Notícias



Após reunião articulada pelo Legislativo, Prefeitura pode viabilizar atendimento para saúde mental

Para o presidente Paulo Landim (PT), seria a solução para o déficit orçamentário da Casa Cairbar

1447


Um assunto bastante sensível, a saúde mental, foi tema de uma reunião articulada pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), na tarde da sexta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal da Saúde, entre representantes da Casa Cairbar Schutel e a secretária Eliana Honain, quando a situação da instituição foi apresentada.

 

Marísia Helena da Cruz, presidente da Casa, abordou o orçamento para 2023 e a adequação de uma ala para dependência química. Já Nelson Fernandes Jr., tesoureiro, mostrou em uma apresentação em vídeo os apontamentos de um déficit mensal de R$ 126 mil, afirmando que a missão da Casa Cairbar é manter as demandas da saúde pública.

 

No ano em que a instituição completa 56 anos, os números revelam que hoje o volume de atendimentos fica em aproximadamente um terço do que já foi no passado, portanto, há a possibilidade de atender à crescente procura por esse tipo de serviço.

 

A reunião caminhou para uma solução que atende às necessidades dos dois setores. “Eles demonstraram que trabalham com déficit orçamentário e, em contrapartida, o Município coloca a possibilidade de estruturação da rede de saúde mental com propostas de incremento de serviços, pois precisamos resolver o problema da saúde mental o mais rápido possível”, salientou Eliana.

 

Ela sugeriu três alternativas que seriam positivas para ambas as partes: parceria com o Caps tipo 3, Consultório de Rua e outra residência terapêutica. Conseguindo prestar esses serviços, vão viabilizar muito o atendimento à saúde mental de Araraquara, e consegue-se tornar a Casa Cairbar sustentável.

 

Os próximos passos serão a Casa Cairbar entregar uma planilha com os custos desses serviços, iniciar as negociações e posteriormente proceder o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

 

Transtornos mentais

Assim como em todo o país, crescem de maneira vertical em Araraquara os casos de transtornos mentais, muitos em decorrência do uso abusivo de álcool e de drogas, e também os transtornos de humor, que são as depressões e as ansiedades, um grande problema de saúde pública. “Precisamos trabalhar muito no caminho de construir uma saúde mental resolutiva e efetiva para a população de Araraquara”, enfatizou Eliana.

 

Para Landim, “a reunião foi extremamente proveitosa, pois uma solução surgiu para resolver um problema do setor de saúde, que é o gargalo no atendimento aos pacientes, e resolve também a situação de déficit orçamentário mensal da Casa Cairbar, que tem estrutura e pessoal especializado para fazer o atendimento. Seria algo nos moldes do que é feito com a administração da Gota de Leite e seria muito bom para todos”, salientou.

 

Com relação à adequação de uma ala para dependência química, cujo valor é relativamente pequeno, de R$ 75 mil, o parlamentar sugeriu a busca de uma Emenda Parlamentar junto a deputados. Ele vai se empenhar para fazer chegar às mãos de deputados estaduais e federais os documentos com as necessidades da Casa Cairbar Schutel.

 

O advogado da Casa Cairbar, Wilson Ademori, também participou da reunião.

 

Com informações da assessoria do gabinete da Presidência


Publicado em: 18 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Apresentação de Coral Natalino

28 de novembro de 2025

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli, tem a hora de convidar para prestigiar a apresentação do Coro Encanto Teens e da solista Regina de Lourdes, sob a regência...



Agenda Cultural – 28/11

28 de novembro de 2025

Música Baile que celebra o estilo Black Charme e que mescla elementos do soul, funk e hip-hop. Discotecagem com DJ Spin e aula com a professora Sabrina Caetano. “Baile Black”, nesta sexta-feira (2...



Agenda Esportiva – 28/11

28 de novembro de 2025

Basquete feminino Pela primeira partida das finais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Sesi recebe o Corinthians no sábado (29), às 16 horas, no Ginásio do Sesi. Grátis.   Futebol fem...



Araraquara conta com 380 vagas mensais para exames de ultrassonografia obstétrica

28 de novembro de 2025

No início de novembro, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a falta de exames de ultrassom na Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves...



Moradores do Jardim Morumbi pedem construção de praça e melhorias na manutenção do bairro

28 de novembro de 2025

Em fiscalização no Jardim Morumbi, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), ouviu pedidos da população para a construção de uma praça e para melhorias na zeladori...



Câmara de Araraquara empossa novo servidor aprovado em concurso público

28 de novembro de 2025

Em ato no Gabinete da Presidência, Raoni Gustavo Mauro foi empossado como novo servidor público da Câmara Municipal de Araraquara. Ele foi aprovado em concurso público para o cargo de analista em g...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!