4015
A superintendente regional substituta do Incra, Sabrina Diniz Bittencourt Nepomuceno, esteve na Câmara Municipal de Araraquara, na tarde da quinta-feira (30), a convite do presidente Paulo Landim (PT) e da vereadora Fabi Virgílio (PT), para tratar de pautas relacionadas aos assentamentos da cidade e dialogar com representantes dos assentados.
Foi aberta a palavra aos representantes, que expuseram com orgulho suas lutas pelo direito à terra, conquistas e necessidades mais urgentes. Aproveitaram a reunião com a gestora do Incra e entregaram uma relação discriminando demandas e pendências de moradores do Assentamento Bela Vista do Chibarro.
A presidente da Associação de Mulheres da Agricultura Familiar de Luta Camponesa de Araraquara e Região (Amca), Edna Lacerda, detalhou como foi a formação da entidade e falou sobre o projeto de uma padaria comunitária, a “Padoca”, obra escolhida no Orçamento Participativo (OP) Temático das Mulheres, para gerar renda às famílias, mas que precisa de parceria com o Incra para a implantação.
Fabi tocou em um tema há muito discutido, porém, de difícil solução, que é a recuperação do famoso Casarão da Bela Vista. A titulação das terras foi um dos assuntos abordados e ainda outras várias questões foram debatidas.
Landim agradeceu a presença da superintendente na Casa de Leis, sua disponibilidade em ouvir os anseios dos assentados e também entregou um documento com uma reivindicação antiga do assentamento. “Entrego em mãos esse ofício, que pede a disponibilização de uma área na agrovila para a instalação de uma academia ao ar livre, seguindo os trâmites legais necessários para tal finalidade. Já temos os recursos destinados para essa academia, mas precisamos da cessão do espaço, que é de responsabilidade do Incra”, disse.
A superintendente recebeu todos os documentos para análise e se ateve mais no assunto titulação. Explicou que “além do título de domínio, existe uma titulação denominada Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que é um título definitivo em que o assentado tem toda a autonomia e todo o direito, e vai passar para os herdeiros, mas não terá a propriedade, não podendo vender o lote, pois a propriedade vai continuar no nome do Estado. Portanto, o Incra continuará a ter obrigações com os assentados. Eles têm a tranquilidade de ficar na área e de que as outras gerações continuarão na terra”, frisou Sabrina.
Também participaram da reunião os vereadores Lucas Grecco (União Brasil) e Marchese da Rádio (Patriota), a deputada estadual Márcia Lia (PT), a coordenadora municipal de Agricultura, Enedina Ferreira de Andrade, a assentada e integrante da Amca, Zulmira Simões dos Santos, e a coordenadora executiva de Segurança Alimentar, Silvani Silva.
Com informações da assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli, tem a hora de convidar para prestigiar a apresentação do Coro Encanto Teens e da solista Regina de Lourdes, sob a regência...
Música Baile que celebra o estilo Black Charme e que mescla elementos do soul, funk e hip-hop. Discotecagem com DJ Spin e aula com a professora Sabrina Caetano. “Baile Black”, nesta sexta-feira (2...
Basquete feminino Pela primeira partida das finais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Sesi recebe o Corinthians no sábado (29), às 16 horas, no Ginásio do Sesi. Grátis. Futebol fem...
No início de novembro, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a falta de exames de ultrassom na Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves...
Em fiscalização no Jardim Morumbi, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), ouviu pedidos da população para a construção de uma praça e para melhorias na zeladori...
Em ato no Gabinete da Presidência, Raoni Gustavo Mauro foi empossado como novo servidor público da Câmara Municipal de Araraquara. Ele foi aprovado em concurso público para o cargo de analista em g...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.