72
A criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos em Araraquara foi aprovada por unanimidade da 34ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (23), no Plenário da Câmara.
O objetivo do projeto, proposto pelo vereador Marcelinho (Progressistas), é disponibilizar para empréstimo gratuito cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores, tipoias e outros equipamentos similares que auxiliem na locomoção e reabilitação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou em tratamento de saúde temporário.
“Sabemos que esses materiais, apesar de fundamentais, possuem alto custo e muitas vezes não são acessíveis à população mais carente. A criação do Banco permitirá o reaproveitamento de equipamentos por meio de doações e parcerias, promovendo a solidariedade, a sustentabilidade e o uso racional dos recursos públicos”, destaca o vereador.
De acordo com o texto, os dispositivos poderão ser cedidos por períodos determinados, mas com possibilidade de prorrogação conforme a necessidade do usuário e a disponibilidade. Deverão ter prioridade no empréstimo pessoas que comprovem não ter condições financeiras para comprar os materiais.
Para compor o estoque do banco, o projeto propõe que os equipamentos sejam comprados pelo poder público ou adquiridos por meio de doações de pessoas físicas, jurídicas, entidades públicas ou de repasses de programas governamentais.
“Eu penso que esse projeto pode ser um exemplo para a cidade. Eu acho que quando ele se torna uma política pública é muito importante, porque a gente pensa em continuidade. Independentemente de quem estiver aqui, ele tem que continuar”, comentou o vereador Alcindo Sabino (PT) na declaração de voto durante a sessão.
A vereadora Filipa Brunelli (PT) sugeriu, ainda, que o programa também auxilie na conexão entre instituições da cidade que prestem o mesmo serviço gratuito. “Talvez o que seja importante a gente fazer é colocar essas instituições para dialogar entre elas, porque a gente pode beneficiar mais pessoas”, completou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A “Escola do Legislativo Dulce Whitaker”, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou na quarta-feira (24), no Plenário da...
O Samba de Natal da Vila Xavier, tradicional evento de Araraquara, passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. É o que estabelece o Projeto de Lei nº 271/2025, de autoria do ve...
Nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), a programação do Educativo da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol) promove, respectivamente, imersões literárias nas obras do escritor homenageado I...
A Prefeitura de Araraquara afirma não ser possível assegurar a execução de todas as obras aprovadas em gestões anteriores pelo Orçamento Participativo (OP), já que sua realização depende de fatores...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), solicita os serviços de repintura de sinalização horizontal de trânsito, como a...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede a retomada da ozonioterapia “para todos os pacientes que necessitam do tratamento”. A legisladora recebe...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.