1090
Nesta sexta-feira (16), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de uma homenagem à diretora-executiva da Maternidade Gota de Leite – Fungota, Lucia Ortiz. Cercada de familiares, amigos, representantes do Executivo e colegas de trabalho conquistados ao longo de 37 anos de serviço público na saúde, Lucia recebeu das mãos do vereador Paulo Landim (PT) o título de Cidadã Araraquarense.
O autor da homenagem destacou sua dedicação ao trabalho: “Posso falar com propriedade da excelente profissional que é Lucia, uma pessoa que sabe se colocar no lugar do outro. Juntamente com Eliana Honain, ela é um dos pilares da saúde em nossa cidade. É uma honra ter o privilégio de ser a pessoa responsável por este título”.
“Aqui, hoje, a gente resgata uma história de vida e faz uma homenagem a alguém que merece muito ser cidadã de Araraquara”, declarou a secretária de Saúde, Eliana Honain, que compartilha com a homenageada o mesmo tempo de dedicação ao serviço público e uma longa amizade. “Sua história e sua vida de trabalho foram construídas nesta cidade. Lúcia teve a ousadia de dedicar todo o seu conhecimento em períodos muito desafiadores, como a municipalização da saúde e a pandemia. Hoje Araraquara ganha uma nova filha, brilhante, dedicada, capaz, da qual vai se orgulhar sempre.”
Quem também usou a palavra para reconstruir a trajetória da gestora na saúde foi o prefeito Edinho Silva (PT): “Quando Araraquara faz um reconhecimento a Lucia é o reconhecimento a uma profissional de saúde que acreditava na construção de um sistema de saúde universal de qualidade antes que o SUS fosse construído. Reunidos aqui hoje, parece que foi fácil, mas não foi. Exigiu muita renúncia, dedicação pessoal, conflito, embate, entrega. Hoje olhamos para tudo isso com ternura, mas foi um processo doloroso. Se você não estivesse aqui nos anos 80, hoje não teríamos o SUS como foi construído na nossa cidade”.
Por fim, a homenageada lembrou o “tsunami” que foi a pandemia para a área da saúde – ela esteve na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, tendo dirigido o Polo de Atendimento da Vila Xavier e o Hospital de Solidariedade –, agradeceu pelo reconhecimento e pela presença de todos: “Olhando para o público, o sentimento que me invade é a gratidão. Gratidão por esta cidade que tanto amo e que tem me acolhido tão bem e pelas pessoas com quem dividi 37 anos da minha vida. Tenho a certeza de que tudo valeu a pena.
Estiveram presentes à homenagem, além de diretores e funcionários da Fungota, parentes e amigos da homenageada, o superintendente do Daae, Donizete Simioni e a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná.
Biografia
Lucia Regina Ortiz Lima nasceu em 4 de fevereiro de 1961, na cidade de Marília (SP). Filha de Leodécio e Veida, é a primogênita, tendo como irmãos Rosemeire, Rosana e Manoel Carlos.
Viveu na cidade de Marília até 1981, quando foi para a capital cursar Enfermagem na Universidade de São Paulo (USP). Terminada a graduação, foi aprovada no curso de habilitação de Enfermagem em Saúde Pública da mesma universidade e, no primeiro semestre do curso, veio realizar estágio no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), da Faculdade de Saúde Pública da USP.
A partir daí, Lucia se apaixonou pela Morada do Sol. Prestou concurso público e foi aprovada para trabalhar na Prefeitura de Araraquara. Iniciou sua carreira como enfermeira substituta do Centro Municipal de Saúde “Jardim América”, sendo efetivada em 1986 nessa mesma unidade.
Em 1989, assumiu o cardo de coordenadora técnica da Área de Estatística e Programação de Serviços de Saúde, iniciando sua atuação de planejamento dos serviços de saúde em Araraquara.
Alguns anos depois, Lucia assumiu o cargo de diretora da Divisão de Saúde Pública. Nessa função, participou da implantação de vários programas em nosso município: o Serviço de Combate à Dengue, o Serviço de Vigilância Sanitária, a Central de Ambulância, que antecedeu o SAMU, o Centro Regional de Reabilitação, o Centro de Zoonoses, o Serviço de Inspeção Municipal, os sistemas de informações de Mortalidade e de Nascidos Vivos, o Controle de Animais Peçonhentos e o Serviço de Verificação de Óbito.
Sempre dedicada à saúde, Lucia Ortiz continuou desenvolvendo seu conhecimento acadêmico cursando mestrados e especializações. Na carreira pública, exerceu a função de secretária municipal de Saúde nos anos de 2007 e 2008.
Em 2017, foi nomeada diretora executiva da Maternidade Gota de Leite de Araraquara – Fungota, onde permanece até o momento. Durante a pandemia da Covid-19, ela também geriu o Polo de Atendimento ao Enfrentamento do Coronavírus da Vila Xavier e o Hospital da Solidariedade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Aniversário da cidade A programação cultural celebrando o aniversário de Araraquara tem início nesta quinta-feira (21), às 18 horas, com a Mostra de Curtas (Paulo Del...
Futsal Pela Liga Sul Minas de Futsal, a equipe masculina Sub-18 da Fundesport Araraquara enfrenta o líder Luiz Antônio, em Rincão (SP), na sexta-feira (22), às 20h40, encerrando a fase de gr...
A manhã da terça-feira (19) trouxe boas novidades para os moradores das regiões das Unidades de Saúde da Família (USFs) “Prof. Dr. Tatsuko Sakima”, no Jardim Indaiá, e “Dr. José Ricardo de Carva...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quinta-feira (21), a disponibilidade de 26 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante para produzir po...
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...
As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.