Notícias



‘Casa da Sopa’ é homenageada com Diploma de Honra ao Mérito na Câmara

Honraria foi proposta pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e pelo vereador Michel Kary (PL), em celebração aos 35 anos de atividades da Associação Morada de Luz Jerônimo Mendonça

1012


Criada da unificação dos trabalhos de duas Casas Espíritas, a Associação Morada de Luz Jerônimo Mendonça foi homenageada na Câmara com o Diploma de Honra ao Mérito, em celebração aos 35 anos de atividades da instituição dedicada à assistência social e religiosa.

 

A entrega da honraria aconteceu no Plenário da Casa de Leis na quinta-feira (12), por iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Michel Kary (PL), que reconheceram a importância da atuação beneficente da entidade, conhecida popularmente como “Casa da Sopa”.

 

O evento, transmitido ao vivo pela TV Câmara, Facebook e YouTube, contou com a presença do prefeito, Dr. Lapena (PL); da vice-prefeita, Meire Laurindo (Republicanos); da vice-presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – Intermunicipal de Araraquara (USE), Márcia Antonia Toledo Pinto, além de fundadores e membros da Casa Espírita.

 

No início da solenidade, Kary ressaltou a trajetória da associação, que se tornou referência na distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Trinta e cinco anos não são 35 dias, não são 35 semanas. É uma história gigante e tem que ser homenageada, não somente hoje, mas sempre, e tem que ser replicada a cada dia. Eu sei que não é fácil para vocês, que não é fácil cuidar de outras pessoas, e essa homenagem tem que ser sempre.”

 

“Todos os trabalhos realizados por essa Casa Espírita, na área de estudos e divulgação da doutrina espírita, assim como no campo assistencial, a tornam, sem dúvida nenhuma, merecedora de reconhecimento”, complementou a representante da USE.

 

Para o chefe do Executivo, as ações desenvolvidas pela associação e por outras instituições são fundamentais para o acolhimento de quem mais precisa de ajuda. “Araraquara tem uma população vulnerável muito grande, nós acreditamos que esse número hoje chegue a 25%. O Município hoje não teria condições de acolher todas essas pessoas da maneira que essas entidades fazem”, afirmou Lapena.

 

Em seguida, Fabi também ressaltou a importância do movimento espírita da cidade como pioneiro em ações que se tornariam políticas públicas anos mais tarde. “É uma honra para mim homenagear cada vez mais essas Casas que se entregam e se dedicam tanto ao compromisso com o outro, olham para dentro das pessoas e veem nelas o que todos nós deveríamos olhar, que são luzes.”

 

Emocionado, Carlos Aiello, presidente da Associação Morada de Luz Jerônimo Mendonça, agradeceu o reconhecimento recebido no Legislativo, relembrando, especialmente, o trabalho dos fundadores da entidade.

 

“Hoje é dia de reconhecer o trabalho do Roberto, da Clélia e da Francisca, que é digno realmente de homenagear, porque é uma vida inteira dedicada ao próximo. Essa homenagem é para vocês três e nós, restante da diretoria, estamos aqui apenas contribuindo para que tudo isso continue. Nosso muito obrigado pela homenagem”, concluiu Aiello.

 

A 'Casa da Sopa'

Fundada em 1990, com o nome de Morada de Luz Francisco de Assis, a Associação Morada de Luz Jerônimo Mendonça surge em 2019 da união com o Grupo Assistencial Espírita Jerônimo Mendonça, criado no ano 2000.

 

Ao longo de mais de três décadas, a entidade tem se dedicado ao ensino e à divulgação da doutrina espírita, além de promover o amparo fraterno à população da cidade e região. Em fevereiro de 2025, inaugurou a sede no Jardim Universal e possui ainda outros dois núcleos de atendimento, localizados no Jardim São Rafael e no distrito de Taquaral, em Rincão (SP).

 

Entre as atividades realizadas pela instituição estão a tradicional distribuição de sopa, de cestas básicas e hortifrúti para 140 famílias cadastradas, além de ações e campanhas beneficentes que acontecem no decorrer do ano. Em 2021, foi reconhecida como entidade de utilidade pública municipal, por meio do Decreto nº 12.508.


Publicado em: 13 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara promove Audiência Pública para debater IPTU progressivo em Araraquara

11 de agosto de 2025

Uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata da aplicação do IPTU progressivo no município acontecerá na Câmara Municipal, na quinta-feira (14), às 18 horas. A...



Sessão Ordinária da Câmara debate suspensão de vereador nesta terça-feira (12)

11 de agosto de 2025

A possibilidade de suspensão do mandato do vereador Balda (Novo) por 30 dias é um dos temas que serão debatidos na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), às 15 horas, no Plenário da Câmara de Ara...



Inaugurado em 2023, espaço cultural carece de manutenção

11 de agosto de 2025

Com menos de dois anos em funcionamento, o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente” carece de várias manutenções e reparos, relatados na Indicação protocolada pelo ver...



Secretaria da Saúde não tem dados sobre a emissão de atestados médicos pelas UPAs

11 de agosto de 2025

Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de a...



Prefeitura tem projeto de financiamento para o judô da Fundesport em Araraquara

11 de agosto de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicitou esclarecimentos sobre o apoio prestado aos judocas da Fundesport em competiç...



Implantação de WhatsApp institucional nas unidades de saúde é sugerida à Prefeitura

11 de agosto de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) solicita estudo para implantação de WhatsApp institucional em todas as unidades de saúde do município.   “Vivemos em uma...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!