Notícias



Câmara convoca Sessão Extraordinária para votar reajuste dos servidores nesta quinta-feira (29)

Sessão será às 16 horas, com transmissão ao vivo; Prefeitura enviou proposta aprovada em assembleia, elevando piso salarial para R$ 2,1 mil e repondo inflação de 5,53%

1460


A Câmara convocou uma Sessão Extraordinária para esta quinta-feira (29), às 16 horas, para debate e votação do reajuste salarial dos servidores municipais. O Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 163/2025, com a proposta atualizada da Prefeitura, foi enviado ao Legislativo nesta quarta (28).

 

O novo projeto inclui as seguintes medidas:

- reajuste salarial de 5,53%, com base na inflação oficial (IPCA) acumulada em 12 meses (até abril deste ano);
- novo piso salarial de R$ 2.100;
- acréscimo de R$ 200 no auxílio-alimentação (valor fixo), passando de R$ 440 para R$ 640, e manutenção do bônus-alimentação (valor variável) em R$ 410, totalizando R$ 1.050 mensais;
- de forma experimental, pelo prazo de 6 meses a partir da publicação da lei, serão permitidas 2 faltas abonadas (entre as 6 estabelecidas pela legislação) sem prejuízo do bônus-alimentação. Ao fim do prazo, caso a Prefeitura confirme que houve aumento no índice de faltas ao trabalho, essas 2 faltas abonadas voltam a gerar desconto do bônus alimentação;
- tolerância de até 2 horas de ausência uma vez por mês, mediante apresentação de declaração médica, sem prejuízo ao bônus-alimentação.

 

No projeto, a Prefeitura explica que a proposta apresentada ainda não está dentro do ideal que a administração desejaria para a valorização do funcionalismo, mas representa o “máximo esforço possível dentro da conjuntura econômica nacional e das possibilidades orçamentárias do Município de Araraquara”.

 

O reajuste é referente aos servidores da Prefeitura, do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e das fundações municipais — Fungota, Fundesport e Fundart.

 

A Sessão Extraordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.

 

Linha do tempo

Na última sexta-feira (23), o governo municipal havia se reunido com o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) e apresentado três opções de reajuste. A proposta que será debatida na Sessão Extraordinária foi a escolhida pelos servidores em assembleia no mesmo dia.

 

A nova negociação ocorreu após os vereadores, no último dia 20, decidirem ‘trancar’ a pauta de votações na Câmara até que a primeira versão do projeto de reajuste salarial fosse retirada do Legislativo.

 

Como a Prefeitura fez isso na segunda-feira (26), os parlamentares debateram e votaram normalmente 13 projetos na Ordem do Dia da Sessão Ordinária de terça (27).


Publicado em: 28 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Diploma de Honra ao Mérito concedido ao Coletivo Bases premia trabalho social na periferia de Araraquara

12 de junho de 2026

Em reconhecimento a trabalho social desenvolvido na periferia de Araraquara, o Diploma de Honra ao Mérito foi entregue ao Coletivo Bases na noite desta quinta-feira (11) em Sessão Solene da Câmara...



Governador Tarcísio de Freitas recebe Título de Cidadão Araraquarense

12 de junho de 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Araraquarense. A entrega da honraria foi realizada na tarde de quinta-feira (11), dura...



Agenda Cultural – 12/06

12 de junho de 2026

Literatura Entre gestos, posturas e respiração, o corpo brinca, imagina e narra, transformando a experiência em uma vivência criativa e divertida. “Erês aos Abàs: Corpos que contam no brincar”, co...



Agenda Esportiva – 12/06

12 de junho de 2026

Yoga Prática de yoga pautada pelas potencialidades inerentes a cada corpo, que objetiva respeitar histórias distintas e questionar acessos, estruturais e simbólicos, ao mesmo tempo que estimula a...



Avenida Sete de Setembro precisa de manutenção em pavimento, valeta e barreiras de proteção

12 de junho de 2026

Reparos no asfalto, em barreiras de proteção e em uma valeta localizados na Avenida Sete de Setembro foram algumas das Indicações feitas pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos) à Prefeitura....



Falta de Água – Fonte

12 de junho de 2026

O Daae informa que realizará a limpeza dos floculadores e decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) Fonte no domingo (14), a partir das 6h. Durante a execução do serviço, poderá ocorrer b...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!