Notícias



Câmara acompanha Lula em vistoria na cidade

Presidente Paulo Landim (PT) destacou importância da visita e das ações rápidas tomadas a partir de Araraquara

Publicado por: Foto: Tetê Viviani/Prefeitura de Araraquara

5174


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), os vereadores Aluisio Boi e Gerson da Farmácia (ambos do MDB), Guilherme Bianco (PC do B) e as vereadoras Thainara Faria, Filipa Brunelli e Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT), juntamente com o prefeito Edinho Silva (PT), estiveram ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde de domingo (8), em sua visita ao município e vistoria na Avenida Padre Francisco Salles Colturato, a 36, trecho bastante danificado pelas fortes chuvas.

Havia uma agenda marcada com o Legislativo araraquarense, porém, em virtude dos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), ela foi suprimida, pois foi instalado um gabinete para gestão de crise ali mesmo, na sala do prefeito.

Após horas de tratativas e providências, ao lado da primeira dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, e dos ministros Jader Filho (Cidades), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Luiz Marinho (Trabalho), Lula fez um pronunciamento abordando os fatos de terrorismo em Brasília (DF) e a visita a Araraquara.

“Não existe precedente para o que essa gente fez e, por isso, todos serão punidos e nós, inclusive, vamos descobrir os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade e antidemocrático”, garantiu Lula, divulgando em seguida, na íntegra, o decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Governo do Distrito Federal.

Após o comunicado oficial, direto da sala de reuniões do sexto andar da Prefeitura de Araraquara para todo o Brasil, o presidente da República prestou sua solidariedade ao prefeito Edinho Silva, ao povo de Araraquara e aos parentes das vítimas. “Passei aqui junto com os ministros para que a gente possa discutir com o Edinho e saber o quanto vai custar a reposição das coisas que foram destruídas aqui na cidade de Araraquara. Vou deixar aqui os meus ministros para falarem sobre o que o Governo Federal pode fazer para recuperar esta cidade maravilhosa chamada de Morada do Sol”, afirmou.

O Governo Federal já homologou a situação de emergência em Araraquara. Na terça-feira (10), em uma nova reunião em Brasília, o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional entrará com a aprovação dos projetos de recuperação dos locais afetados pelas chuvas para a posterior liberação dos recursos. “São quase dez pontos a serem recuperados. Temos um levantamento inicial de que não será menos de R$ 50 milhões para a recuperação, e também há um indicativo nesses valores em relação à prevenção”, informou Góes.

Edinho agradeceu ao presidente Lula e à primeira dama, Janja, que têm manifestado de forma continuada solidariedade com a cidade. “O presidente tem um carinho muito grande com Araraquara, isso é histórico, e ele quis passar aqui para se manifestar sobre o ocorrido e atender prefeituras de outras cidades da região que também tiveram dificuldades. Infelizmente, a visita para tratar de problemas que Araraquara vive muda totalmente seu sentido diante daquilo que estamos vendo em Brasília, efetivamente a maior afronta à democracia desde a redemocratização do Brasil, na década de 80”, destacou.

Landim fez questão de salientar a importância da presença do presidente da República na cidade e demonstrou total apoio a Lula em suas ações rápidas e eficientes a partir de Araraquara. “Com essa visita Lula demonstrou o respeito e o carinho que tem com a população de nossa cidade. Essa ação também chama muito a atenção, pois, de forma inédita para a cidade, o presidente vem ver de perto a situação e encaminhar a solução. Quanto aos fatos lamentáveis de Brasília, Lula tomou as medidas necessárias para a manutenção do estado democrático de direito, pois violência e vandalismo são atos daqueles que perderam a razão e é passível de punição exemplar”, encerrou Landim.

Também acompanharam a visita do presidente Lula a Araraquara o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, a deputada estadual Márcia Lia (PT), vários secretários municipais e autoridades de toda a região.


Publicado em: 09 de janeiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento solicita informações sobre o Programa Araraquara em Sinais

30 de outubro de 2025

O Programa Araraquara em Sinais, instituído pela Lei nº 10.343, de 2021, é tema do Requerimento nº 1929/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Fabi Virgílio (PT).   O documento destaca que o p...



Documento sugere verificação de pagamentos antes da cobrança de dívidas de IPTU

30 de outubro de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou a Indicação nº 4996/2025, sugerindo à Prefeitura a adoção de um procedimento de verificação prévia de pagamentos junto ao sistema de arrecadação municipal...



Números de cortes de água e de famílias vulneráveis afetadas são questionados em Requerimento

30 de outubro de 2025

O número de desligamentos no fornecimento de água em Araraquara nos últimos dez meses é o tema do Requerimento protocolado pela vereadora Maria Paula (PT). O documento solicita que sejam apresentad...



Saldo de coleta

30 de outubro de 2025

A campanha de coleta de resíduos eletrônicos promovida pela Prefeitura no último sábado (25), na Praça Pedro de Toledo, arrecadou cerca de 4 toneladas de materiais. A arrecadação superou a quantida...



Dia de Finados (02/11)

30 de outubro de 2025

No domingo (2), Dia de Finados, serão celebradas três missas no Cemitério São Bento - às 7h, 11h15 e 15h -, e quatro no Cemitério dos Britos - às 7h30, 9h, 11h e 15h. A expectativa é que os dois ce...



Multivacinação (31/10)

30 de outubro de 2025

Nesta sexta-feira (31) será o último dia da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 anos. Todos os postos de vacinaçã...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!