3917
O Plenário da Câmara recebeu, na tarde de quarta-feira (11), uma Audiência Pública da Prefeitura de Araraquara sobre o Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que está em processo de elaboração.
O plano orienta a política municipal de saúde e expressa intenções e resultados a serem buscados nos próximos quatro anos em diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores estabelecidos.
A audiência foi conduzida pelo vereador Marcão da Saúde (MDB), presidente da Comissão de Saúde e Serviços Públicos, e teve a presença do secretário municipal de Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade.
“O Plano Municipal de Saúde está aberto a toda a população, à participação de todos. Nós iremos levar a todas as unidades básicas, nas reuniões dos conselhos gestores e conselhos curadores. Com o Conselho Municipal de Saúde, também já conversamos sobre o plano”, afirmou o secretário no início da audiência.
Os vereadores que participaram do evento puderam apresentar propostas para que fossem analisadas e pudessem ser incluídas no plano. Foram temas como ampliação de leitos de internação, reposição de médicos na rede municipal, ampliação do programa de distribuição de remédios à base de cannabis, inclusão de novo método contraceptivo no SUS, adoção de uma política municipal para vítimas de queimaduras, intensificação de campanhas de saúde mental, ampliação do programa de saúde bucal, entre outras sugestões.
“Quero agradecer a esta Casa de Leis por ter aberto o espaço. E agradecer a todos os nossos subsecretários e todos os nossos gestores. Todos trabalhando em prol desse plano. A gente quer construir uma Araraquara com uma Saúde melhor. E junto com a população”, complementou Abelardo ao final dos debates.
Também participaram da apresentação de informações sobre o plano municipal o subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Thiago Ferreira de Campos Silveira, e o chefe da Divisão de Planejamento, Monitoramento e Estatísticas da Saúde, Alex Cesário. Além disso, outros gestores e servidores da secretaria estiveram no Plenário.
Compareceram à audiência, ainda, o presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos); o vice-presidente, Michel Kary (PL); a 1ª secretária da Mesa Diretora, Geani Trevisóli (PL); as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Maria Paula (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Enfermeiro Delmiran (PL), Marcelinho (Progressistas) e Paulo Landim (PT).
Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a audiência pode ser reassistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.
Participação popular
A próxima etapa relacionada à participação da sociedade na elaboração do Plano Municipal de Saúde é a 14ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no próximo dia 27, a partir das 8 horas, na Unip. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/14-conferencia-municipal-de-saude-582963/.
Também está disponível no site da Prefeitura um formulário de consulta pública que pode ser preenchido com sugestões até o dia 30 de junho. Basta acessar o endereço: https://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal2/saude/planoMunicipal2026/.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.