Notícias



Câmara Municipal já aprovou mais de R$ 13,3 milhões para obras no estádio do Botânico

Recursos envolvem construção de instalações no local, adequando o espaço à legislação específica

Publicado por: Foto: Tetê Viviani

1628


Com a concessão do Complexo da Fonte Luminosa, que receberá um investimento de cerca de R$ 20 milhões nos próximos cinco anos para ser transformado em uma arena referência de eventos no interior de São Paulo, a Prefeitura de Araraquara trabalha na reforma e ampliação do Estádio Municipal “Dr. Cândido de Barros”, no Jardim Botânico.

 

Nesse sentido, cinco projetos de lei foram encaminhados à Câmara e aprovados pelos vereadores para abertura de créditos que já totalizam R$ 13.328.925,07.

 

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (4), foram liberados R$ 2.891.482,11 para a construção de camarotes, salas de imprensa, cabines de rádio e TV, copa, administração, sanitários para público e pessoas com necessidades especiais, sala de polícia, ambulatório médico, vestiários para árbitro masculino e feminino, além de combate a incêndio, instalações elétricas e sistema de proteção de descargas elétricas. Com isso, o estádio passaria a ter condições de receber jogos da Série A1 do Paulista, séries B e C do Brasileiro e Série A do Brasileiro Feminino, tendo em vista que ele estará estruturado de acordo com a legislação específica.

 

Já na Sessão do dia 27 de fevereiro, foram R$ 3.457.965,46 destinados à contratação de empresa especializada para execução das obras, com a justificativa de uma melhor recepção do tradicional Campeonato Municipal de Futebol Amador de Araraquara.

 

Na semana anterior, a Casa de Leis aprovou R$ 250 mil, fruto de emenda parlamentar do então deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP). No dia 16 de janeiro, R$ 4.729.477,50, provenientes de convênio federal, já tinham sido autorizados.

 

Importante lembrar que o primeiro crédito para o estádio foi aprovado em 31 de outubro do ano passado, somando R$ 2 milhões. O recurso estava sendo transferido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, também por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).

 

Previsão

De acordo com a Prefeitura, a reforma terá o investimento total de aproximadamente R$ 20 milhões, sendo R$ 2 milhões da emenda do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, R$ 5 milhões de emenda do deputado federal Guilherme Boulos (em um trâmite que contou com a participação do deputado federal Antonio Carlos Rodrigues – PL/SP), aproximadamente R$ 8 milhões de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal e o restante de recursos próprios do Município.

 

O que será feito

Ainda segundo o Executivo, os serviços que integram a obra são: recomposição e pintura da estrutura e cobertura metálica da arquibancada; reforma dos sanitários, quiosque bar e vestiários de atletas; demolição de vestiário para futebol amador; execução de rede de drenagem e aterro do fosso existente; retirada de trechos dos alambrados e instalação de novos; execução de impermeabilização, troca de pisos e azulejos, pintura interna e externa; instalação de louças e metais; construção de sanitários e bar nos setores norte e sul; construção de arquibancada em estrutura pré-moldada; execução de estruturas em concreto armado e laje pré-moldada; instalações elétricas e hidráulicas; calçamento externo e passeio público em concreto desempenado, calçamento em asfalto; execução de muro e alambrado com mureta; instalação de reservatório de 20 mil litros, com casa de bombas; e limpeza da obra e remoção de entulho.

 

O Estádio do Botânico ainda passará por uma reforma completa do gramado, com capina química, incorporação e nivelamento, sistema de drenagem, sistema de irrigação automatizado, preparo da base top soil, revestimento vegetal e tratos culturais pós-plantio. A pista de caminhada do parque, que tem um comprimento de 2.450 metros, também passa por uma reforma com a recuperação do pavimento, recapeamento asfáltico e recuperação das guias.

 

O estádio

Estádio Municipal “Dr. Cândido de Barros” era o nome do antigo estádio que hoje pertence ao Clube Araraquarense, no Centro. O nome de Cândido de Barros foi dado ao estádio em 1996, por indicação do então vereador Omar de Souza e Silva, o Mazinho. Antes, o espaço, inaugurado em 1921 como o primeiro estádio de futebol da cidade, era denominado de “Tenente Siqueira Campos”.

 

A construção do Estádio Municipal no Jardim Botânico foi fruto das negociações entre a Prefeitura e o Clube Araraquarense, que resultou na permuta da antiga sede do clube – o Palacete Esplanada das Rosas (onde hoje funciona a Secretaria de Cultura e Fundart) – com o antigo Estádio Municipal.

 

Além da sede do clube, a Prefeitura recebeu R$ 3 milhões, que foram utilizados na aquisição do Estádio da Fonte Luminosa e na construção do novo Estádio Municipal, no Botânico. O Estádio do Botânico foi inaugurado em 20 de setembro de 2008.

 

Cândido de Barros

Foi advogado, jornalista e fundou a Liga Araraquarense de Futebol (LAF) em 1942. Era advogado da Prefeitura de Araraquara e foi empossado como prefeito nomeado entre março e abril de 1947. Ele se aposentou em 1963, mas continuou atuando como advogado. Faleceu em 1993.


Publicado em: 05 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!