Notícias



Câmara promove ciclo de debates sobre orçamento

Audiências públicas com todas as secretarias, fundações e autarquia têm sequência nesta terça-feira

402


A Comissão Permanente de Tributação, Finanças e Orçamento da Câmara Municipal deu início, na tarde da segunda-feira (19), ao ciclo de debates sobre a Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO), prévia do orçamento de 2015. As audiências públicas seguirão até 23 de maio, sexta-feira. O vereador Adílson Vital (PV) coordenou os trabalhos.

 

O ciclo teve início com Roberto Pereira, secretário municipal da Fazenda. Na sequência, falaram representantes das secretarias de Negócios Jurídicos, Administração, Governo, Comunicação, e Desenvolvimento Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável.

 

Nesta terça-feira, a partir das 9 horas, falarão representantes das Secretarias da Cultura, Esportes, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Agricultura e Fundesport; às 14h30, será a vez de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Meio Ambiente, Articulação e Participação Popular e Daae. Dia 23 de maio, às 14h30, o ciclo será encerrado com Obras e Serviços Públicos, Saúde, Trânsito e Transportes, Segurança e Fundart.

 

Orçamento

Para 2015, a Prefeitura projeta orçamento de R$ 658 milhões, valor 10% superior ao previsto para este ano. De acordo com Roberto Pereira, o aumento se justifica pela “tendência de crescimento verificada para nossa cidade nos últimos anos”. O secretário afirma que “anualmente Araraquara vem crescendo acima da inflação e estamos confiantes na manutenção desta tendência”.

 

Para Pereira, “o que estamos verificando é um crescimento não apenas da economia, mas do município como um todo”. Ele exemplifica com a projeção de 225 mil habitantes para 2015. “Isso representa aumento de renda e incremento da economia. Mas é preciso lembrar que a LDO é uma prévia da LOA [Lei Orçamentária Anual], por isso, esta projeção pode ser alterada”, diz.

 

O secretário observa que a dívida da Prefeitura está diminuindo. “Já conseguimos diminuir de dezembro (de 2013) para cá e estamos trabalhando para reduzir cada vez mais”, frisa. Pereira ressalva que “ainda não reduzimos como queríamos, mas projetamos entregar o governo sem nenhuma dívida sem lastro”.

 

O ciclo de audiências cumpre o determinado pela Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A LDO traça diretrizes para a elaboração da LOA e tem, entre outros objetivos, assegurar o equilíbrio fiscal das contas públicas, dispor sobre alteração na legislação tributária.

 

A Comissão Permanente de Tributação, Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Edna Martins (PV), Pastor Raimundo (PP) e Roberval Fraiz (PMDB).


Publicado em: 19 de maio de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Cuca 2026 (até 31/01)

06 de janeiro de 2026

O Instituto de Química da Unesp, em parceria com a Prefeitura, está com processo seletivo aberto para o Cuca 2026 (Cursinho Unificado do Câmpus de Araraquara). As inscrições seguem abertas até o di...



Atendimento suspenso (06/01)

06 de janeiro de 2026

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que, a partir deste mês, todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) permanecerão fech...



Alistamento Militar (06/01)

06 de janeiro de 2026

O Alistamento Militar de 2026 segue até 30 de junho, sendo obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, inclusive os que residem no exterior. O procediment...



Museu Catavento (até 9/01)

06 de janeiro de 2026

Araraquara recebe o projeto “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, iniciativa do Museu Catavento — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo...



Parque no Yolanda Ópice precisa de manutenção

06 de janeiro de 2026

A necessidade de manutenção do parque localizado na avenida Oswaldo Tedesco, no bairro Yolanda Ópice, é tema da Indicação nº 35/2026, enviada ao Poder Executivo pelo vereador Aluisio Boi (MDB)....



Programa Negocia (até 31/01)

05 de janeiro de 2026

O prazo para adesão ao programa Negocia Araraquara, que permite a regularização de débitos fiscais junto ao município, foi prorrogado até 31 de janeiro de 2026. A iniciativa inédita oferece aos con...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!