3592
Na noite da quarta-feira (3), a Câmara entregou diploma de Honra ao Mérito a integrantes da Guarda Civil Municipal de Araraquara. A homenagem, concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1.115/2021, de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), foi realizada no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear).
Ao todo, 34 guardas civis municipais que completaram dez e 20 anos de serviço foram homenageados. De acordo com o parlamentar, a condecoração é uma forma de fazer justiça aos profissionais “que se dedicaram ininterruptamente durante a pandemia, seja nas barreiras sanitárias, orientando a população e os comerciantes de forma geral para evitar aglomerações e salvar vidas”, afirmou Bianco.
O presidente da Câmara, Aluisio Boi, o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, o comandante do Comando de Policiamento do Interior (Ribeirão Preto), Coronel Robson Douglas de Souza, a comandante da Guarda Civil de Araraquara, Juliana Záccaro, e o Coronel Humberto Gouvêia Figueiredo também estiveram presentes na solenidade.
Boi contou sobre o simbolismo da homenagem. “Durante a entrega de honraria de reconhecimento público à Guarda Civil Municipal, eu era o presidente da Câmara. Agora, após 10 anos, a corporação completa 20 anos de história. Nesse período, eu vi como a Guarda cresceu, criou força e corpo com a sociedade”, declarou o presidente da Casa de Leis.
Cesar Ribas de Oliveira, um dos homenageados, revelou a emoção de completar dez anos na corporação. “Me sinto lisonjeado no dia de hoje. Por meio do nosso trabalho, nós podemos orientar, ajudar as pessoas e também as necessidades da cidade”, detalhou.
Muitos momentos importantes marcaram a trajetória dos integrantes da corporação. “Se perguntar para cada guarda, cada um terá uma lembrança de destaque. Com apenas três anos de serviço, pude participar de um sequestro em andamento. A primeira ação foi da guarda e, junto com a Polícia Militar, conseguimos salvar as vítimas e prender os criminosos”, contou orgulhoso o guarda civil André Ricardo dos Santos. Santos é da primeira turma, que formou a corporação na cidade, em 2001.
Bianco ainda lembrou que “desde sua fundação, essa corporação tem servido a nossa cidade. Os guardas, há 20 anos, garantem a segurança da nossa população e os direitos de nossa gente”. Mesmo após o reconhecimento, a comandante Záccaro ainda lembrou das missões para os próximos anos. O nosso maior desafio é que a população conheça o trabalho da Guarda. Junto com a comunicação da Prefeitura, divulgamos todo o leque de serviços disponibilizados para a população em geral”, concluiu.
Os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas) e Lucas Grecco (PSL) também participaram do evento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.