65
Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (21) para a primeira Sessão Ordinária do ano de 2025 e da 19ª Legislatura. Com início às 15 horas, a sessão é transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), pelo Facebook e pelo YouTube da Câmara, além do Facebook de três portais de notícias: RCIA Araraquara, Araraquara News e Araraquara Agora.
A Ordem do Dia da sessão possui um item: a definição das comissões permanentes da Câmara de Araraquara para o biênio 2025-2026.
São sete comissões:
- Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
- Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
- Comissão de Desenvolvimento, Tecnologia, Ciência, Meio Ambiente e Proteção e Defesa dos Animais;
- Comissão de Obras, Segurança, Bens e Serviços Públicos;
- Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social;
- Comissão de Transportes, Habitação e Saneamento;
- Comissão de Cultura, Esportes, Comunicação e Proteção ao Consumidor.
A comissão permanente é um órgão técnico formado por três vereadores (um presidente e dois membros) que tem, entre outros objetivos, a função de examinar as matérias em tramitação na Câmara e emitir pareceres, ou seja, pronunciamentos sobre as proposições analisadas.
O Regimento Interno da Câmara prevê que as comissões sejam formadas em comum acordo entre os vereadores, “assegurando-se, tanto quanto possível, a representação proporcional partidária”.
Caso não haja acordo entre os parlamentares, a eleição é feita durante a Ordem do Dia da primeira sessão — possibilidade também prevista e regulamentada pelo Regimento Interno. Cada vereador não pode fazer parte de mais de três comissões.
Em caso de ocorrer um entendimento entre os vereadores até esta terça-feira, o termo de acordo com a composição de cada comissão será lido durante a sessão.
Os projetos de lei que já tramitam na Câmara só poderão ser debatidos e votados na sessão desta terça se houver a composição de comissões provisórias que emitam os pareceres necessários antes do início da Ordem do Dia. Caso isso não ocorra, esses projetos serão votados em sessão posterior.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) solicita informações sobre as fiscalizações que ocorrem para o cumprimento da legislação vigente sobre escapamentos abert...
Imóveis irregulares podem causar uma série de transtornos aos seus proprietários, que vão desde impedimentos para compra, venda e financiamentos até problemas com a lei e impossibilidade de passar...
Os frequentadores da Alameda Paulista, na Vila Xavier, poderiam ter estacionamento liberado aos domingos e feriados ao longo de toda a via. Essa foi a sugestão enviada ao Executivo pelo vereador Co...
Em indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Cristiano da Silva (PL) solicita estudos técnicos do trânsito no entorno da Escola Estadual “Luiza Rolfsen Petrilli”, no Jardim Iguatemi. Segundo...
Em indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita a manutenção do balanço existente na praça “Antonio Francisco, o Esquema”, localizada na Rua José Carlos Temponi...
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) oferece, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, 141 cursos superiores distribuídos em 32 campi por todo o es...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.