1064
A criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos em Araraquara foi aprovada por unanimidade da 34ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (23), no Plenário da Câmara.
O objetivo do projeto, proposto pelo vereador Marcelinho (Progressistas), é disponibilizar para empréstimo gratuito cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores, tipoias e outros equipamentos similares que auxiliem na locomoção e reabilitação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou em tratamento de saúde temporário.
“Sabemos que esses materiais, apesar de fundamentais, possuem alto custo e muitas vezes não são acessíveis à população mais carente. A criação do Banco permitirá o reaproveitamento de equipamentos por meio de doações e parcerias, promovendo a solidariedade, a sustentabilidade e o uso racional dos recursos públicos”, destaca o vereador.
De acordo com o texto, os dispositivos poderão ser cedidos por períodos determinados, mas com possibilidade de prorrogação conforme a necessidade do usuário e a disponibilidade. Deverão ter prioridade no empréstimo pessoas que comprovem não ter condições financeiras para comprar os materiais.
Para compor o estoque do banco, o projeto propõe que os equipamentos sejam comprados pelo poder público ou adquiridos por meio de doações de pessoas físicas, jurídicas, entidades públicas ou de repasses de programas governamentais.
“Eu penso que esse projeto pode ser um exemplo para a cidade. Eu acho que quando ele se torna uma política pública é muito importante, porque a gente pensa em continuidade. Independentemente de quem estiver aqui, ele tem que continuar”, comentou o vereador Alcindo Sabino (PT) na declaração de voto durante a sessão.
A vereadora Filipa Brunelli (PT) sugeriu, ainda, que o programa também auxilie na conexão entre instituições da cidade que prestem o mesmo serviço gratuito. “Talvez o que seja importante a gente fazer é colocar essas instituições para dialogar entre elas, porque a gente pode beneficiar mais pessoas”, completou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.