790
Os vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas) estiveram na quarta-feira (1) no Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria), para verificar o andamento dos trabalhos. “Estive aqui no ano passado, para discutir algumas demandas que tinham chegado ao meu gabinete. Hoje viemos verificar se os problemas foram solucionados e se há novas questões a serem abordadas”, explica Mendes.
Os parlamentares foram recebidos pela gestora e assistente social Oriomar Sampaio Carmagnani, a “Teka”, que sanou dúvidas e mostrou as instalações. Uma das questões discutidas previamente por Teka e Mendes dizia respeito ao uso da piscina aquecida do Complexo da Arena da Fonte para hidroginástica e hidroterapia, que vinha gerando dúvidas quanto à finalidade, nem sempre compreendida como exclusivamente medicinal. “Soube que o problema foi solucionado, o que me deixa muito satisfeito”, declara Mendes. Teka confirma que o funcionamento segue em ritmo normal e sem transtornos: “Está higienizada, a água é aquecida por duas bombas. Só precisa pintar o espaço, mas, no que diz respeito às necessidades dos pacientes, está tudo bem. Inclusive, estamos conciliando o uso com deficientes físicos de várias idades”.
O Cria recebe, em média, 1.800 pacientes por mês, entre atendimentos em grupos, individuais e visitas domiciliares. Conta com 17 funcionários para realizar as atividades, que incluem geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, hidroginástica, hidroterapia, serviço social, educação física, nutrição e grupos de alongamento, além de oficinas de música e literatura. Por se tratar de um serviço de saúde, os pacientes são encaminhados pela rede pública e pela rede especializada. “Ainda temos uma lista de espera razoável, mas, na medida do possível, encaminhamos pacientes que não têm necessidade de atendimento multidisciplinar para outras instituições da cidade, como a Udefa, a Uniara ou a Unip. Buscamos nos concentrar em pacientes mais fragilizados, ou demenciados, que requerem um olhar da geriatria e da gerontologia”, esclarece Teka.
Mais força de trabalho
A gestora apontou alguns problemas relativos a pessoal. Um deles diz respeito ao horário da assistente de limpeza. “Ela trabalha somente à tarde, porém, o maior número de atendimentos ocorre de manhã. Sem contar que é uma casa muito grande que acomoda uma unidade de saúde. Somente trabalhando o dia todo, uma pessoa consegue realizar todas as atribuições do dia a dia de uma forma organizada”, aponta.
Outra questão abordada foi a necessidade de contratar mais profissionais, principalmente fisioterapeutas. “Seria o mais urgente, mesmo porque a sala e os equipamentos atenderiam mais idosos com o apoio de mais profissionais da fisioterapia no local, e temos uma demanda que justifica a solicitação”, explica Teka.
Pelo menos um médico geriatra, um psicólogo e um gerontólogo também seriam importantes para reforçar o quadro profissional do Cria. “Atualmente, temos um gerontólogo voluntário. Por ser uma profissão relativamente nova, ainda não é previsto no quadro de funcionários da Prefeitura. Estamos solicitando a inclusão”, adianta Teka.
Os vereadores comprometeram-se a apresentar as solicitações ao Executivo. “Sem dúvidas, são demandas justas e que merecem toda a atenção. Terei uma reunião com a secretária da Saúde esta semana e já incluí as demandas do Cria na pauta”, informa Angeli.
“O trabalho de qualidade prestado pelo Centro é de fundamental importância para a população idosa de nossa cidade, por isso continuarei a acompanhar de perto o trabalho, colocando-me à disposição para qualquer necessidade”, completa Mendes.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araraquara oferece vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar de cozinha (2), auxiliar de logística, auxiliar de refrigeração, auxiliar de serviços médic...
As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Cas...
A telemedicina pode ser implementada em Araraquara com os objetivos de modernizar o atendimento, melhorar o acesso da população e desafogar as unidades de saúde do município. Essa é a sugestão do v...
No fim de junho deste ano, a vereadora Filipa Brunelli (PT) questionou a Prefeitura sobre a gestão da saúde pública municipal. O pedido foi motivado pela insatisfação com a resposta anterior ao Req...
Em Indicação encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) sugere a contratação de técnicos de enfermagem para atuarem diretamente nas recepções das Unidades de P...
Com apuração dos fatos iniciada em março deste ano pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, o caso de “rachadinha” envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) será...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.