade, e reconstituição da estrutura metálica da quadra poliesportiva”, completa.
No entanto, esclarece a Secretaria, prorrogações de prazo não vêm necessariamente acompanhadas de reequilíbrio econômico-financeiro no contrato, ou seja, o valor do contrato não altera com as prorrogações.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos finaliza explicando que a prorrogação foi necessária pelo fato de a obra ter sido executada em etapas, devido à presença de alunos no local, e reforça que “esses imprevistos não são acompanhados por reequilíbrio econômico-financeiro”.
Para o vereador, é compreensível que atrasos ocorram em obras, ou que algumas necessidades pontuais sejam observadas no decorrer da execução, “mas o que acontece em obras de Araraquara, de todas as pastas, foge à exceção”. “São aditivos de valores altos e prorrogações por prazos até quatro vezes maiores do que o inicialmente previsto. Quanto ao reequilíbrio econômico-financeiro, de acordo com a lei, dependendo do período de prorrogação, se demonstrada variação de preços do período ou algum tipo de ônus, a Administração deverá realizar o reequilíbrio de modo a manter as condições inicialmente pactuadas. Para mim, há a clara impressão de que os valores e prazos contratados acabam por nunca serem os realizados no fim das contas, sempre há aditivos de prazo e/ou valores. Por isso, é primordial um acompanhamento próximo de cada obra e de cada contrato e é o que busco fazer”, completa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de promover maior transparência sobre o serviço de segurança pública no Município, em abril, a vereadora Maria Paula (PT) enviou o Requerimento nº 735/2025 à Prefeitura, solicitando...
O Fundo Social de Solidariedade realizará a ação “Vestindo Esperança”, na quinta-feira (3), a partir das 9 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) “Luiz Fernando Prudenciano”. N...
No domingo (6), a Vila Harmonia recebe mais uma edição do GiraFeira, evento que leva arte, lazer e cultura para os bairros da cidade. A programação gratuita acontece das 17 às 22 horas, na Praça do...
A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou uma indicação à Prefeitura sugerindo a criação de medida de contingência em empreendimento que está sendo realizado pela BRNPAR na Avenida Professora Leila...
Por meio de um Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu ao órgão informações sobre a participação dos judocas da Fundesport nas com...
A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.