Notícias



Câmara irá debater desafios estruturais e operacionais do sistema de saúde em Araraquara

Audiência Pública foi convocada pelos vereadores Marcão da Saúde (MDB) e Alcindo Sabino (PT)

838


O Plenário da Câmara realizará, na quarta-feira (28), às 16h30, de uma Audiência Pública com o tema “Saúde Pública de Araraquara”. A propositura é de autoria dos vereadores Marcão da Saúde (MDB) e Alcindo Sabino (PT).

 

De acordo com os parlamentares, existe a necessidade urgente de compreender, discutir e enfrentar os desafios estruturais e operacionais do sistema de saúde pública em Araraquara.

 

“O direito à saúde é garantido constitucionalmente, conforme dispõe o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, sendo dever do Estado assegurar o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Atualmente, diversos fatores vêm comprometendo o pleno funcionamento da rede municipal de saúde”, reitera Marcão.

 

De acordo com Sabino, a população tem enfrentado tempo de espera prolongado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gerando insegurança e sofrimento. “Além disso, a escassez de medicamentos básicos e controlados nas unidades públicas impacta diretamente no tratamento de doenças crônicas e emergenciais dos usuários do sistema. Outro ponto crítico é a falta de profissionais da saúde em diferentes áreas, comprometendo o acompanhamento de pacientes e o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce”, acrescenta o vereador.

 

A demanda reprimida por exames laboratoriais e de imagem, consultas especializadas e cirurgias eletivas, causando atrasos significativos nos tratamentos e agravamento dos quadros clínicos que seriam tratáveis em fases iniciais, também foram apontamentos realizados pelos parlamentares.

 

“Há ainda sobrecarga enfrentada pela Santa Casa de Araraquara, hospital de referência da região, evidenciando a dificuldade da rede hospitalar para atender à complexidade da demanda atual”, relata Marcão.

 

Com o intuito de promover o debate e realizar encaminhamentos para a melhoria da política municipal de saúde, os parlamentares convidaram para participar da Audiência Pública representantes do poder público, da sociedade civil, da área técnica e acadêmica, além de usuários do sistema de saúde.

 

O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da Claro e pelas redes sociais da Câmara Municipal (Facebook e YouTube).


Publicado em: 26 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 29/08

29 de agosto de 2025

Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...



Agenda Esportiva – 29/08

29 de agosto de 2025

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...



Guarda Civil Municipal de Araraquara recebe qualificação para operar o sistema 'Muralha Paulista'

29 de agosto de 2025

Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...



Plano Plurianual (PPA) começa a ser debatido em série de Audiências na Câmara

29 de agosto de 2025

A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...



Documento pede informações sobre rede municipal de ensino de Araraquara

29 de agosto de 2025

Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...



Imóveis alugados custam mais de R$ 3,2 milhões por ano ao Município

29 de agosto de 2025

Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!