750
Encontro liderado pelo vereador Paulo Landim (PT), realizado na tarde da segunda-feira (17), nas dependências da Câmara – Plenário e Plenarinho -, com o objetivo de debater as lutas pela terra e lembrar o Dia Internacional de Luta Camponesa e o Dia Municipal da Luta pela Reforma Agrária, contou com quase duas centenas de pessoas, entre autoridades, assentados e simpatizantes.
Antes dos debates, propriamente ditos, aconteceu a apresentação de duas interpretações musicais realizadas pelos alunos do ensino fundamental e ensino infantil da Emef do Campo “Hermínio Pagotto”, do Assentamento Bela Vista do Chibarro, versando sobre os temas abordados.
Além de Landim, ocuparam a mesa de honra a deputada estadual Márcia Lia (PT), a professora e ex-vereadora Vera Botta, a coordenadora executiva da Agricultura Silvani Silva, a assentada Nazita Matos Ferreira e o assentado Leonel Cazarim.
Duas pessoas foram homenageadas no evento: Minervina Vieira de Lima e João Paulino da Costa Filhos, ambos assentados, em reconhecimento pelas trajetórias de luta, trabalho e perseverança em relação às conquistas da terra na região de Araraquara.
Márcia lembrou que o dia 17 de abril de 2017 marca os 21 anos do “Massacre de Eldorado dos Carajás”, em que 19 trabalhadores rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram mortos em confronto com a Polícia Militar do Pará. “Essa é uma mancha feia de nossa história que não foi punida. Temos que parar para refletir sobre a reforma agrária e o que vem acontecendo com o Brasil”, disse.
Os participantes tiveram a oportunidade de colocar seus posicionamentos e reivindicações relacionados à reforma agrária, suas lutas e necessidades dos assentados e dos assentamentos locais.
O debate se transformou em um momento para dar voz àqueles que se encontram em situação difícil, como é o caso das dezenas de famílias que estão acampadas no Capão dos Angicos, hoje vivendo em situação sub-humana.
“Fiquei extremamente satisfeito pela presença de tanta gente engajada nas lutas camponesas. Somente com a união dessas forças – política e daqueles que trabalham a terra –, conseguiremos as tão necessárias mudanças e a valorização dos homens e mulheres acampados e assentados”, concluiu Landim.
Confira o vídeo na íntegra aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em votações unânimes, foram instituídas na cidade a “Política Municipal de Atenção e Apoio Integral à Criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1)” e a prioridade de atendimento em exames que precise...
No início de agosto, a bancada de oposição da Câmara de Araraquara, composta pelos vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim...
O Protocolo Especializado de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será instituído na rede pública de saúde em Araraquara, conforme projeto de lei aprovado por unanimidade...
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove, na segunda-feira (15), às 16 horas, palestra com o tema “Poda de árvores em passeios públicos: legislação, técnicas corretas e como solicitar o serv...
A exposição imersiva “Thank you Jane!” está em cartaz na Biblioteca da FCLAr (Faculdade de Ciências e Letras) da Unesp Araraquara, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e sábado, das 9 às 13...
Atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, estão na agenda de quinta-feira (11). A programação começa às 19 horas, no Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”, co...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.