3183
“Que cidade queremos? Que cidade é esta?” Com esses questionamentos, a vereadora Fabi Virgílio (PT) abriu, na noite de quarta-feira (10), o evento de lançamento do que considera dois marcos para o município: o Núcleo Araraquara do Br Cidades - um projeto que visa à construção de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis do Brasil -, e a Frente Parlamentar de Defesa do Direito à Cidade, uma iniciativa da parlamentar, em parceria com os vereadores Filipa Brunelli (PT) e Marcos Garrido (Patriota), aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.
Reconhecida por sua atuação no campo do urbanismo e à frente de diversos movimentos de reforma urbanística, a arquiteta, urbanista e ativista Ermínia Maricato fez um retrospecto das conquistas legais obtidas nos últimos anos, como o Estatuto da Cidade e as leis dos Consórcios Públicos, do Saneamento Básico, da Mobilidade Urbana e dos Resíduos Sólidos. “Não faltam leis e conhecimento técnico, mas houve uma regressão nestes avanços”, analisa. Como propostas para cidades mais dignas, Ermínia defende: auxílio emergencial, reforma tributária, ocupação dos espaços públicos, combate ao analfabetismo urbanístico e disseminação de cursos de extensão e de canais de informação: “arquitetura não é luxo, engenharia não é luxo. É necessidade, é saúde”, afirmou.
O deputado federal Paulo Teixeira (PT) defendeu que a resposta para a crise das cidades, agravada pela pandemia, venha pela empatia e solidariedade. “Algumas formas de acolhimento são importantes, como a criação de núcleos de solidariedade ao nosso povo. A segunda forma é a economia solidária e a terceira é a retomada dos movimentos de luta por moradia”, pontuou.
Para a deputada estadual Márcia Lia (PT), “esta frente parlamentar vai ter um coletivo para que a força do coletivo seja de fato aquilo que possa nos empoderar para enfrentar as dificuldades que acontecem no dia a dia das cidades”.
Na opinião da vereadora Filipa Brunelli (PT), a iniciativa corrige uma exclusão histórica com alguns grupos minoritários. “É um debate extremamente necessário que há muito não é feito em Araraquara ou não foi feito da maneira correta, e hoje teremos oportunidade de debater o direito à cidade, o direito dessas minorias fazerem parte da cidade como um todo”, analisou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Manoel Poleto, fechou o evento com a seguinte reflexão: “se a gente conseguir olhar para esta cidade e para aquilo que reverbera em outras cidades de mesmo porte, talvez esta seja a nossa grande contribuição para a rede Br Cidades, porque nós temos muito a falar, muito a mostrar de coisa positivas e daquelas que não deram certo e precisam ser combatidas”.
Também participaram do evento o professor e vice-presidente da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rafael Alves Orsi; a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Luciana Gonçalves e representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, do Núcleo São Paulo do Br Cidades, além de lideranças de movimentos sociais.
A seguir, o vídeo com a transmissão completa:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.