Notícias



Araraquara possui 170 mil árvores nas calçadas, informa estudo da Esalq/USP

Inventário arbóreo do município foi apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e pela universidade a vereadores

461


Um inventário arbóreo realizado em todas as regiões de Araraquara constatou a presença de 170 mil árvores no sistema viário do perímetro urbano, em uma média de uma árvore a cada 24 metros. O estudo foi apresentado na quinta-feira (29), na Câmara Municipal, em reunião com vereadores.

 

O trabalho, que utilizou métodos de amostragem de quarteirões, foi realizado pelo Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba, em iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

Foram identificadas 53 espécies diferentes durante o estudo. Duas delas, oiti e alfeneiro, representam praticamente metade de toda a quantidade de árvores presente no município.

 

Segundo o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, que coordenou o inventário, Araraquara possui um número de árvores acima de outras cidades, inclusive maiores em população. Porém, melhorias ainda podem ser realizadas.

 

Não fazem sombra suficiente

 

“Araraquara tem uma quantidade muito boa, mas são muitas árvores podadas e pequenas, que não fazem a sombra que a cidade precisa”, destacou. A maioria das árvores da cidade está abaixo de cinco metros de altura.

 

Para chegar a um cenário ideal, o inventário sugeriu para o Município o plantio de mais 80 mil árvores em todo o território urbano — chegando a 250 mil, o que representaria mais de uma árvore por habitante.

 

Dessas novas árvores sugeridas, 28,5 mil estariam em áreas consideradas prioritárias pela equipe que realizou o estudo, por registrarem temperaturas mais altas: as regiões central, leste e norte.

 

“O consumo de energia elétrica diminui quando você tem uma rua totalmente sombreada como a Voluntários da Pátria [Rua 5]. Imagine uma cidade quente como é Araraquara. É só um exemplo, mas tem outros. O equilíbrio emocional, a saúde física das pessoas, o efeito do filtro de poluentes proporcionado pelas folhas e pelas copas das árvores. Você tem economia na manutenção do próprio asfalto sombreado em relação ao asfalto que recebe sol pleno, porque ele se desgasta mais. Toda a comunidade se beneficia se houver uma política mais agressiva para ter mais sombra e maior cobertura de árvores na cidade”, afirmou o professor Demóstenes.

 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, declarou que os técnicos da secretaria passarão por um treinamento com a equipe da Esalq/USP. “Nos últimos anos, já fizemos um enorme plantio em Araraquara e retiramos muitas árvores que estavam com problemas. A partir deste momento, com os documentos [do inventário] na mão, vamos fazer um trabalho nessa parte climática”, explicou.

 

Estiveram presentes na apresentação o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Edson Hel (Cidadania), João Clemente (PSDB) e Rafael de Angeli (PSDB), além da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de outros representantes da Prefeitura.


Publicado em: 30 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Ciclo de Audiências Públicas da LDO 2025 é iniciado na Câmara

13 de maio de 2024

Foi realizada no Plenário da Câmara, na tarde desta segunda-feira (13), a primeira Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, conforme o Projeto...



Covid-19 e dengue (13/05) *

13 de maio de 2024

  Araraquara registrou, nesta segunda-feira (13), mais 2 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.135 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros muni...



Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é homenageado em solenidade na Câmara

13 de maio de 2024

Com 100 anos completados recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) foi homenageado na noite de sexta-feira (10) pela Câmara de Araraquara com a entrega do Diploma de Reconh...



‘Transformação em Cores’ volta para debate e votação na sessão desta terça-feira (14)

13 de maio de 2024

A pauta da Sessão Ordinária desta terça-feira (14) traz novamente para o Plenário o projeto que institui no município o Programa “Transformação em Cores”, visando ao incentivo à qualificação profis...



Prêmio André Braz (13/05)

13 de maio de 2024

Nesta segunda-feira (13), às 19h30, a Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, localizada na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, nº 1195, na Vila Xavier, receberá a cerimônia de entrega da edição...



Campanha do Agasalho (13/05)

13 de maio de 2024

A Campanha do Agasalho 2024 está com o tema “Doe amor e empatia. O frio passa, mas o gesto fica”. As doações podem ser feitas até o dia 3 de agosto e podem ser doados todos os tipos de agasalhos, d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!