2465
O uso da cannabis medicinal foi o tema de uma Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quarta-feira (23). O evento faz parte das atividades da terceira edição da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Antonio Luiz Marchioni – Padre Ticão”, criada em 2023 pela Lei nº 10760.
As discussões foram conduzidas pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da “Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis para fins Medicinais", e contaram ainda com a participação dos vereadores Michel Kary (PL), líder do governo, e Dr. Lelo (Republicanos), que também integram a Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre o tema, além de Bruna Fortunato, representante da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e André Gonzaga dos Santos, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara.
“É muito importante ter o líder do governo aqui, para que ele possa, junto comigo, ser uma ponte para que a gente não retroaja na política que nós inauguramos na nossa cidade e para que a gente siga avançando com muita ética, muita moral, muita humanidade e que o interesse pela qualidade de vida fique acima de todas as outras questões”, destacou Fabi na fala de abertura.
Em seguida, a advogada destacou alguns aspectos legais que envolvem a prescrição, comercialização e o uso medicinal dos canabinoides no Brasil, além de compartilhar sua experiência de mãe atípica de uma criança que faz tratamento fitoterápico com a substância.
“Hoje eu falo que o canabidiol salva vidas e ele está salvando a [vida] do meu filho. Ele tem atraso na fala, mas, está conseguindo ter o convívio dele. Hoje ele é uma criança que interage, mesmo ele tendo o grau de autismo dele, ele conversa, e é difícil você ganhar uma discussão do Bernardo”, revelou Bruna.
Apesar dos benefícios relatados pelo público presente no Plenário da Casa de Leis, o docente do curso de Farmácia alerta que a cannabis é uma planta medicinal e precisa ser utilizada corretamente. “Ser uma planta medicinal não significa que ela é uma panaceia, que ela cure tudo. Assim como todas as plantas medicinais, ela precisa ser usada de forma racional, de preferência com orientação de profissionais de saúde.”
O professor ainda falou sobre a evolução das pesquisas e do trabalho de associações que cultivam e produzem óleos medicinais da cannabis, permitindo que mais pessoas possam ter acesso aos tratamentos, antes limitados a uma pequena parcela da população pelos altos custos de importação desses fármacos.
Além disso, o cultivo de cannabis teria uma vantagem sobre outras culturas, pois atuaria na regeneração do solo, degradado por outras plantações ou contaminado por metais pesados, como lembrou Fabi, citando o exemplo dado por um dos participantes da audiência.
Ao final dos trabalhos, a vereadora falou sobre os encaminhamentos propostos durante os debates. “A gente tem uma agenda da Frente voltada para a instalação do ambulatório canábico na cidade e a continuidade dos cursos de formação e de desmistificação, principalmente quando se fala do sistema endocanabinoide.”
Programação “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal”
Completando a programação da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal”, na sexta-feira (25), a partir das 14 horas, será realizado o Minicurso Cannabis Medicinal. As inscrições para o curso devem ser feitas exclusivamente pelo link.
A formação, que acontece no Plenarinho da Câmara, será dividida em duas partes, sendo a primeira ministrada pelo fisioterapeuta e especialista canábico Maicon Silva, com o tema “Quebrar tabu e melhorar a saúde”. A segunda ficará por conta do professor André Gonzaga dos Santos, que falará sobre “Cannabis sativa L.: potencial químico-farmacológico e usos terapêuticos”.
Para ver e rever
A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), pelo YouTube e pelo Facebook da Câmara e pode ser assistida, na íntegra, a qualquer momento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...
Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre as obras eleitas nos ciclos 2017–2019 e 2022–2023 do Orçamento Participativo (OP). O vereado...
Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.