Notícias



Araraquara pode perder Samu Regional

Alerta foi feito em audiência pública para discutir problemas na Saúde

751


A retirada de mais uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode levar o município a deixar de ser referência regional e perder repasses federais. O alerta foi feito por Claudemir Conte e Anderson Antonio de Freitas Faria, que atuam no serviço, durante audiência pública para discutir problemas da Saúde, realizada na Câmara Municipal, na noite da quinta-feira (18).

 

Caso a medida se concretize, a cidade ficaria com apenas uma viatura do Samu a partir da sexta-feira (19). O Ministério da Saúde manda R$ 65 mil mensalmente para cada viatura. Esse valor dobra em caso de qualificação das unidades. Desde 2010 o processo de qualificação está parado, de acordo com trabalhadores do setor.

 

Ao contrário de Araraquara, Matão já tem três viaturas qualificadas e poderá ficar com o Samu Regional. Para Conte, “ao desativar viaturas, o município sinaliza que não precisa do serviço e os recursos deixam de vir; podemos perder até o 192, além dos graves prejuízos para o atendimento das pessoas”. “Não estamos mais conseguindo salvar vidas”, emendou Faria.

 

O vereador Donizete Simioni (PT) observou que “vamos perder recursos e a regionalização e, sem as unidades atuando, funcionários altamente qualificados e dedicados vão ficar sem trabalhar e a população sem atendimento”. Para ele, “nada justifica o corte de recursos para a Saúde”.

 

Mobilização

Preocupados com o que ouviram, os vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), Rodrigo Buchechinha (SDD), Jair Martineli (PMDB) e Tenente Santana (PSDB) afirmaram que procurarão a Prefeitura para agendar uma reunião na tentativa de encontrar uma solução para este e outros problemas que atingem a Saúde.

 

Yashuda disse que espera bom senso e entendimento de todos os envolvidos com a questão e ressaltou a urgência em resolver os problemas. De acordo com Martineli, “vamos fazer todo o possível, pois esta situação não pode ficar como está”.

 

Santana defendeu união de esforços entre “as forças vivas da cidade”. Ele quer mobilizar Executivo, Legislativo, Judiciário, sindicatos e outros órgãos e entidades “para focarmos neste momento na busca de garantir atendimento médico”. Buchechinha sugeriu “trancar a pauta de votações da Câmara até esgotarmos as discussões e encontrarmos soluções”.

 

Ausência

Sem a presença de nenhum representante da Prefeitura, a audiência pública teve a participação de vereadores, integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais (Sismar) e do Samu. A iniciativa foi de Rodrigo Buchechinha. Os trabalhos tiveram a mediação de Yashuda, presidente em exercício da Câmara Municipal.

 

“É lamentável o desinteresse da Prefeitura em discutir um problema tão grave. Uma falta de respeito”, sentenciou. O mesmo tom foi adotado por outros vereadores presentes. Para Jair Martineli (PMDB), “faltou respeito até com a base de apoio do prefeito aqui na Câmara”.

 

Os sindicalistas Valdir Teodoro Filho e Marcos Zambone, presidente e vice-presidente do Sismar, reiteraram que “estamos aqui para discutir profunda e seriamente e contribuir para resolver os problemas; queremos, para construir, mas precisamos que a Prefeitura se disponha a debater”. Teodoro contou que os servidores da Saúde não entraram em greve para não piorar a situação.

 

Situação dramática

Opinião unânime entre os participantes é quanto à dramática situação da Saúde no Município. Claudemir apontou que desde que os cortes começaram “quatro pessoas morreram por falta de atendimento”. Segundo ele, “hoje (quinta-feira), houve três paradas cardíacas, mas só havia duas ambulâncias atendendo; duas macas de ambulâncias ficaram presas nas UPAs porque não tinha mais leito”.

 

Faria relatou que o Samu acaba fazendo serviços que não são de sua competência. “Tem unidade transportando gente para fazer hemodiálise, fazendo viagens para atender agendamentos de consultas por conta de acertos políticos; já teve paciente esperando três dias na UPA por um leito na Santa Casa; e, a UPA Central já não tem mais espaço para tanta gente e até maca tem faltado”, disse.

 

O vereador Edio Lopes criticou as carências. “Faltam profissionais, faltam equipamentos, falta gestão”, disparou. O parlamentar pediu que a Comissão Permanente de Saúde da Câmara “tome atitudes urgentes porque a situação não pode ficar como está; quem sofre é a população que mais necessita”.

 

Bons profissionais

Por outro lado, os relatos referentes ao trabalho dos profissionais são positivos. Odair Cardoso, radialista, contou que a rápida intervenção de um médico e da equipe de enfermagem da UPA da Vila Xavier salvou a vida dele. “Ela estava com uma crise apendicite e foi salva pela atuação rápida e eficiente do pessoal da UPA da Vila”.

 

Lopes observou que “são realizados até procedimentos que não poderiam ser realizados, mas é a única forma de salvar pacientes que não têm como ser levados por falta de viaturas ou por falta de leitos nos hospitais; os profissionais são excelentes, mas, infelizmente, faltam estrutura e boas condições de trabalho para eles”.


Publicado em: 19 de setembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!