Notícias



Araraquara possui 33 quarteirões pavimentados com paralelepípedos

Manutenção dessas vias exige mão de obra especializada, o que a Prefeitura não possui; informações foram enviadas em resposta a documento do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Foto: Reprodução Google Street View

529


Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diversas regiões da cidade.

 

O parlamentar havia enviado um requerimento ao Executivo para descobrir como é o trabalho da gestão municipal nos reparos desse tipo de pavimento: se a Prefeitura tem mão de obra especializada ou contrata empresa para esse serviço, se existe previsão para a próxima manutenção, se há um levantamento sobre o estado de conservação dessas vias, entre outras informações.

 

Angeli citou o exemplo de trecho da Rua Padre Duarte (Rua 4), que possui intenso fluxo de veículos e registra paralelepípedos desnivelados, principalmente entre as avenidas Bandeirantes e São Geraldo, correndo risco de causar danos aos veículos e acidentes de trânsito — especialmente a motociclistas.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a manutenção dessas vias com paralelepípedos é considerada um serviço técnico especializado e necessita da atuação de profissionais calceteiros. “Atualmente, a Prefeitura não dispõe desse tipo de profissional em seu quadro permanente e não há empresa contratada especificamente para a execução periódica desses serviços”, diz a pasta.

 

Por isso, as ações pontuais de reparo são feitas pela Divisão de Manutenção da Subsecretaria de Obras Públicas, utilizando equipe operacional própria, que realiza “intervenções paliativas e emergenciais conforme a demanda”.

 

Avaliação caso a caso

A Secretaria afirma que não há cronograma fixo para esses atendimentos. As manutenções são feitas de maneira corretiva e conforme as solicitações recebidas, vistorias técnicas e disponibilidade das equipes.

 

As condições das vias com paralelepípedos são avaliadas individualmente. A prioridade é para os pontos “onde há maior comprometimento da trafegabilidade e da segurança viária”, segundo a explicação da Prefeitura.

 

“A definição das vias a serem atendidas segue critérios técnicos, observando-se o grau de deterioração do pavimento, o impacto sobre o fluxo de veículos e pedestres, a segurança dos usuários e a urgência constatada pelas equipes de manutenção a partir das vistorias e registros de ocorrências”, diz a resposta do Executivo.

 

Custos

Questionada sobre o custo estimado para a manutenção de revestimentos dos paralelepípedos, a Prefeitura afirma que segue como referência os valores praticados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), cuja tabela menciona o valor de R$ 456,69 por metro quadrado (m²).

 

“As ruas de paralelepípedos fazem parte da história e da paisagem de Araraquara, mas não podem continuar em condições precárias. É preciso planejamento e investimento para garantir segurança e trafegabilidade a motoristas, motociclistas e pedestres”, reforça o vereador Rafael de Angeli.


Publicado em: 06 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prefeitura adota medidas pontuais para conter erosões em córrego do Jardim Santa Clara

08 de janeiro de 2026

Em resposta a um requerimento protocolado pela vereadora Maria Paula (PT), a Prefeitura afirmou que mantém vistorias técnicas frequentes no córrego que margeia a Rua Maria Brambilla Passos, visando...



Número de servidores municipais que utilizam vale-transporte é solicitado em documento à Prefeitura

08 de janeiro de 2026

A vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita, por meio do Requerimento nº 8/2026, que a Prefeitura envie informações sobre o número de servidores municipais que utilizam o vale-transporte para acesso ao...



Iluminação de avenidas na Chácara Flora e no Jardim Morumbi precisa de manutenção

08 de janeiro de 2026

 Em Indicações, o vereador Paulo Landim (PT) solicita que a Prefeitura realize a manutenção da iluminação nas avenidas Clarice Carati Pagliarini, na Chácara Flora, e Altino Correa de Moraes, no Jar...



Reforma da Capela do Cemitério São Bento depende de entrada de recursos, diz Prefeitura

07 de janeiro de 2026

No início de dezembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações à Prefeitura sobre o andamento da reforma da Capela do Cemitério São Bento....



Aqa Criativa (07/01)

07 de janeiro de 2026

Reggae e viola caipira integram a programação gratuita da feira Aqa Criativa, que acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 9 e 10, das 18 às 22 horas, na Praça das Bandeiras. Na sexta-feira, o púb...



Documento sugere alterações no trânsito em rua da Vila Suconasa

07 de janeiro de 2026

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere a proibição do estacionamento de veículos em um dos lados da rua Maurício Onofre Cardilli, na Vila Suconasa, além da autori...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!