3570
Na tarde da terça-feira (11), no saguão da Câmara Municipal, aconteceu a abertura da exposição “Seu Pedro, o artista”, que fica aberta ao público até o dia 27 de outubro e apresenta telas, esculturas, poemas e fotos do artista Pedro Fernandes Netto, mais conhecido carinhosamente por Seu Pedro.
A solenidade foi apresentada pela curadora da mostra, a vereadora Fabi Virgílio (PT), o presidente da Câmara, o vereador Aluisio Boi (MDB), e contou ainda com a presença dos vereadores Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Gerson da Farmácia (MDB), Hugo Adorno (Republicanos), Lucas Grecco (União Brasil), Marcos Garrido (Patriota) e da vice-presidenta Thainara Faria (PT), além de familiares e amigos do homenageado, que enalteceram o trabalho do artista plástico, ator e poeta.
Durante a abertura da exposição, Fabi prestou homenagem a Seu Pedro, lendo o poema “Biografia do Orvalho”, de Manoel de Barros, e afirmou que a arte de Seu Pedro a fascinou desde que foi apresentada a ela pelo empresário Cláudio Claudino. A ideia da exposição, segundo ela, foi concebida depois que, junto do vereador Boi, visitou a casa do artista, no Jardim América, em agosto deste ano.
“É uma honra e um privilégio estar neste momento aqui, abrindo a exposição. A arte de Seu Pedro, suas telas, esculturas e seus poemas, me encantaram de tal modo que imediatamente encampei a ideia de fazer a primeira exposição homenageando esse artista que utiliza múltiplas linguagens, para mostrar para a cidade que essa Casa de Leis dá visibilidade ao que está acontecendo na cidade”, afirmou.
Para Boi, a Câmara é um espaço democrático e a exposição merece ser compartilhada com a comunidade. “A Câmara agradece a Seu Pedro pela apresentação de um pedacinho de sua história, de sua biografia e de sua arte. Ele é uma inspiração de vida. Um artista completo com trabalhos de pintura, literatura, teatro e artesanato.”
“O Seu Pedro me inspirou desde que o conheci porque ele é um artista que perdeu a visão e não se abateu. Só tenho a agradecer a Seu Pedro e a dona Terezinha, nordestinos que chegaram aqui, assim como meu pai, e pelos quais sinto orgulho”, enfatizou o empresário Cláudio Claudino.
Ao lado da esposa Tereza da Silva Fernandes, Seu Pedro estava emocionado e fez questão de expressar seu contentamento. “Eu estou me sentindo tão feliz que nem sei dizer o quanto porque nem sempre em vida a gente recebe uma homenagem em forma de exposição. É uma mistura de sentimentos, como se eu tivesse estreando uma peça de teatro”, disse o artista.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Em “O Repente em Performance”, Edmilson Ferreira e Antonio Alencar explicam modalidades da Cantoria de Repente enquanto as demonstram com participação do público. Nesta sexta-feira (12), às...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta o Taubaté no Ginásio da CTI, casa das adversárias, nesta sexta-feira (12), às 19 horas. As araraquarenses estão na 6ª colocação, com 2 v...
Para manter viva a memória da cidade, a Prefeitura disponibilizou em seu site material para que todos interessados usem e compartilhem as imagens reunidas pelo escritor Eduardo Luiz Veiga: Pinacote...
Estão abertas as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o prazo...
A Indicação nº 4250/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), sugere a atuação de vigilantes em espaços públicos onde animais estejam sob a guarda da Prefeitura, como o Parque Pinheirinho....
Irregularidades na estrutura da Unidade de Saúde (USF) do bairro Adalberto Roxo motivaram o Requerimento nº 1420/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). “Durante vistori...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.