Publicado por: Foto: Câmara dos Deputados
1015
O pontapé inicial da segunda edição da “Semana Municipal das Mães Atípicas”, instituída pela Lei Municipal nº 10.801/23, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), será na quinta-feira (15), às 18 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal, com a palestra “Quem cuida de quem cuida”, com as psicólogas Cíntia Moraes e Juliana Superbi. Na sexta-feira (16), às 15 horas, acontecerá uma atividade lúdica com Fabi, que irá explorar o contexto do neurourbanismo, estimulando a criatividade para transformar espaços urbanos em locais mais acolhedores.
Já na segunda-feira (19), às 18 horas, também no Plenarinho da Casa de Leis, haverá mesa-redonda com o tema “Por Mães Visíveis”, com a vice-presidenta da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), Michele Neves.
Para finalizar a semana, na terça-feira (20), às 14 horas, haverá a abertura da exposição “Por Onde Andam as Mães?”. A iniciativa tem o objetivo de promover debates, oferecer cuidados e ampliar a conscientização para que mães atípicas encontrem caminhos para também cuidar de si mesmas, mesmo diante dos desafios.
“As mães atípicas são aquelas que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos neurodivergentes, com deficiências, síndromes ou doenças raras e demandam atenção, muitas vezes enfrentando essa jornada sozinhas”, considera a parlamentar.
Sobre as palestrantes:
Juliana Superbi é psicóloga perinatal e da parentalidade, com atendimento exclusivo para mães e mulheres. Idealizadora do Podcast Mães Autênticas.
Cíntia Moraes é psicopedagoga e psicóloga clínica especialista em adolescência com formação em Perdas e Lutas em Maternidade. Ela é esposa do Marcelo e mãe do Otávio.
Michele Neves é vice-presidenta da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara) e mãe atípica da Lívia.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara realiza, na próxima quinta-feira (6), às 18 horas, no Plenário da Casa de Leis, uma Audiência Pública para debater o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Complementa...
Atualmente, 122 crianças aguardam vaga na educação infantil em Araraquara. A informação foi fornecida pela Secretaria da Educação em resposta ao Requerimento nº 1549/2025, enviado pela vereadora Ma...
O Cadastro Habitacional Municipal possui 4.273 famílias inscritas com renda mensal entre 0 e 2 salários mínimos (até R$ 3.036). Os dados foram enviados pela Prefeitura, que respondeu a um Requerime...
O Programa Araraquara em Sinais, instituído pela Lei nº 10.343, de 2021, é tema do Requerimento nº 1929/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Fabi Virgílio (PT). O documento destaca que o p...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou a Indicação nº 4996/2025, sugerindo à Prefeitura a adoção de um procedimento de verificação prévia de pagamentos junto ao sistema de arrecadação municipal...
O número de desligamentos no fornecimento de água em Araraquara nos últimos dez meses é o tema do Requerimento protocolado pela vereadora Maria Paula (PT). O documento solicita que sejam apresentad...
 
        
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.