976
Um assunto bastante sensível, a saúde mental, foi tema de uma reunião articulada pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), na tarde da sexta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal da Saúde, entre representantes da Casa Cairbar Schutel e a secretária Eliana Honain, quando a situação da instituição foi apresentada.
Marísia Helena da Cruz, presidente da Casa, abordou o orçamento para 2023 e a adequação de uma ala para dependência química. Já Nelson Fernandes Jr., tesoureiro, mostrou em uma apresentação em vídeo os apontamentos de um déficit mensal de R$ 126 mil, afirmando que a missão da Casa Cairbar é manter as demandas da saúde pública.
No ano em que a instituição completa 56 anos, os números revelam que hoje o volume de atendimentos fica em aproximadamente um terço do que já foi no passado, portanto, há a possibilidade de atender à crescente procura por esse tipo de serviço.
A reunião caminhou para uma solução que atende às necessidades dos dois setores. “Eles demonstraram que trabalham com déficit orçamentário e, em contrapartida, o Município coloca a possibilidade de estruturação da rede de saúde mental com propostas de incremento de serviços, pois precisamos resolver o problema da saúde mental o mais rápido possível”, salientou Eliana.
Ela sugeriu três alternativas que seriam positivas para ambas as partes: parceria com o Caps tipo 3, Consultório de Rua e outra residência terapêutica. Conseguindo prestar esses serviços, vão viabilizar muito o atendimento à saúde mental de Araraquara, e consegue-se tornar a Casa Cairbar sustentável.
Os próximos passos serão a Casa Cairbar entregar uma planilha com os custos desses serviços, iniciar as negociações e posteriormente proceder o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.
Transtornos mentais
Assim como em todo o país, crescem de maneira vertical em Araraquara os casos de transtornos mentais, muitos em decorrência do uso abusivo de álcool e de drogas, e também os transtornos de humor, que são as depressões e as ansiedades, um grande problema de saúde pública. “Precisamos trabalhar muito no caminho de construir uma saúde mental resolutiva e efetiva para a população de Araraquara”, enfatizou Eliana.
Para Landim, “a reunião foi extremamente proveitosa, pois uma solução surgiu para resolver um problema do setor de saúde, que é o gargalo no atendimento aos pacientes, e resolve também a situação de déficit orçamentário mensal da Casa Cairbar, que tem estrutura e pessoal especializado para fazer o atendimento. Seria algo nos moldes do que é feito com a administração da Gota de Leite e seria muito bom para todos”, salientou.
Com relação à adequação de uma ala para dependência química, cujo valor é relativamente pequeno, de R$ 75 mil, o parlamentar sugeriu a busca de uma Emenda Parlamentar junto a deputados. Ele vai se empenhar para fazer chegar às mãos de deputados estaduais e federais os documentos com as necessidades da Casa Cairbar Schutel.
O advogado da Casa Cairbar, Wilson Ademori, também participou da reunião.
Com informações da assessoria do gabinete da Presidência
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...
O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou uma indicação à Prefeitura solicitando a aquisição de aparelhos celulares corporativos para uso dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de...
A partir das 18 horas da quinta-feira (3), a Câmara recebe a Audiência Pública “Terceirização e precarização dos trabalhadores e das trabalhadoras em empresas do ramo financeiro”, convocada pelo ve...
Foram lançados dois novos editais para a 4ª edição da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol), que será realizada no início de novembro, para curtas-metragens e para autores independentes e peque...
No dia 13 de junho, a vereadora Geani Trevisóli (PL) enviou a Indicação nº 2958/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de uma rampa de acessibilidade no palco do Teatro Municipal, localizado n...
Moradores da Vila José Bonifácio entraram em contato com o vereador Michel Kary (PL) e relataram problemas nos bancos da Praça do Faveral. Por isso, o parlamentar esteve no local para verificar a s...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.