461
O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), representou o Legislativo na abertura do I Fórum de Cidades Digitais da Região Central, realizado na quinta-feira (23), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), que contou com as presenças na Mesa principal do vice-prefeito Damiano Barbiero Neto; do presidente da Acia, José Janone Júnior; o diretor da RCD, José Marinho; e Luis Ramos, assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Também estiveram presentes os vereadores José Carlos Porsani (PSDB), Gerson da Farmácia (PMDB) e Edio Lopes (PT).
Organizado pela ACIA e pela RCD, o evento teve por objetivo apresentar caminhos a gestores públicos para a aplicação de tecnologia da informação e comunicação para aprimorar os serviços públicos.
Em seu pronunciamento, Yashuda ressaltou a importância da atualização dos serviços públicos às novas tecnologias e citou iniciativas em Araraquara nas áreas de educação e saúde. “Por minha iniciativa, o município fez uma parceria com a CPFL Telecom e BNDES e implantou o projeto Geekie Lab nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que beneficia alunos do 9º ano. O Geekie é uma plataforma digital educacional que propõe, por meio de jogos, identificar as dificuldades individuais e elaborar atividades personalizadas, ou seja, adapta o ensino ao perfil de cada aluno para um aprendizado voltado às suas características e necessidades. Também apresentei uma proposta de parceria ao Executivo na área de Telemedicina para agilizar a prestação de serviços na área de saúde possibilitando, por exemplo, diagnósticos de exames à distância”, disse Yashuda.
Janone Júnior explicou que o Fórum visa a contribuir para atualizar os gestores públicos sobre as tecnologias disponíveis. “Hoje a tecnologia é imprescindível para os municípios serem mais eficientes, diminuírem custos e promoverem o desenvolvimento econômico”, afirmou.
O Fórum teve oito painéis com foco no cenário das cidades digitais, políticas públicas federais, smart cities, cidade inteligente, arrecadação dos municípios e casos de sucesso. Cada apresentação teve espaço para interação entre participantes e palestrantes.
“São soluções que facilitam o planejamento e a eficiência na gestão municipal incluindo a tecnologia como estratégia para melhorar todos os setores e o atendimento ao cidadão”, destacou Marinho.
Além de Araraquara, 27 cidades do estado de São Paulo e uma do Paraná participaram do evento: Apiaí, Araras, Assis, Bauru, Franca, Floreal, Gavião Peixoto, Hortolândia, Ibitinga, Indaiatuba, Itararé, Jaboticabal, Lourdes, Porto Ferreira, Macatuba, Manduri, Narandiba, Nhandeara, Nipoã, Rincão, São Paulo, São Roque, Sengés, Sertãozinho, Socorro, Trabiju, Vinhedo e Telêmaco Borba (PR).
Assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A instituição do Programa Tarifa Zero para o transporte público coletivo em Araraquara será um dos assuntos debatidos e votados em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (24),...
A fim de obter informações atualizadas sobre a aplicação da Lei Municipal nº 7.733/2012 – Instituto do Abandono de Araraquara, que permite à Prefeitura declarar a perda da propriedade de imóveis ab...
A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”, localizada em Bueno de Andrada, promove na sexta-feira (25), às 8h30, uma palestra seguida de bate-papo sobre segurança no trabalh...
A quantidade de contratos ativos de professores da educação especial e a previsão de efetivação via concurso público motivaram o presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a...
A Sessão Ordinária desta terça-feira (22) teve início com uma proposta em pauta, o Projeto de Lei nº 106/2025, de iniciativa da Prefeitura, tratando de alterações na Lei 10.340/2021, que estabel...
O Programa Casa Paulista prevê a construção de 448 unidades habitacionais no Residencial Acapulco, sendo 201 apartamentos destinados a famílias com renda de até três salários mínimos a preços socia...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.