Notícias



Câmara realiza sessão de posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos

Cerimônia acontecerá, na quarta-feira (1º), às 15 horas, no auditório do Distrito Revee (antigo Cear)

5451


A Câmara Municipal de Araraquara inicia o ano de 2025 promovendo, na quarta-feira (1º), às 15 horas, a Sessão Solene de Posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 2024, bem como realiza a instalação da 19ª Legislatura, para o mandato de 2025 a 2028.

 

A cerimônia, que é aberta ao púbico, acontecerá no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), localizado na Rua Ivo Antonio Magnani, 430, na Fonte Luminosa. O Regimento Interno da Casa de Leis, no § 1º do art. 44, permite que o evento seja realizado fora do Plenário mediante pedido por Requerimento.

 

A Sessão Solene de Posse será transmitida ao vivo pela TV Câmara de Araraquara, no canal 17 da rede a cabo NET/Claro, e em tempo real pela página do Facebook e também no Canal do Youtube da TV Câmara.

 

O início dos trabalhos será presidido pelo vereador mais votado, Rafael de Angeli (Republicanos), que irá compor a mesa ao lado um colega escolhido por ele no momento para a função de secretário.

 

Cada vereador eleito assinará o Termo de Posse, apresentando seus respectivos diplomas e declaração de bens, sendo na sequência chamados individualmente, por ordem alfabética do nome civil, pelo secretário da mesa, para ser empossado. Com a mão direita levantada, e em pé, cada vereador responderá “Assim prometo” à medida que for chamado.

 

Na sequência, uma comissão escolhida por Angeli conduzirá para dentro do ambiente o prefeito eleito, Dr. Lapena (PL), e a vice-prefeita, Meire Laurindo (Republicanos), para serem empossados.

 

A cerimônia terá ainda a fase de pronunciamentos, quando os empossados (18 vereadores, prefeito e vice-prefeita) poderão fazer uso da palavra durante três minutos cada um.

 

A fase final da cerimônia será marcada pela eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. Todos os membros da Mesa Diretora serão eleitos por voto nominal no auditório do Distrito Revee (antigo Cear).

 

História

Denominada era moderna do voto popular, livre e universal, a Legislatura iniciada em 1948 foi a primeira desta nova era, embora a primeira Câmara Municipal, em outro modelo político-administrativo, tenha sido instalada em 24 de agosto de 1833, dia da leitura do Decreto da Regência que criou a “Villa de São Bento de Araraquara”.

 

Os novos vereadores eleitos se somam aos 252 cidadãos que desde 1948 se dedicaram a representar a população; fiscalizar, debater e votar em nome do povo de Araraquara.

 

Em 24 de agosto de 1833, na casa do Capitão Manoel Joaquim Pinto de Arruda, com a presença de autoridades, quando na reunião solene foi lido o Decreto de 10-07-1832, assinado pelos três regentes que governavam o Império do Brasil na menoridade de Pedro II, instalava oficialmente a Vila de São Bento de Araraquara e dava posse à 1ª Câmara Municipal de Araraquara, constituída por sete vereadores, para o período de 1833 a 1836, tendo como presidente o senhor Carlos José Botelho e os vereadores Adriano José de Campos, Antonio de Almeida Leite, Antonio Paes de Arruda, João Baptista do Amaral, José Gomes de Gouvêa e José Gomes do Nascimento Botão.

 

Lista dos vereadores empossados a partir do mais votado:

•          Rafael de Angeli (Republicanos)

•          Maria Paula (PT)

•          Balda (Novo)

•          Guilherme Bianco (PcdoB)

•          Michel Kary (PL)

•          Fabi Virgílio (PT)

•          Aluisio Boi (MDB)

•          Marcão da Saúde (MDB)

•          Filipa Brunelli (PT)

•          Enfermeiro Delmiran (PL)

•          Cristiano da Silva (PL)

•          Alcindo Sabino (PT)

•          Emanoel Sponton (Progressistas)

•          Coronel Prado (Novo)

•          Marcelo Gurgel (Progressistas)

•          Dr. Lelo (Republicanos)

•          Paulo Landim (PT)

•          Geani Trevisóli (PL)


Publicado em: 20 de dezembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Aumento no limite de datas de fabricação de veículos de aplicativo é debatido em Audiência Pública

14 de agosto de 2025

A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...



Obras de CER do Selmi Dei devem ser entregues no final do ano

14 de agosto de 2025

Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...



Relatório detalha aspectos técnicos e sociais de obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro

14 de agosto de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...



Funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento é alvo de questionamentos

14 de agosto de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Araraquara, vinculado à Secretaria...



Indicações sugerem melhorias em quadras esportivas

14 de agosto de 2025

Melhorias em quadras esportivas são o assunto de dez indicações apresentadas pelo vereador Michel Kary (PL). O parlamentar sugere revitalização da pintura das quadras esportivas dos seguintes locai...



Exame de ressonância magnética com sedação pelo SUS tem espera de até 16 meses em Araraquara

14 de agosto de 2025

No final de julho, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Únic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!