Notícias



Atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento é detalhado em documento

Informações sobre o CTA, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, foram solicitadas pela vereadora Filipa Brunelli (PT)

Publicado por: Foto: Portal RCIA - Araraquara e Região

1286


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou 1.204 atendimentos a pacientes entre janeiro e junho deste ano, segundo informações enviadas pela Prefeitura em resposta a um requerimento da vereadora Filipa Brunelli (PT).

 

Foram 246 atendimentos em janeiro, 182 em fevereiro, 155 em março, 174 em abril, 234 em maio e 213 em junho. Os números são parecidos com o mesmo período do ano passado, quando 1.275 atendimentos foram realizados.

 

A unidade fornece testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), além de aconselhamentos.

 

O serviço com maior demanda neste ano foi relacionado ao HIV, com 1.206 procedimentos, seguido por hepatite B (1.035), sífilis (1.024), hepatite C (897), PrEP (389) e PEP (53).

 

A pedido da vereadora, também foi enviada uma lista de profissionais que trabalham no CTA, separados por função, horário de trabalho, entre outras informações:

- um enfermeiro pela manhã, um à tarde e outro afastado das funções;

- um técnico em enfermagem pela manhã, um à tarde e outro que está afastado;

- um funcionário administrativo que trabalha manhã e tarde;

- um assistente social que faz horário intermediário, das 9h às 15h;

- um médico infectologista no período da manhã;

- um psicólogo no período da manhã.

 

A resposta também informa a quantidade de insumos distribuídos pela unidade de janeiro até junho: 454 caixas de testes rápidos, 23.316 preservativos masculinos, 2.631 preservativos femininos, 2.000 unidades de gel lubrificante, 622 autotestes de HIV e 280 latas de fórmulas lácteas — utilizadas em substituição ao leite materno no caso de filhos de mães com HIV, com o objetivo de prevenir a transmissão do vírus.

 

“Nosso mandato tem atuado na fiscalização das políticas públicas de saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção e ao enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. O CTA é um serviço essencial para a garantia do cuidado e da promoção da saúde em Araraquara, e a transparência nos dados apresentados permite que possamos acompanhar de perto a qualidade dos atendimentos e a correta distribuição de insumos à população”, afirma Filipa.

 

No documento, a Prefeitura ainda menciona diversas ações de conscientização realizadas pelo CTA em eventos no município, incluindo o Carnaval, feiras realizadas em praças e outros programas. “O CTA está empenhado em fornecer acesso às suas ações ao maior número de pessoas possível, garantindo que a prevenção e o cuidado cheguem a todos os públicos, inclusive aqueles em contextos de maior exclusão social”, diz a resposta do Executivo, assinada pela subsecretária de Vigilância em Saúde, Alessandra Cristina do Nascimento.

 

Melhorias

Filipa afirma que, com o fechamento da sede própria do CTA e a transferência de suas atividades para o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), recebeu relatos de que algumas pessoas têm se sentido receosas em procurar pelo serviço. Essa foi a razão de solicitar informações para a Prefeitura.

 

“A resposta ao Requerimento evidencia, ainda, a necessidade de ampliação do quadro de profissionais da unidade e a ausência de um psicólogo para o acompanhamento das testagens, peça fundamental para assegurar um atendimento humanizado e integral. Diante desse cenário, estamos cobrando e fiscalizando a Secretaria Municipal de Saúde para que o CTA funcione com a qualidade que a população merece, com profissionais suficientes e estrutura adequada, garantindo que nenhuma política pública de prevenção e cuidado seja enfraquecida em nossa cidade”, conclui Filipa.


Publicado em: 26 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Araraquara abre seleção para estagiários com bolsa de R$ 2.277

13 de fevereiro de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...



Agenda Cultural – 13/02

13 de fevereiro de 2026

Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...



Agenda Esportiva – 13/02

13 de fevereiro de 2026

Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...



Mulheres e meninas na ciência: mesmo com avanços, acesso e permanência ainda são desafios

13 de fevereiro de 2026

Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...



Atenção, motoristas! (13/02)

13 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...



PAT (13/02)

13 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!