Notícias



Audiência Pública vai debater aplicação do IPTU Progressivo no Tempo em Araraquara

Discussão é de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

825


A Câmara Municipal de Araraquara realiza, na próxima quinta-feira (6), às 18 horas, no Plenário da Casa de Leis, uma Audiência Pública para debater o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Complementar nº 2/2025, que trata da aplicação do IPTU Progressivo no Tempo.

 

A iniciativa é de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e tem como objetivo promover um diálogo aberto com a população sobre as condições, prazos e alíquotas que compõem o programa previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental do município.

 

O IPTU Progressivo no Tempo é um instrumento previsto no Estatuto da Cidade e no Plano Diretor, que busca estimular o uso adequado dos imóveis urbanos. Por meio dele, proprietários de terrenos ou edificações que não cumprem a função social da propriedade, mantendo áreas ociosas ou subutilizadas, podem ter aumento gradual do imposto ao longo dos anos, até que a destinação do imóvel seja regularizada.

 

De acordo com o parlamentar, a realização da audiência reforça o compromisso do Legislativo com a transparência e a participação popular nas decisões que afetam o desenvolvimento urbano de Araraquara. “É fundamental que a comunidade participe e contribua com o debate, para que o projeto final reflita um equilíbrio entre justiça social, incentivo ao crescimento ordenado e respeito às condições econômicas locais”, destacou Bianco.

 

Como acompanhar

 

A Audiência Pública será aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e pela Internet (Facebook e YouTube).

 

A participação de especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil contribui para o aprimoramento do projeto antes de sua votação em Plenário.

 

Quem vem

 

Foram convidados para o encontro o prefeito Luís Cláudio Lapena Barreto (PL), os secretários municipais de Fazenda e Planejamento, Roberto Pereira, de Desenvolvimento Urbano, Priscila Vasques Crepaldi, e de Desenvolvimento Econômico, Gerson Roza de Freitas, e representantes do Conselho Municipal de Planejamento e Política Urbana Ambiental (CMPUA). A professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Luciana Gonçalves, e as deputadas estaduais Márcia Lia (PT) e Thainara Faria (PT), também foram chamadas para contribuir com a discussão.


Publicado em: 31 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Oficinas culturais (Até 4/02)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara, abriu chamamento público para a contratação de projetos no formato d...



Curso Senai (Até 30/01)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, em parceria com o Senai, abriu inscrições para o curso gratuito de Aperfeiçoamento Profissional em Técnicas para Elevação de Alvenaria sem Função Estrutural, voltado à q...



Atenção, músicos (até 28/01)

28 de janeiro de 2026

O prazo para seleção de apresentações musicais que irão compor a programação oficial do Carnaval 2026 – Tradição da Alegria termina nesta quarta-feira. O chamamento público está marcado para o dia...



Blocos carnavalescos (28/01)

28 de janeiro de 2026

Nesta quarta-feira (28) é o prazo final para as inscrições para seleção de blocos carnavalescos populares e de rua que irão integrar a programação oficial do Carnaval 2026 – Tradição da Alegria. No...



Agências INSS (Até 30/01)

28 de janeiro de 2026

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas para atendimento ao público até sexta-feira (30). Além do fechamento das agências, os canais remotos de atendimento (Meu I...



Câmara aprova permissão para que estabelecimentos coloquem mesas e cadeiras em praças

27 de janeiro de 2026

Nove projetos foram aprovados pela Câmara Municipal na 47ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (27).   O Plenário confirmou, em segundo turno, a aprovação de um projeto que autoriza estabe...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!