Notícias



CEI: Ademir Palhares nega propina e isenta João Farias



895


Quem imaginava que o ex-coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ademir Palhares, o Mimi, preso em agosto do ano passado com Ronaldo Napeloso, lançaria para a Comissão Especial de Inquérito (CEI) uma série de acusações saiu frustrado.

 

Mostrando diversos documentos e acompanhado de um advogado, o engenheiro falou por sete horas e respondendo a mais de 50 perguntas negou pedidos de propina e isentou de qualquer ato ilícito o presidente da Câmara, João Farias (PRB) e outros parlamentares citados no depoimento da sua ex-secretária Adriana Célia Dias. Para Ademir Palhares, o último contato com João Farias foi sobre um projeto com falhas na casa do seu irmão. A conversa, segundo Mimi, foi técnica explicando que o documento continha oito falhas facilmente corrigidas. Ele negou que o presidente da Câmara ou algum assessor ligado a ele tenha solicitado a aprovação de um projeto irregular. Isso também se estendeu a todos os outros parlamentares. Na sua visão, Adriana se confundiu. “Isso não aconteceu e eu nunca aprovaria nada que não pudesse.” Sobre uma gravação divulgada pela imprensa em que o ex-coordenador diz que João Farias e Napeloso só pensariam em dinheiro, de acordo com Ademir Palhares, tudo não passou de um momento seu de descontrole emocional. Em depoimento à CEI, ele afirma nunca ter sido pressionado pelo presidente da Câmara e justificou como uma frase mal colocada de que os políticos estavam pensando em mais poder no futuro. “Falei no calor da emoção.”

 

Rebatendo a versão de sua ex-secretária e amiga há três décadas, Mimi afirmou ter conversado no telefone sabendo que estava sendo ouvido por agentes federais e negou ter citado o nome do presidente da Câmara de maneira proposital para prejudicá-lo. Ele ainda negou que projetos da atual chefe do Desenvolvimento Urbano, Alessandra Lima, eram aprovados no mesmo dia, conforme Adriana denunciou no fim do ano passado. O ex-coordenador do Desenvolvimento Urbano, que entrou na pasta em janeiro de 2009 e deixou a função em agosto do ano passado, falou sobre o funcionamento da Secretaria, comentou de obras apontadas durante os depoimentos da CEI como irregulares e admitiu que se existe uma falha ela é de fiscalização. Para ele, é impossível que três fiscais vistoriem as milhares de obras espalhadas pelo município. Além disso, Mimi admitiu ter realizado projetos particulares enquanto coordenador e ter recebido dinheiro de honorários dentro da Prefeitura. Na sua opinião, não há nada de ilícito nesta prática. Em depoimento, afirmou ainda nunca ter usado carro oficial e que o computador portátil usado por ele foi presente de um empresário como prova da amizade entre ambos e não como uma forma de propina, conforme declarado em depoimento à CEI. Declarou ainda ter sido exonerado depois de uma denúncia infundada feita contra ele.

 

Em novembro do ano passado, em depoimento à CEI, o empresário Leônidas do Nascimento Costa, dono da Léo Fibras, disse ter sido coagido pelo ex-coordenador a pagar R$ 15 mil por um projeto técnico em um terreno doado pela Prefeitura. Mimi dá outra versão. Segundo ele, o empresário o procurou para que ele executasse um trabalho particular e o preço foi definido com base em uma tabela definida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

 

Histórico

A apuração de suspeitas de desvios de recursos públicos, esquemas de cobrança de propina para a concessão de áreas e aprovação de projetos em três secretarias municipais foi prorrogada até 15 de fevereiro. A CEI foi instituída em 11 de setembro de 2013 para investigar suspeitas no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf); e, nas Secretarias Municipais de Agricultura, Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, e Desenvolvimento Urbano. Até o momento foram colhidos 35 depoimentos de empresários, secretários e ex-secretários e coordenadores e ex-coordenadores e servidores municipais. Os vereadores realizaram 88 visitas a áreas doadas e constataram a existência de 160 mil metros quadrados sendo utilizados com desvio de função.

 

Além de Simioni, que preside a Comissão, ela é composta pelo relator Aluisio Braz, o Boi, (PMDB) e tem como integrantes os vereadores Edna Martins (PV), Dr. Helder (PPS) e Geicy Sabonete (PSDB).

 

No depoimento ainda estiveram presentes os vereadores Adilson Vital (PV), Gabriela Palombo (PT), Rodrigo Buchechinha (SDD) e Roberval Fraiz (PMDB).


Publicado em: 17 de janeiro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça da Vila Yamada precisa de limpeza

10 de setembro de 2025

Por meio da Indicação nº 4122/2025, o vereador Michel Kary (PL) solicita ao Poder Executivo a limpeza da praça, das guias e sarjetas localizadas na rua Expedicionários do Brasil, na Vila Yamada....



Documento solicita instalação de iluminação em rua do Jardim Indaiá

10 de setembro de 2025

A instalação de iluminação pública na Rua João Maria Bellini, no Jardim Indaiá, foi solicitada à Prefeitura por meio da Indicação nº 4123/2025, de autoria do vereador Marcelinho (Progressistas)....



Prefeitura responde a requerimento sobre gestão de recursos hídricos

10 de setembro de 2025

A Prefeitura de Araraquara respondeu ao Requerimento nº 1309/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que questionava a existência de estudos e relatórios sobre os recursos hídricos do mun...



Problemas de trânsito na Francisco Degni e arredores da Praça da Gruta são pontuados em documentos

10 de setembro de 2025

Em meados de agosto deste ano, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), encontrou-se com o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários da Prefeitura, Daniel Gatti, e...



Documento pede reinstalação de ponto de ônibus em frente à escola do Jardim das Roseiras

10 de setembro de 2025

A reivindicação de usuários do transporte público, principalmente estudantes e pais de alunos, pedindo o retorno do ponto de ônibus em frente à Escola Estadual (EE) “Professora Letícia de Godoy Bue...



Emef Henrique Scabello precisa de melhorias para facilitar acesso de usuários

10 de setembro de 2025

Na semana passada, o vereador Marcelinho (Progressistas) protocolou as indicações 4072/2025 e 4075/2025, solicitando à Prefeitura melhorias na Emef Henrique Scabello, no Jardim das Hortências....





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!