Notícias



CEI encerra depoimentos de ex-secretários



1501


Com as oitivas de Valter Merlos e Paulo Sérgio Sgobbi, a Comissão Especial de Inquérito (CEI), da Câmara Municipal, encerra na tarde da sexta-feira (8) a fase de depoimentos de ex-secretários de Desenvolvimento Econômico sobre doações e permissões de uso de áreas públicas por empresas. Merlos será ouvido às 14 horas e Sgobbi, às 16h30.

Na quinta-feira (7), falaram os ex-secretários José Roberto Cardoso e Alexandre Kopanakis. Antes, na quarta-feira (6), os depoentes foram Antonio Martins, o atual titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Newton Carnieli, ex-coordenador executivo da Pasta. A CEI agendou para os dias 14, 18 e 21 de novembro, audiências com 11 empresários que receberam áreas entre 2003 e 2013.

Instituída em 11 de setembro, a CEI apura indícios de desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e de esquemas de cobranças de propina para a concessão de áreas e aprovação de projetos no período de 2003 a 2013. É presidida por Donizete Simioni (PT), relatada por Aluísio Braz, Boi (PMDB), e tem como membros Edna Martins (PV), Geicy Sabonete (PSDB) e Dr. Helder (PPS).

 

Depoimentos

Primeiro a depor, Martins disse desconhecer ilegalidades nas doações e cessões de uso de áreas, apesar de admitir ser possível a existência de irregularidades. Ele falou sobre os critérios utilizados para contemplar empresas interessadas e as providências que a Prefeitura vem adotando desde o surgimento das suspeitas de cobrança de propina.

Carnieli contou ter fiscalizado áreas doadas e constatado desvios de finalidade, não utilização ou utilização parcial dos espaços. Relatou ter enviado relatórios aos secretários com os quais trabalhou e que não tinha autonomia para tomar providências. Segundo ele, ao menos, uma vez o ex-vereador Ronaldo Napeloso o teria questionado a respeito das fiscalizações.

Cardoso garantiu ter cumprido seu papel e disse ter recuperado áreas e ter deixado outros processos de reversão encaminhados. De acordo com ele, nunca houve interferência ou pressão por parte de Napeloso na Secretaria. Ele também declarou desconhecer irregularidades na doação de áreas e afirmou ter pedido afastamento da Secretaria no dia em que a Polícia Federal desencadeou a Operação Schistosoma.

Alexandre Kopanakis disse não se lembrar de feito doações, apenas permissões de uso no período em que esteve à frente da Secretaria. Ele falou que entre março e dezembro de 2008 havia poucas áreas disponíveis e que na época o foco da Prefeitura para a atração de empresas não era a doação de áreas.


Publicado em: 08 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessões itinerantes e regras sobre uso de praças públicas são aprovadas pela Câmara

20 de janeiro de 2026

A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas....



Requerimento pede informações sobre avaliação de desempenho de funcionários da Fungota

20 de janeiro de 2026

Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...



Após 19 meses de reforma e ampliação, UPA Central volta a funcionar

20 de janeiro de 2026

A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....



Falta de segurança preocupa moradores do Residencial Parque São Lucas

20 de janeiro de 2026

A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...



IFSP – Sisu 2026 (até 23/01)

20 de janeiro de 2026

Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...



Teatro Sesi (20/01)

20 de janeiro de 2026

Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!