Notícias



Araraquara fará força-tarefa para conter abusos na Bento de Abreu



358


Já faz parte da cultura araraquarense a circulação de pessoas de diferentes classes sociais percorrendo sempre aos domingos a pé e em veículos a Avenida Bento de Abreu, na Fonte. Essa aglomeração também causa problemas como abusos no trânsito, além do consumo de drogas e bebidas alcoólicas algumas vezes por menores de idade. O fato é que alguns desses atos ilícitos unido a agressões vêm crescendo, segundo um grupo de representantes ligados a segurança e infância e juventude que se reuniu nesta quinta-feira, na Câmara Municipal. A medida tomada foi criar uma força tarefa para conter abusos já a partir deste final de semana.

Esta foi a segunda reunião solicitada pelo vereador Doutor Helder (PPS), que monitorou pessoalmente durante alguns finais de semana, a movimentação de jovens em carros, motos, bicicletas e também a pé no trecho da Avenida Bento de Abreu que vai da Rua Nove de Julho até a rotatória da Alameda Rogério Pinto Ferraz, onde está a estátua do Soldado Constitucionalista. O ponto com a maior presença de jovens como já é de costume, de acordo com o vereador, é mesmo o pátio do Teatro Municipal.

“Ali tem menino andando com bebida e também gente empinando moto e cometendo outras irregularidades”, diz o doutor Helder reconhecendo o espaço de encontro, mas pedindo uma maior fiscalização para que haja harmonia em uma das principais avenidas de Araraquara. Como decisão da reunião, o comandante da 3ª Companhia de Policiamento Militar, tenente Alan Esteves Fernandes Gouvêa, garantiu que uma viatura fará a ronda especificamente na Avenida e terá como suporte o auxílio de outras equipes caso haja a necessidade de apoio.

“Nós já estamos fazendo esse serviço. Trabalhamos com um cartão de prioridade para atuar nas áreas mais críticas visando sempre combater os crimes que estão mais evidência como os roubos”, justifica o tenente que dentro de uma logística da própria PM tentará fazer um ou outro bloqueio. A Guarda Civil Municipal também apoiará a força tarefa. O coordenador dos agentes, Marcos Roberto da Silva, diz que deixará homens e viaturas estacionados e também percorrendo a via buscando minimizar os abusos.

O mesmo caberá aos agentes de trânsito posicionados ao longo do trecho com viatura e talões de autuação. A Bento de Abreu está monitorada por câmeras em três locais – no cruzamento com a Rua Nove de Julho, em frente ao Teatro e na rotatória em frente a Companhia Troleibus Araraquara (CTA). O secretário municipal de segurança pública, coronel José Antônio Spera, afirmou que qualquer anormalidade será comunicada à PM. Eles ainda estudarão a possibilidade de criar uma faixa lembrando sobre o videomonitoramento nos locais.

Medidas emergenciais e preventivas também serão adotadas. Uma delas é a iluminação reforçada na Avenida Nair Teffe, uma via estreita entre uma agência bancária e um ponto de taxi. De acordo com a PM, o local é usado para a venda e uso de drogas. A instituição financeira também será notificada pela Câmara, PM e Ministério Público a retirar uma mureta usada como banco. Nesta quinta, já houve uma comunicação sobre o caso.

O juiz Marco Aurélio Bortolin, da Vara da Infância e Juventude, frisou a necessidade desse apoio conjunto para barrar o consumo de bebidas - cervejas ou destiladas – a adolescentes e até adultos que estiverem dirigindo. “A Prefeitura pode até fazer uma campanha nos estabelecimentos comerciais para responsabilizá-los sobre a venda.” Na mesma linha, a promotora da Infância e Juventude, Noemi Corrêa, acredita ser possível também buscar em uma segunda etapa a participação de um órgão do consumidor para que haja essa fiscalização.   Para o vereador Doutor Helder, depois de um período ainda não especificado de avaliação dos trabalhos de fiscalização e prevenção na Avenida Bento de Abreu aos finais de semana, o grupo com esses órgãos voltará a se reunir para fazer um balanço do antes e depois. A ideia, segundo o parlamentar, é agrupar também representantes da Polícia Civil, do Conselho Tutelar e da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia).


Publicado em: 28 de março de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Melhorias em campos de futebol e quadras do Parque do Pinheirinho são solicitadas à Prefeitura

21 de outubro de 2025

A realização de melhorias estruturais nos campos de futebol e nas quadras do Parque do Pinheirinho foi solicitada à Prefeitura pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL), por meio da Indicação nº 4804/...



Interdição alternada

21 de outubro de 2025

Até o dia 30 de novembro, haverá interdição alternada de faixas na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), entre os quilômetros 83 e 93, nas proximidades do acesso ao Campus da Unesp, n...



Projeto Guri (21/10)

21 de outubro de 2025

O Projeto Guri Araraquara está com inscrições abertas para cursos gratuitos de música voltados a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A iniciativa oferece vagas nas turmas de trombone, trompete...



Castração gratuita (21/10)

21 de outubro de 2025

A Prefeitura, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, oferece castração gratuita de cães e gatos para moradores com renda familiar de até três salários mínimos. O programa tem como objetivo...



Qualificação profissional

21 de outubro de 2025

A Prefeitura, em parceria com o Sebrae, está com inscrições abertas, a partir do dia 22 de outubro, para dois cursos gratuitos que promovem qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo...



Árvores em unidade escolar necessitam de inspeção e manutenção

21 de outubro de 2025

Árvores localizadas no Centro de Educação e Recreação (CER) do Caic “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro” precisam passar por vistoria, inspeção, poda ou remoção preventiva. O alerta é do vereador...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!