Notícias



Araraquara pode se beneficiar com criação de programa de cuidados paliativos

Argumento é da vereadora Fabi Virgílio (PT) em indicação

619


No final de outubro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou indicação, sugerindo a criação de um programa municipal de cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os Cuidados Paliativos (CP) foram conceituados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma forma de promover qualidade de vida de pacientes e seus familiares, por meio do alívio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação minuciosa e do tratamento de sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. É uma estratégia dedicada a esgotar todos os recursos existentes para cuidar de pacientes com doenças incuráveis.

A parlamentar considera que a demanda por CP é um problema atual de saúde pública, considerando o progressivo envelhecimento da população. "O crescimento do número de idosos resulta no aumento da incidência de Doenças Crônico-degenerativas Não Transmissíveis (DCNT).”

No âmbito nacional, já existem iniciativas que investem no cuidado paliativo, como o Programa Nacional de Assistência à Dor e Cuidados Paliativos, criado pelo Ministério da Saúde (MS), em 2002.

Segundo o Atlas dos Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados

Paliativos, existem no Brasil 191 serviços especializados em cuidados paliativos. Para Fabi, um serviço em Araraquara seria extremamente benéfico.

A vereadora esclarece ainda que cuidados paliativos não são usados para abreviar a vida de pacientes, ou para economizar custos, e não dispensam o cuidado médico da doença.

"Preparar profissionais e incorporar programas que integrem os CP à rede de saúde contribuirá para a humanização e integralidade da assistência, visto que poderá ajudar a diminuir o abandono e sofrimento de pacientes e suas famílias", argumenta.

A parlamentar considera importante ressaltar que não existe um plano de cuidados idêntico para todos os pacientes. "Deve ser individualizado, pois depende da situação clínica e das prioridades de cada um. É necessário que ele possa ser ouvido e ter os cuidados voltados para as suas vontades.”

Fabi alega, por fim, que o princípio da dignidade humana e a garantia das necessidades vitais de cada indivíduo são protegidos pela Constituição Federal.


Publicado em: 04 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Simpósio Autismo

16 de abril de 2025

Promovido em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Simpósio “Ampara pela conscientização do autismo” acontecerá no dia 25 de abril, das 7h45 às 12h30 e das...



Agenda Cultural – 16/04

16 de abril de 2025

Vivência A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educador...



Agenda Esportiva – 16/04

16 de abril de 2025

Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta o Sampaio Basquete na quinta-feira (17), às 19h30, no Castelinho.   A equipe araraquarense é a líder da competi...



Alterações no orçamento da Prefeitura serão votadas na próxima terça-feira (22)

16 de abril de 2025

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira (22). Devido ao feriado prolongado da Páscoa e ao Dia de Tiradentes, a publicação da pauta da sessão foi antecipada para esta quarta-feira (16)....



Informações sobre usinas públicas de asfalto a partir de pneus são solicitadas em documento

16 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) requisitou informações sobre a criação de usinas públicas municipais para a produção de massa asfáltica utilizando borr...



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

16 de abril de 2025

Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenár...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!