2249
O programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979/2019, funciona como um modelo de repasse de recursos para equipes que atuam no serviço de Saúde da Família, englobando os agentes comunitários de saúde. No entanto, até o momento, os servidores da Prefeitura de Araraquara ainda não recebem tal gratificação financeira. Em busca desta conquista, representantes desses profissionais e do sindicato da categoria procuraram a Presidência da Câmara Municipal.
Em reunião realizada na terça-feira (5), o presidente da Casa de Leis, Aluisio Boi (MDB), e a vereadora Fabi Virgílio (PT), que já enviou indicação sobre o tema à Prefeitura, explicaram às agentes comunitárias de saúde Kátia Aparecida da Silva e Ângela Maria Burato que a Câmara não irá votar a regulamentação da iniciativa no município antes de receber o aval dos profissionais da Saúde.
O presidente e a vereadora afirmaram ainda que participarão da assembleia sobre o assunto que ocorrerá na sexta-feira (8), a fim de entender as expectativas dos servidores da Saúde. “Quando o projeto chegar à Câmara, nós vamos votar de acordo com as manifestações de vocês nessa assembleia”, explicou Fabi.
Boi também esclareceu que os valores oriundos do programa estão reservados para os pagamentos das gratificações e serão realizados de forma retroativa, assim que aprovado o projeto. “Os vereadores precisam participar das discussões sobre tais demandas, pois a decisão final se dá aqui na hora da votação. Assim, é imprescindível entendermos todas as questões relacionadas ao tema antes de votarmos”, frisou o presidente.
Remuneração básica
A presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias de São José do Rio Preto e Região (Sindase), Nadir Donizeti Peliceri da Silva, também participou da reunião e informou que o salário base atual da categoria é R$ 1.750,00, mas já está em análise no Congresso Nacional um projeto para um piso nacional de dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00 em 2022.
Nesse contexto, as servidoras explicaram que há divergências entre as remunerações dos profissionais da Prefeitura de Araraquara. “Há funcionários com a mesma referência, mas que recebem valores diferentes, além de pessoas com mais tempo no cargo que ganham menos em relação a funcionários contratados depois”, frisou Kátia.
A fim de entender os motivos de tais divergências, os parlamentares afirmaram que irão se reunir com servidores do setor de Recursos Humanos da Prefeitura para solicitar esclarecimentos sobre o tema.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.