Notícias



Câmara promove segunda aula da 1ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal

Evento da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, em parceria com a Escola do Legislativo (EL), é aberto ao público

Publicado por: Foto: Freepik

2547


Na próxima segunda-feira (10), às 19h30, haverá aula com o advogado e ativista Erik Torquatto sobre “Os desafios da justiça para o acesso à cannabis”, que integra o ciclo de palestras do curso aberto ao público em celebração da “1ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Padre Ticão”, a ser comemorada anualmente na terceira semana do mês de abril.

A iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, em parceria com a Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Araraquara, surgiu a partir da proposta apresentada no Projeto de Lei nº 81/2023, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), vice-presidente da EL, e dos vereadores Aluisio Boi (MDB) e Marcos Garrido (Patriota), contando com quatro encontros virtuais em formato de live para atingir o maior público possível.

A ideia da realização da semana é sequenciar um processo de educação sobre os benefícios da cannabis medicinal e romper o preconceito estabelecido a respeito da planta. Ao final da ação pedagógica, a Escola do Legislativo irá elaborar um relatório descritivo sobre a ação. A EL também irá emitir certificados após a comprovada participação de interessados em cada palestra.

Vale destacar que a aula inaugural do curso aconteceu na segunda-feira passada (3), com a explanação do neurocientista e biólogo Sidarta Ribeiro, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os outros encontros virtuais estão marcados para os dias 12 e 19 de abril, às 19h30.

“A cannabis está saindo do gueto, da perseguição e está voltando a ocupar um lugar de importância que foi construído por nossos ancestrais. Há registros de que a cannabis começou a ser cultivada há 9 mil anos para fazer fibra. A planta é uma invenção humana feita para necessidades humanas. Já se sabe que a maconha ajuda não somente para melhorar os sintomas colaterais da radioterapia e quimioterapia. Hoje em dia, a ciência já reconhece três quimiotipos (classificação de uma espécie vegetal segundo a sua composição química) da maconha”, afirmou Ribeiro, que fez uma contextualização histórica da planta durante a aula magna.

Durante sua explanação, o neurocientista afirmou que existe evidência crescente de que a maconha pode ter um efeito antitumoral importante para vários tipos de câncer. “Nos Estados Unidos e na Europa, existem pesquisas utilizando a cannabis para desinflamar o cérebro para reverter o Mal de Alzheimer, que é uma doença inflamatória. Esse estudo é de 2016 e no Brasil, em 2023, ainda temos a desmitificação da cannabis”, acrescenta.

Para entrar na chamada de videoconferência, o usuário deve fazer a inscrição prévia por meio desse link. Para a participação das palestras via plataforma Zoom, serão enviados o link por WhatsApp no dia do evento. As aulas serão transmitidas pelo Facebook da Escola do Legislativo.

A Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal presta uma homenagem ao padre Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, que atuou na Paróquia de São Geraldo, em Araraquara, em 1978, mas se consolidou como grande referência em trabalhos sociais na Zona Leste de São Paulo. Padre Ticão foi defensor da população em vulnerabilidade social, ativista pela justiça e igualdade social e líder da luta pela legalização da cannabis medicinal. Ele faleceu em 2021, aos 68 anos.

 

Programação

1ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Padre Ticão presente!

Curso Online

Dia 10/04 – 19h30: Aula “Os desafios da justiça para o acesso à cannabis”, com o advogado e ativista Dr. Erik Torquatto.

Dia 12/04 – 19h30: Aula “A importância das associações na vida da comunidade”, com Enor Machado de Morais, presidente da Associação Flor da Vida.

Dia 19/04 – 19h30: Aula “Uma planta a ser tratada como tal”, com a Dra. Eliane Nunes, diretora da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (SBEC).


Publicado em: 31 de março de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!