1164
Atualmente, o Centro Dia do Idoso recebe 18 idosos do município de Araraquara diariamente. Contudo, o projeto inicial prevê 40 atendimentos. Os vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (PP) visitaram o local, na quarta-feira (21), para conhecer as demandas necessárias para a ampliação do serviço.
Os parlamentares foram recebidos pela gestora da unidade, a assistente social Alaíde Bello, que apontou as atividades e necessidades do centro. O espaço conta com 14 funcionários nas áreas de fisioterapia, educação física, enfermagem, administração, limpeza, assistência social, psicologia, além de cuidadores e uma merendeira.
Os idosos fazem as refeições, tomam medicação quando necessário, se exercitam, realizam trabalhos de artesanato e interagem uns com os outros. “O principal objetivo é esse convívio, ou seja, tirar o idoso do isolamento que, muitas vezes, eles acabam entrando”, destacou Alaíde.
A unidade possui um convênio com o governo estadual que encaminha uma verba de R$ 3,7 mil para compra de material de consumo para realização de artesanato, por exemplo. O restante dos gastos, como funcionários e alimentação, é por conta da Prefeitura. O centro recebe demanda espontânea e encaminhamentos da Saúde e da Assistência social, porém, no momento, há uma lista de espera.
Segundo a gestora, para aumentar a capacidade de atendimento, o local precisa de reformas, pois a cozinha é muito pequena e não tem espaço para a implementação de um fogão industrial. Para ampliar o serviço, também é necessário a contratação de outra merendeira e mais cuidadores.
Outra demanda apontada foi em relação à necessidade de obras na área externa, onde há uma arquibancada em desuso que, se demolida, poderia ceder espaço para a construção de uma lavanderia e de uma copa para refeição dos funcionários.
“O serviço oferecido aqui é de excelência, por isso, merece ser expandido. Com certeza muitos idosos poderão se beneficiar”, destacou Angeli. “Vamos dialogar com o governo municipal para atender as demandas da unidade, desta forma, colaborarmos para que mais idosos possam ser assistidos pelo projeto”, finalizou Mendes.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.