2004
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluisio Boi (MDB), e o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) receberam representantes que integram o Coletivo de Mulheres Negras do Interior Paulista. Em consonância com o ato nacional, a pauta foi o pedido de apoio para o retorno do auxílio emergencial e a vacina para todos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião foi on-line e contou com a presença de Alessandra Laurindo, Márcia Alves, Luciana Gonçalves e Cleuza Moisés.
O grupo expôs aos parlamentares um documento no qual pede a aprovação de projeto de lei para estabelecimento do auxílio emergencial no estado de São Paulo.
O mesmo documento foi apresentado em várias atividades marcadas em todo país, onde ocorreram manifestações presenciais, porém, devido ao lockdown em Araraquara, o grupo optou por um ato virtual, a fim de preservar a saúde de todos.
Para Alessandra, a manutenção da política do auxílio emergencial é essencial para garantir a sobrevivência de pessoas historicamente excluídas e que agora sofrem drasticamente as consequências sociais e econômicas da pandemia, com maiores estragos à vida da população negra.
Luciana chamou a atenção para a vulnerabilidade e exposição das funcionárias da Coleta Seletiva e cuidadoras de idosos, lugares ocupados majoritariamente por mulheres negras.
As demais reforçaram a necessidade de empenho dos vereadores para que a aquisição da vacina seja suficiente para toda a população.
Boi fez um resgate dos avanços no enfrentamento ao racismo na cidade e propôs uma maior divulgação do ato por meio da Tribuna Popular, assim que a mesma for retomada. Também enfatizou a importância da luta negra, ratificando seu total apoio e respeito à pauta.
Já Bianco colocou o mandato à disposição para essa e todas as demais necessidades que a causa exige, sendo o interlocutor com os governos em ampla esfera, e se comprometeu a encaminhar uma Moção de Apoio (Requerimento nº 155/2021) ao Governo do Estado, referendada pelos demais vereadores.
Com informações da assessoria de gabinete do vereador Guilherme Bianco (PCdoB)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.