3287
Na segunda-feira (6), o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), participou do ato de assinatura da Ordem de Serviço que liberou R$ 4,7 milhões em investimento federal, para início de obras emergenciais nos pontos afetados pelas fortes chuvas de dezembro na cidade. Os serviços de recuperação são a nova ponte no cruzamento das ruas Nove de Julho e Doutor Gennaro Granata, próximo ao Parque do Botânico; a nova ponte na Rua Armando de Salles Oliveira, no acesso para o bairro Vale do Sol, restabelecimento da travessia rural na ARA-333 e desobstrução de várias travessias de cursos d’água no município.
Durante o evento, ainda houve o anúncio, por parte do prefeito Edinho Silva (PT) e dos ministros Jader Filho (Cidades) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), de que o Governo Federal irá liberar R$ 35 milhões para a realização de obras de prevenção em trecho de 1 km na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, com a construção de galeria adicional, execução de dreno, pavimentação, construção de novas interligações de galerias e pontos de acesso e inspeção, contenções e reservatórios de amortecimento e extravasão em parte da via.
Landim destacou a importância dessa parceria entre Câmara Municipal, Prefeitura e Governos Estadual e Federal para buscar soluções para os desastres causados pelas fortes chuvas. “Esse trabalho do Executivo para captação de recursos e desenvolvimento de projetos é fundamental para resolver essa situação emergencial. Esses créditos precisarão passar pela Câmara e receberão nosso total apoio para aprovação e posterior fiscalização das obras.”
O prefeito frisou a relevância dos serviços que serão realizados na Via Expressa: “Toda vez que chove, nós lembramos da necessidade dessa obra, que não poderia ser realizada com recursos municipais. Com esses investimentos federais, após a finalização do projeto, poderemos fazer tudo o que a engenharia tem a oferecer para evitar desastres no local”.
O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que, com a realização dessas obras na Via Expressa e nas áreas afetadas, será possível “resolver um problema importante que está afligindo os cidadãos” desde os acontecimentos do fim do ano.
Já o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explicou que “quando acontece um desastre, a primeira ação é a assistência às pessoas que estão desabrigadas, desalojadas e, no caso de Araraquara, à família que teve vidas ceifadas; em seguida, vem a recuperação das áreas afetadas, e, por último, os trabalhos de prevenção, como vem sendo feito na cidade”.
Também participaram do ato as vereadoras Fabi Virgílio (PT) e Filipa Brunelli (PT) e os vereadores Aluisio Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas) e Guilherme Bianco (PCdoB); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas); o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP); o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiro; a secretária nacional de Saneamento Ambiental, Patrícia Areal; o prefeito de Santa Lúcia (SP) e presidente do Consórcio de Municípios da Região Central, Luizinho Noli (PL); o prefeito de Dobrada (SP), Antônio Carlos de Mattos Santos (PSDB); secretários municipais e outras autoridades.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Após o anúncio da Prefeitura sobre o reajuste de 4% na taxa de coleta de lixo, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou a Indicação nº 2438/2025, solicitando a suspensão do aumento e da cobrança da...
Após receber denúncias de moradores e comerciantes sobre o aumento de furtos e delitos na região da Rua Itália e Rua Carlos Gomes, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Djalma Dutra, o Presi...
O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou na Câmara Municipal a Indicação nº 2476/2025, solicitando a transferência da sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Valle Ver...
Condições de trabalho inadequadas, unidades de saúde da rede municipal sucateadas, falta de profissionais nas equipes, reversão dos descontos por faltas abonadas e incorporação de benefícios financ...
A possibilidade de abertura de uma Comissão Processante para apurar com mais detalhes uma denúncia envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) é um dos assuntos da Sessão Ordinária des...
Os direitos das gestantes e dos bebês serão tema de uma Audiência Pública que acontecerá na quinta-feira (15), às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, promovida pelas vereadoras Fabi Virg...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.