Notícias



Câmara debate novos rumos da Santa Casa

Na noite da quinta-feira (25), diretores da instituição apresentaram mudanças realizadas pela nova gestão


Após inúmeras denúncias em razão da precariedade do atendimento na Santa Casa de Araraquara, o Ministério Público Estadual orientou que a Prefeitura intervisse na administração do hospital. No dia 11 de junho, o prefeito Edinho Silva (PT) assinou um decreto municipal determinando a intervenção. A secretária da Saúde, Eliana Honain, foi nomeada interventora e assumiu a direção da unidade. Após 18 dias, a Santa Casa elegeu um novo Conselho da Administração.

Para debater sobre o andamento e novos rumos dos trabalhos da nova diretoria da Santa Casa de Araraquara, os vereadores Edson Hel (Cidadania) e Aluisio Boi (MDB), e a Comissão de Saúde convocaram audiência pública no Plenário da Câmara (Requerimento nº 709/2022). O encontro aconteceu na noite da quinta-feira (25).

A mesa das discussões foi presidida pelo vereador Edson Hel (Cidadania) e contou com a presença do provedor da Santa Casa de Araraquara, Jéferson Yashuda; do diretor executivo da Santa Casa de Araraquara, Delorges Mano; e do diretor de Relações Institucionais da Santa Casa de Araraquara, Fernando Passos. Também estiveram presentes outros membros do Conselho, a secretária da Saúde, Eliana Honain; o presidente da Câmara, Aluísio Boi (MDB); além da vereadora Fabi Virgílio (PT) e dos vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Hugo Adorno (Republicanos), Lucas Grecco (PSL), Paulo Landim (PT) e Rafael de Angeli (PSDB).

De acordo com Mano, grande parte dos principais problemas de atendimento à população foram resolvidos. “Nós negociamos e cancelamos contratos contínuos. Hoje, a Santa Casa voltou a ter credibilidade junto com os fornecedores. Não faltam medicamentos e insumos, problema que enfrentamos logo de início para que fosse possível voltar a assistência de forma digna aos pacientes SUS. Foram realizadas todas as cirurgias represadas”, explicou.

Houve também o aumento da disponibilidade de leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós temos 142 leitos ativos de enfermaria. Desses, 132 são SUS. 93% dos leitos são voltados para o Sistema Único de Saúde, para a atender nossa população. Antes da intervenção, eram 8 leitos de UTI SUS, a previsão é que até setembro 24 leitos estejam habilitados para a saúde pública”, detalhou Yashuda.

Ainda que o atendimento tenha sido normalizado, ainda existem muitos desafios. “Nós entramos na Santa Casa com o objetivo único para garantir que a população tivesse acesso ao serviço, para que as cirurgias eletivas pudessem ser conduzidas. E hoje a gente retoma isso. Temos muitos desafios pela frente. O principal gargalo é equilibrar arrecadação com custeio”, frisou Eliana.

Para o presidente da Câmara é preciso unir forças para solucionar a questão. “Agora a responsabilidade é de todos, da população, dos empresários. E principalmente desta Casa, buscando emendas e recursos”, finalizou Boi.


Publicado em: 26 de agosto de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara vota bolsa-auxílio a atiradores do Tiro de Guerra em vulnerabilidade social

29 de abril de 2024

Com a previsão inicial de debate e votação de 11 projetos, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara se reúnem na tarde desta terça-feira (30), a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo...



Fatec – Vestibular (29/04)

29 de abril de 2024

Com 160 vagas disponíveis em quatro cursos gratuitos na unidade de Araraquara, o Vestibular do 2º semestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec) está com inscrições abertas. Até o dia 7 de junho, medi...



Pint of Science (29/04)

29 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



‘Araraquara em Dia’

29 de abril de 2024

Termina nesta terça-feira (30), o prazo para adesão e apresentação de propostas ao “Araraquara em Dia”, programa de transação extrajudicial. O contribuinte interessado deve apresentar sua proposta...



Covid-19 e dengue (29/04)

29 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta segunda-feira (29), mais 5 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.120 casos confirmados em 2024. Um paciente de outro município está internado em enferma...



Devido a mato alto e infestações de pragas, zeladoria em praças é questionada

29 de abril de 2024

Após receber várias reclamações de cidadãos sobre mato alto em praças e canteiros centrais, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) enviou, recentemente, o Requerimento nº 216/2024 à Prefeitura,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!