Publicado por: Foto: Prefeitura de Sonora
270
Após receber diversas reclamações em seu gabinete sobre a dificuldade das pessoas com deficiência e idosos de encontrarem vagas de estacionamento a eles destinadas, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) apresentou, em maio, um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre essas vagas.
No documento, o parlamentar destacava que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do total de vagas de estacionamento, 2% devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% a idosos. “Recebemos reclamações também sobre a troca de local das vagas”, apontou Angeli.
Em resposta, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que, das 1.450 vagas de estacionamento rotativo, 60 são destinadas a pessoas com deficiência e 73 a idosos.
O chefe da pasta explica que frequentemente são analisadas as dificuldades e necessidades deste público para atendimento. “O atendimento acontece quando há ampliação do perímetro da Área Azul para atender às Resoluções do Contran e conforme recebemos solicitações da população e da Câmara Municipal.”
Carneiro detalha que são analisados alguns critérios técnicos e operacionais, mas principalmente a acessibilidade, comodidade e segurança, sem colocar em risco a integridade física da pessoa com deficiência ou o idoso. “Pesquisas formais não foram realizadas, porém, por meio das solicitações que a Secretaria recebe, percebe-se que há grande parte dos usuários que utilizam as vagas especiais e não há reclamações, pois normalmente são atendidos os pedidos que nos são encaminhados.”
Ele encerra dizendo que todos os pedidos recebidos pela Secretaria são analisados tecnicamente dentro dos critérios de segurança e acessibilidade e, se considerados viáveis, são atendidos.
"Continuaremos a acompanhar de perto essa situação, garantindo que as vagas de estacionamento reservadas para idosos e pessoas com deficiência atendam às necessidades reais de forma eficiente e segura. Verificaremos a situação mais a fundo e trabalharemos para assegurar que essas vagas sejam acessíveis, bem localizadas e suficientes para atender a demanda, implementando todas as medidas necessárias de maneira transparente e mantendo a comunidade informada sobre o andamento das ações", completa Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O orçamento do município de Araraquara para o próximo ano (LOA 2025), estimado em R$ 1,8 bilhão (R$ 1.813.807.000,00), já começou a ser votado na Câmara Municipal de Araraquara e recebeu, em Sessão...
Em documento encaminhado à Prefeitura, o vereador Marchese da Rádio (PSD) solicita o serviço de tapa-buraco em trecho da Rua Fernando Pierini, no Adalberto Frederico de Oliveira Roxo II. De acordo...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 11 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental, médio e superior. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do P...
Um projeto sobre o orçamento municipal com 26 emendas na Sessão Extraordinária e outros 13 projetos na Sessão Ordinária. Essa inicialmente é a pauta dos vereadores nas duas sessões programadas para...
Em outubro, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) solicitou à Prefeitura, por meio da Indicação nº 4556/2024, troca da iluminação da quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamenta (Emef) “...
Considerando a mudança de governo nos anos subsequentes e a implementação de um novo modelo de gestão a ser executado, a vereadora Fabi Virgílio (PT) convocou a Audiência Pública “O Futuro do Meio...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.